Itaituba - Constantemente o Prefeito Municipal Valmir Climaco, surge nas redes sociais (Facebook e WhatsApp) alertando  sobre o  perigo iminente  de se contrair a mortal virose na conjuntura atual;  seus costumeiros apelos de publico fazendo alerta que a Unidade  de Pronto Atendimento bem como o Hospital Regional de Itaituba  estão superlotados com todos os leitos ocupados sem poder fazer atendimento se a situação se agravar, parecem não receber eco junto à população para adotarem medidas preventivas. Registra que até a data de ontem mais de sessenta pessoas estão internadas.

Climaco muitas vezes se mostra à beira do desespero para conter o avanço da terrível doença, recomendando à população o isolamento social e o uso de máscaras. Chega ao extremo de entrar em lojas como fez em uma farmácia e padarias, reclamando, esbravejando,  constatando que usuários, funcionários e até os proprietários estão fazendo pouco caso dos alertas que costumeiramente faz,  bem como as ações da Secretaria de Saúde que  tem em sua equipe de apoio, pessoal para fazer visitação a domicílios com recomendações para  todos prevenirem-se.

Em sua recente fala, o Gestor Municipal colocou que reuniu com instituições da cidade como Judiciário, Promotoria, OAB, Comando das Policias, entre outras  para comporem equipes de contenção com o objetivo de fazerem  visitação em cada estabelecimento comercial com a finalidade de proceder fiscalização, e o local que não tiver uma equipe  de recepção ao cliente preparada devidamente  protegida com máscaras, com álcool gel à disposição de todos, será de imediata fechada. Terá suas portas cerradas também se o comerciante ou comerciário permitir a entrada da pessoa desprotegidas; a medida extrema é para estabelecer regras e normas legais como forma de prevenir-se a desobediência civil. Concluiu sua fala reportando-se  que estão composta cinco equipes inclusive com policiais militares para se,  se chegar a extremos, multar e até conduzir o infrator ao Decreto Governamental  sob custódia à permanência policial. Referiu-se por fim à grande concentração de pessoas na orla e em outros logradouros, que serão prontamente  dispersos.

O trabalho do prefeito, sem sombra de dúvidas denota uma gigante responsabilidade com os munícipes, haja vista que esgotaram-se espaços para a recepção de mais pessoas que necessitem de acompanhamento intensivo da equipe técnica e isso traria enormes transtornos para sua ação de trabalho e principalmente para as famílias das pessoas que necessitassem do pronto atendimento para seus entes queridos. 

 passam de sessenta, o numero de  pessoas alojadas/internadas no Hospital Regional tentando a recuperação, e cresceu assustadoramente o numero de novos casos na cidade. Assusta-se o Prefeito com  o registro de novos casos de hora em hora surgindo e o registro de novos óbitos crescendo, concluindo que todo o drama que ocorreu na primeira onda comparando com essa segunda o caso presentemente é de maior gravidade. Por fim registrou que fez aquisição de uma usina para a fabricação de oxigênio porém pelo visto não irá contemplar a demanda.