ALDEIA KATÕ/JACAREACANGA - Grande Capitão João Tomé,  braço forte e guardião da cultura Munduruku, sempre esteve ao lado do lendário Kabá Biboy o saudoso e incrível Cacique Geral  dos Munduruku. foi vitimado por uma agressiva doença, neoplasia maligna,  deixando para todos, cristalina e viva  sua imagem de um guerreiro destemido e incansável lutando sempre por seu povo com bravura. Uma página de glória dos temíveis Caçadores de Cabeça vira-se hoje. É morto  um dos mais leais guerreiros do grande Biboy.

Seu espírito  guerreiro na paz de Tupan'a se encontrará com Biboy, Joaquinzinho Kabá, Vicente Saw, Mimi Akay, Silvério Kabá entre outros e juntos percorrerão as florestas e savanas do Decodemo protegendo espiritualmente seu povo.

João Tomé Akay, não mas verá a revoada de arús no céu azul daquela terra abençoada; não mais ouvirá o guinchar dos Decús no olho do pau e já na mira de sua infalível e letal  flecha; não mais ficará cismando aguardando silente por trás de uma árvore retorcida no meio dos campos esperando  a ema que aparece alí vinda  das  lonjuras do Mato Grosso; nem mais se surpreenderá com dezenas de Dadjês destruindo seu mandiocal numa zoada infernal;  O arrulho de uma galega ou o canto mavioso do uirapuru não encherá mais de paz seu espirito... porque na paz voltou para os braços de Tupan'a. O Criador! onde doravante viverá em paz.

Triste demais me sinto pela morte desse guerreiro para quem trabalhei durante 12 anos,  da mesma forma fico agradecido a Deus por ter conhecido, respeitado  e vivido nos tempos de Biboy, nos tempos de João Tomé Akai que por minha compleição física um pouco diferente dos medianos Munduruku,  me chamava de Pariwa't (Chefe) ou Walto Xaxá  (Xaxá, bicho feio para os Munduruku)

Hoje as tabocas dos velhos Munduruku emudeceram, e o canto das moças e guerreiros cederam espaço para a tristeza,  para o lamento.

Sic.´. Transit.`. Gloria.´.  Mundi.`. 

______

Significado de algumas palavras do idioma Munduruku,  citadas na postagem

Tupan'a - Deus

Decodemo - Local no meio dos campos do Tapajós de onde surgiu a gênese dos Munduruku - Significado de Decodemo significa local de muitos Decús (Coatá)

Arús - Papagaios, Araras

Decús - Macaco Coatá 

Dadjês - Porcos do mato, Queixada, Caititú

Pariwa't - Chefe, líder