VACINAÇÃO

A FUGA DE ALCATRAZ - A PRISÃO MAIS SEGURA DO PLANETA

Por Maria Luiza25 Junho 2020
Os segredos por trás da única fuga de Alcatraz são finalmente revelados
Alcatraz já foi a prisão mais segura do planeta. Fugir de lá foi considerado impossível. Pelo menos 36 detentos tentaram escapar no passado, mas nenhum sobreviveu. Tudo isso mudou um dia em junho de 1962. Um grupo de três homens mergulhou nas águas turbulentas da Baía de São Francisco para escapar da prisão 
Seus destinos eram desconhecidos até que, muitos anos depois, a polícia recebeu uma misteriosa carta em janeiro de 2018 que mudou tudo e forçou o FBI a reabrir sua investigação. Continue lendo para saber mais sobre a incrível “Fuga de Alcatraz” e o que realmente aconteceu àqueles que conseguiram escapar.
1. John Anglin ressurgiu
Era um dia de trabalho como qualquer outro quando a Polícia de São Francisco, nos Estados Unidos, recebeu uma de suas cartas mais chocantes. A carta dizia: "Meu nome é John Anglin... Eu escapei de Alcatraz em junho de 1962 com meu irmão Clarence e Frank Morris".
O caso da fuga de Alcatraz é um dos mais famosos mistérios não-resolvidos da história norte-americana. As autoridades na época disseram que esses três homens mencionados morreram nas águas geladas, na noite da fuga. Mas será que isso foi uma mentira? Seria carta era verdadeira? Havia um motivo secreto para tudo isso?
2. A carta que mudou tudo
O caso dos fugitivos de Alcatraz tem intrigado todos os níveis de justiça há décadas. Mas de repente, o escritor disse que finalmente poderia revelar o que realmente aconteceu naquela noite fatídica. Será que ele é realmente digno de confiança?
A carta em questão foi recebida pelo Departamento de Polícia de São Francisco em 2013, mas foi mantida em segredo durante anos. Não se sabe por que foi mantida em sigilo por tanto tempo, mas aparentemente havia informações suficientes para que o FBI reabrisse sua investigação em janeiro de 2018. O que havia de tão especial nisso?
3. A fuga inimaginável
Alcatraz foi a prisão mais segura do planeta até seu fechamento, em 1963. A prisão de segurança máxima foi projetada para manter os piores criminosos fora de contato com o resto da sociedade.
Muitos dos prisioneiros de Alcatraz tentaram fugir e falharam durante os 29 anos em que ela serviu como prisão de segurança máxima. Como esses três homens foram capazes de fugir de Alcatraz de uma forma tão excepcional, que conseguiram passar por todos os níveis de segurança mais difíceis?
4. O Plano
Muitos dos prisioneiros de Alcatraz tentaram fugir e falharam durante os 29 anos em que ela serviu como prisão de segurança máxima. Como esses três homens foram capazes de fugir de Alcatraz de uma forma tão excepcional que conseguiram passar por todos os níveis de segurança mais difíceis?
5. O início
Os membros do grupo que planejaram a fuga mais famosa foram os irmãos Anglin - John e Clarence , além da dupla Frank Lee Morris e Allen West. Todos os quatro homens tinham suas celas próximas umas das outras enquanto estavam encarcerados em Alcatraz e tiveram muito tempo para elaborar o plano perfeito para sair.

É conhecido que John e Clarence Anglin conheciam Frank Lee Morris de seu encarceramento em Atlanta. Agora em Alcatraz, o plano exigia que eles reunissem toda a coragem e recursos necessários.
6. Frank Lee Morris
Frank Lee Morris tinha uma mente criminosa e já tinha escapado da prisão antes. Ele era astuto, competente e muito inteligente. Órfão aos 11 anos de idade, mudou-se de lar adotivo para lar adotivo, aprendeu a ser independente e a cuidar de si mesmo.
Mas Morris também foi um causador de problemas, tendo sido condenado pelo seu primeiro crime aos 13 anos de idade. Ele estava destinado à grandeza, mas não da maneira correta. Seu nome entrou para os livros de história como o líder da Grande Fuga de Alcatraz.
7. Não seria sua primeira vez
Como adulto, Frank Lee Morris voltou à prisão várias vezes e em diferentes estados para finalmente cumprir uma pena na Penitenciária Estadual da Louisiana apelidada de "Alcatraz do Sul". Por mais impressionante que pareça, Morris tinha algo que poderia ser útil para eles.
Frank Lee Morris cumpriu 10 anos por um assalto a um banco e fez o inimaginável: ele escapou! Durante mais de um ano, ele manteve-se escondido na estrada, mas em outro roubo, ele foi pego. Ele foi mandado de volta para a prisão, mas desta vez ele foi preso na verdadeira Alcatraz.
8. Os irmãos
Para uma boa fuga, você precisa de uma equipe. Frank Lee Morris formou esta equipe quando foi encarcerado em Alcatraz, também conhecido como "A Rocha". Sua equipe era composta por dois irmãos John e Clarence Anglin e um outro homem conhecido como Allen West.
Os irmãos Anglin nasceram na Geórgia, também nos Estados Unidos, e se mudaram com a família para a Flórida para trabalhar. Seus pais eram agricultores sazonais e migravam para onde quer que fossem necessários. Todo mês de junho, toda a família (ao todo 13 crianças) ia para o norte para colher cereja e o que eles aprenderam nessa época foi importante na sua fuga de Alcatraz.
9. Lições para o crime
10. A formação do grupo
Enquanto encarcerados na Penitenciária de Atlanta, os irmãos Anglin tentaram escapar muitas vezes sem sucesso e foram enviados para Alcatraz, a prisão de segurança máxima. Lá eles conheceram Frank Morris, o cérebro do grupo.
Juntos, com outro preso chamado Allen West, e graças a todas as experiências que já haviam adquirido, o grupo de 4 homens estava pronto para fugir ou pelo menos tentar fugir. A partir dessa formação, eles traçaram seu plano para a fuga impossível da "Rocha"

Postar um comentário

0 Comentários