Imagem: Octans Aircraft
Após a conclusão das fases de avaliações operacionais iniciais, o primeiro protótipo do Cygnus, aeronave desenvolvida e fabricada no Brasil pela Octans Aircraft, inicia a terceira fase de ensaios em voo esta semana, desta vez, voando por todo o Brasil.
A empresa já recebeu a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para os voos de longo alcance, uma vez que concluiu com sucesso as outras duas fases de ensaios: fase 1, que são os primeiros voos de testes após a finalização de sua fabricação, e fase 2, avaliação da aeronave em perímetro regional, com rotas curtas e próximas à base.
As rotas e os destinos em que o Cygnus cumprirá sua nova
programação de ensaios deverão ser divulgados dentro de algumas semanas. Os
ensaios em voo começaram em janeiro deste ano na matriz da empresa, localizada
no Aeroporto de São João da Boa Vista, interior de São Paulo.
“Estamos muito contentes com a
performance da aeronave e com os resultados obtidos nos ensaios. Agora,
avançamos rumo à certificação”, disse o CEO, Milton Roberto Pereira.
O processo de certificação da aeronave deve começar já no primeiro semestre do
ano que vem, assim como o início da produção seriada, com entregas previstas
para o segundo semestre de 2021.
A aeronave foi
desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23 e a
campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos começa em 2021, em linha
com o Programa iBR2020 (Programa de Fomento à Certificação de Aeronaves de
Pequeno Porte) da ANAC.
O Cygnus possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de
pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar
condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão. A nova aeronave vai
sair de fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 de 300 hp e hélice Hartzell
tripá metálica.
Interior
Em termos de conforto interno, o Cygnus foi desenvolvido para
oferecer uma experiência única ao usuário. O interior foi desenhado pelo Studio
Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design, e será fabricado pela
F/LIST Brasil, empresa com sede na Áustria.
Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em
madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com
ajustes de altura e encosto reclinável, apoios de braço escamoteáveis, cintos
com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para
laptops e smartphones.
No quesito aviônicos, o Cygnus vem com visores de voo avançados
com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional
(MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente
configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.
Velocidade de Cruzeiro: 160 ktas (296 km/h)
Velocidade de Estol: 60 ktas (111 km/h)
Autonomia: 06h00
Alcance: 1.780 km
Decolagem: 450 m
Cygnus – Dimensões
Comprimento: 9,40 m
Altura: 3,10 m
Envergadura: 12,20 m
Saiba mais sobre a Octans Aircraft
Fundada em
2002, sob o nome de INPAER, a empresa já produziu e entregou 240 aeronaves
experimentais.
Em 2013, após a entrada de novos sócios, passou por um processo
de transformação com o objetivo de migrar para o mercado de aeronaves
certificadas, com foco nos mercados brasileiro e internacional, tornando-se Octans Aircraft.
De lá para cá, foram investidos mais de R$ 90 milhões (em
valores históricos).
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