PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES!

ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo norte e centro-oeste brasileiro. 

Nestes dias de agosto entrando setembro,  ensolarado, de céu azul anil e sempre com um  entardecer de arrancar suspiros dos moradores de Jacareacanga principalmente aqueles que se fascinam com o belo natural, se exibe em algumas artérias da cidade diante de todos  uma das criações belas de Deus.  A FLORADA DOS IPÊS.


Os primeiros ipês a florescer são os roxos, em junho. Em seguida, as flores dos ipês amarelos desabrocham, em julho, e, a partir de agosto, os ipês brancos e rosas passam a embelezar por onde se espalham naturalmente.

O plantio, trato, replantio e manutenção dessas árvores em Jacareacanga  é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente que estende de forma admirável a colossal beleza de várias essências florestais pela cidade, deixando-a mais bela e mais humanizada. Segundo, Bruno Paiva, Diretor da Secretaria ambiental o trato que se dá não somente aos Ipês e sim a toda essência vegetal plantada envolve uma dose certa de gostar de fazer o trato e não somente plantar. Reclama o  Diretor, que os trabalhos da Secretaria sofrem seguidos reveses devido a onda de  destruição que desocupados fazem  nas arvores plantadas nos logradouros públicos por razões que desconhece, acrescenta que essências caras compradas com recursos do tesouro municipal são depredadas e destruídas por pura maldade.



De acordo com Bruno Paiva,  os ipês ficarão para sempre como importantes elementos da identidade da cidade. “Eles serão em pouco tempo a árvore símbolo de Jacareacanga”. Quando começam a florescer, transformam as ruas em que estão plantadas em uma via pública florida, com um verdadeiro jardim de flores ao longo das vias, Finaliza.

Todas as mudas de árvores e flores plantadas pela  experiente e competente equipe da Secretaria de Meio Ambiente que é comandada por Everton Salles são provenientes dos viveiros da Secretaria, que distribui também  essências de arvores ornamentais e frutíferas para quem se interessar.

Jacareacanga já é  uma cidade mais bonita, mais humanizada e a florada dos ipês a tornaram mais atrativa,  inesquecível mesmo.