JACAREACANGA -  O intenso inverno amazônico que provoca chuvas em toda a região nesta época do ano, está castigando a região do alto Tapajós intensamente, e na Sede do Município, chuvas torrenciais  quase que diariamente,  alagam a parte baixa da cidade provocando invasão das aguas pluviais em lojas e residências  na parte comercial.

Mesmo existindo trabalhos de drenagem em algumas artérias, o volume de agua  cresce devido a precipitação das chuvas de  forma intensa e continua por varias horas, provocando preocupação na Defesa Civil do Município que faz busca por providencias principalmente  devido as aguas do Rio Tapajós e do afluente denominado Igarapé Buriti popularmente conhecido como Sonrisal estarem invadindo parte da cidade, provocando alagamentos na área comercial e  residências. 

Além da preocupação do Coordenador da  Defesa Civil Zeca (JS Cavalcante) com os problemas ocorridos na Sede do Município,  faz  lembrar que as águas de março ainda por vir, podem concorrer para haver alagamentos ou inundações na área rural do município e ainda algumas aldeias indígenas. Para tanto já existe um plano estratégico para atender prováveis pessoas desabrigadas.