Operação Verde Brasil 2 - YouTube
Jacareacanga - conforme  noticiado pelo grupo de WhatsApp da ASCOM contingente de militares  na tarde de hoje (02.08.2020) chegaram na sede deste município e em ato continuo, prepararam suporte técnico para abastecimento de aeronaves que serão empregadas na execução da operação.  

A missão primordial da operação visa fundamentalmente a contenção de desmatamentos e queimadas e outros fatores  que coloquem em risco o meio ambiente. 

O emprego da excessiva força policial,  como intimidações e danificação de equipamentos apreendidos já inúmeras vezes foi questionado e tratado diretamente com a Presidência da República que apoia o aproveitamento das Terras Indígenas para atividades garimpeiras.

Bem que se diga que ocorreram informações publicadas  anteriormente pela mídia que o Exercito Brasileiro se desligara da operação por razões não divulgadas, porém que poderiam ser  pelo tratamento radical que os ambientalistas  estariam dando à questão.

O confrade Anderson Pantoja que assina o Portal Buré, afirma que os militares que chegaram na tarde de hoje estariam preparando a montagem de tanques para acondicionamento de combustíveis para a operação.


O Ministério Público Federal  já havia ajuizado providencias judiciais para uma intervenção na região.