De: Luiz Henrique Macedo (Texto reproduzido do Facebook)

Dr. Dudimar Paxiúba

Mais um grande personagem itaitubense luta pela vida, contra o mal que apavora o mundo. O Dr. Dudimar Paxiuba estava em tratamento em Santarém. E começou a ter os sintomas clássicos do vírus. Combatendo há tempos o diabetes, o desconforto aumentou. Nesta segunda teve que ser intubado. E como o Hospital Regional de Santarém está lotado, teve o apoio de UTI Aérea, e voltou a Itaituba, 

para o HRT Teófilo Furtado. Como são as coisas.. Reclamamos pela inauguração incompleta desta casa de saúde, mas agora, devido às circunstâncias, vira o reverso da medalha, em relação a cidade vizinha mais estruturada.

Entre 2.012 e 2.013, assumiu algumas vezes o cargo de deputado federal. E em 2.014, permanente, quando o Nilson Pinto, titular da vaga, foi convocado para conduzir a Secretaria  de Educação, pelo então Governador do Pará, Simão Jatene.

No seu mandato, conseguiu várias emendas parlamentares para a região de sua cidade natal. Na parte ambiental, pediu que houvesse ordenação, regularização nos trabalhos auríferos na região do Tapajós. Inclusive, que não fizessem extração no leito do rio. Os adversários se aproveitaram da situação, definindo o parlamentar como o "inimigo do garimpeiro". Até explicar que a intenção era das melhores, regularizando a atividade e preservando a nossa maior referência, que é o rio Tapajós, foi tarde. Não conseguiu ser reeleito. Uma grande pena para a "Cidade Pepita".

A politica é uma arte complexa. Não basta o conhecimento. Tem que ter o chamado "traquejo popular", afinidade, dar afago às pessoas.  E o Dudimar sempre foi reservado, intrínseco. Características de um gênio.

Ele, como eu e tantos outros, fomos acostumados a desfrutar de um Tapajós lindo e soberano. Já há algum tempo, este gigante pede socorro. Em boa parte do ano, com suas águas lembrando o  rio Amazonas, de cor barrenta. Ou seja, o então Dep Fed oriundo daqui avisou. Mas a "gula política" falou mais alto.

Rezemos pela restauração da saúde do amigo Dr. DUDIMAR PAXIÚBA!