Foto: José Cruz/Agência Brasil

Publicado

 

em

 


O Tribunal Superior Eleitoral divulgou novas datas e prazos para a realização de convenções partidárias e da apresentação de registros de candidaturas para o pleito da eleições municipais de 2020.

De acordo com o presidente do Tribunal, Luís Roberto Barroso, por conta da pandemia do coronavírus, as convenções do partidos para definir os nomes dos candidatos e coligações que antes estavam marcadas para 20 de julho a 5 de agosto, agora devem ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro.

O período para entrega dos registros de candidaturas também sofre alterações e deve encerrar no dia 26 de setembro. Todos os candidatos devem apresentar o requerimento de registro até às 19h ou e preferir, via internet até às 8h. E a data da diplomação dos candidatos eleitos passou para o dia 18 de dezembro.

O início da campanha foi estabelecido para o dia 20 de outubro, mas as propagandas só serão permitidas a partir do dia 27 de setembro em todos os meios de comunicação, inclusive na internet.

O calendário foi ajustado de acordo com a nova emenda promulgada pelo Congresso Nacional no último dia 2 de julho. As medidas visam garantir a segurança de todos em meio à pandemia. Por conta disso, também as eleições deste ano também não utilizarão a biometria.

O dia D das eleições estão marcados para o dia 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno). A data da posse foi mantida pelo TSE para o dia 1º de janeiro de 2021.