Jacareacanga – Com noticias de parentes,  residentes na Praia do Mangue aqui nesta cidade de Itaituba, vem a fatídica  informação  da morte do Cacique Vicente Saw Munduruku, nas primeiras horas desta noite que foi vencido pelos males provocados pelo Covid-19.

Vicente Saw Munduruku   um dos mais importantes líderes da etnia dos “Caçadores de Cabeça” morador da Aldeia Sai Cinza deixa para seus parentes um legado de luta e perseverança. Atuou decididamente nas lutas pela demarcação das Terras Sai Cinza e Munduruku. Era considerado um índio linha dura em defesa dos direitos indígenas e mesmo nas acomodações naturais da organização social de seu povo.  Vicente era genitor do Enfermeiro Celso Saw e Ziltomar que atuam na promoção da saúde indígena.

Nessa morte, se vai também uma pagina riquíssima da historia cultural do Povo Munduruku, já que o cacique Vicente era um dos anciões mais respeitados por seu povo e a população envolvente, Já que era um dos  guardiões de valores culturais de seu povo.

Mesmo que o tempo passe, o nome desse guerreiro, ira percorrer nas lonjuras dos tempos,   as savanas, rios, igarapés, lagos  dos Formigas  Vermelhas, Munduruku, Weidyenye, paiquize, maytapu, wuyjuyu, wuy jugu

Lamento a morte do Cacique Vicente, mas me sinto animado em poder dizer que vivi bem proximo dos Munduruku nos tempos de Vicente Saw.