Itaituba (PA) tem cavernas, lagos e belíssimas praias fluviais ...
ITAITUBA - É nobre a função de um parlamentar devido suas responsabilidades  constitucionais em fiscalizar o Poder Executivo como Controle Externo,   e entre outras atividades criar  leis que beneficiem o município, principalmente Leis que não sejam inócuas e nem sejam decorativas somente e que  não produzam efeitos lógicos em beneficio da população. Sempre será forte o Poder Legislativo quando seus integrantes, eleitos pelo povo se conscientizarem que precisam deixar a vaidade ou oportunismo de lado para realmente ficarem ao lado do povo de preferencia unidos e coesos.  

Até que há um esforço para aprovarem Projetos de Leis dos colegas, porque transformam a maioria e unanimidade dos votos  que aprovam em um alicerce para que o seu tenha êxito nas votações vindouras.

Orla de Itaituba - Rio Tapajós (Itaituba PA) - YouTubeAlgumas Câmaras Municipais, ou talvez a grande maioria são muito criticadas devido os Projetos de Leis apresentados por alguns nobres edis serem para colocar nomes em ruas ou outros logradouros públicos inominados, esquecendo que existem variadas formas de se garantir progressos para os munícipes se o esforço for mais intenso em se criar sob a proteção de uma Lei, suportes para criação de vínculos de trabalhos, valorização  do gênero humano, viés para captação de recursos para investimentos etc.

Me surpreendi há poucos dias, e isso talvez já esteja até tramitando entre as comissões do Poder Legislativo  uma ideia   atribuída a um dos mais produtivos vereadores do município que estaria propondo erigir-se monumentos, propriamente bustos de vultos históricos políticos de Itaituba notadamente dos ilustres Teófilo Olegário Furtado, Wirland Freire e Altamiro Raimundo da Silva. O que nosso povo ganha com isso?

É bom que se pare o compadrio dentro do Poder Legislativo aqui em Itaituba nesse contexto, se não iremos ter em cada metro quadrado de nossa cidade um busto para imortalizar os benfeitores da nossa cidade.


Em meu humilde ponto de vista, teria direito adquirido em contar com essa deferência o memorável TEÓFILO OLEGÁRIO FURTADO e só! por sua magnitude como político, sendo ao que me parece o primeiro ou um dos primeiros prefeitos do município e reconhecidamente um benfeitor da região que salvou muitas vidas. De outra parte o saudoso Altamiro Raimundo da Silva e Wirland Freire foram prefeitos e devem ser laureados como vultos importantes do município e seu progresso e mesmo por tudo que fizeram em prol da região.

BENIGNA SOARES : Itaituba: a “cidade pepita” ou a “cidade da água”?Um busto erigido desses personagens mesmo que tenham sido importantes para o Tapajós soa um pouco exagerado; abrindo-se precedente obrigatório para dentro de  pouco tempo se isso acontecer, familiares de Tibiriçá Santa Brígida Cunha, Rui Sangue de Mamão, a saudosa  Idolasí Neves tão laureada até os dias atuais, Professor Arlindo Braga, Pretor Dr. Boto, o desbravador do alto Tapajós Portuguesinho, Nelson Furtado um dos maiores futebolistas da região entre numerosos outros ... irão reivindicar o mesmo direito e por merecimento.

Esse arroubo de ideia  me trás à memoria, o tempo quando tínhamos a Rádio Itaituba(RI) na plenitude de seu funcionamento com grandes apresentadores, ocasião  que começaram chegar por nosso torrão as antenas parabólicas que cada pessoa tinha a sua, os locutores tratavam Itaituba como a Cidade das Parabólicas, depois a Cidade Pepita... em breve poderá ser qualificada como Itaituba A cidade dos Bustos.

Falando em monumentos remeto-me ao busto do fundador de nossa cidade, sem o devido zelo  e ao auto-proclamado violeiro da frente da cidade o "chulado" que ja quiseram até degustá-lo,  somente para não dizer que não falei das flores.