Por/ Perivaldo Ferreira*

Hoje jacareacanga amanheceu sob um clima tenso a polícia atirando contra as pessoas que  chegavam no aeroporto para tentar entender o porquê? Porque de tanta agressividade contra um povo que apenas tenta buscar seu sustento, e são tratados como bandidos, enquanto os verdadeiros bandidos estão engravatados, desviando verbas que deveria servi de auxílio para essas pessoas que tem no garimpo a única forma de sustento, aí eu pergunto que são os bandidos os que trabalham de sol a sol para prover o sustento de sua família os que além de desviaram verbas da saúde, educação, ainda promovem a destruição de patrimônios de pessoas trabalhadoras mais aqui é Amazônia, o lugar onde o que importa e o desejo dos estrangeiros e o desejo dos estrangeiros é a proteção dos recursos e não das vidas.

É direito dos moradores de Jacareacanga tem uma explicação do porquê de tanta violência, são vários helicópteros, sobrevoando e intimidado pessoas inocente, os Federais deverias eram está atrás dos políticos vagabundos que desviaram as verbas da pandemia, mas, é cômodo pra eles usar essa operação para tirar o foco deles, essa operação nada mais é do que uma cortina de fumaça, para tirar o foco dos verdadeiros bandidos do Brasil que são os políticos, possivelmente em acordo feito as escuras com ONGs estrangeiras que patrocinam esse tipo de operação dentro do nosso território, 521 anos depois ainda somos sim uma mera colônia de exploração... um homem sábio que conheci chamado Ireno Lima que foi candidato  a prefeito em Itaituba escreveu isso: 

" o povo do Tapajós já cansou de desengano

Político e copa do mundo vem de quatro 

Em quatro ano, ganha quem engana o 

Povo é arriba feito cigano


Se elege se esconde desaparece veloz

Com quatro depois vem igual pulga 

De coiz se tranca num gabinete

Vai desviar nosso imposto sugando 

O suor do rosto do povo do Tapajós...


Esse ireno Lima sabia das coisas 

Enéias Carneiro ex senador é candidato a presidente do Brasil disse : 


" os europeus não estão preocupados com as árvores da Amazônia eles querem é o subsolo, porque se fosse as árvores eles reflorestariam as terras deles"

Os portugueses, os ingleses, holandeses é outro que não me recordo roubaram nossas riquezas estupravam as mulheres nativas faziam as maiores atrocidades, e  agora ainda os endeuzam, é quando chegou nossa vez de explorar nosso solo somos impedidos por ordem de quem e porque????? Eu estou revoltado e gostaria que o maior  número de pessoas compartilhem essa mensagem para que chegue aos responsáveis por essa operaçao insana é descabida.


O DIA "D" EM JACAREACANGA

Nesse momento em jacareacanga estado do Pará está sendo realizada uma operação da Polícia Federal, como houve uma manifestação por parte dos populares a PF reagiu contra os populares, pelo clima tenso que se instalou na cidade o comércio em peso fechou, ou seja que tem o que comer em casa come os que não tem só a misericórdia de Deus... para os policias é agentes do Ibama vai vim mantimento água é tudo o que precisarem. 

A pergunta que não quer calar e o povo de jacareanga vai comer o que? Os mesmos que promoveram esse cenário deveria também suprir as necessidades do povo... Mais o que vai acontecer é que em breve iremos ficar incomunicáveis em função da operação cortaram qualquer meio de comunicação, eu entendo isso como arbitrariedade, mas, os ministros entendem como medida protetiva para que não haja interferência na operação.. operação essa que já tem seus efeitos colaterais, dezenas de pessoas no hospital Municipal atingidas por balas de borracha e spray de pimenta e nos ainda estamos no meio de uma pandemia se houver emergências em função do corona vírus infelizmente os leitos estarão ocupados com vítimas de uma operação em meio uma pandemia onde sempre se pregou não a aglomeração, me parece bem incoerente não acham?? Eita Brasil terra de ninguém onde por interesses alheios uma " árvore " vale mais do que uma vida é heranças culturais....

__________

*   Ex-servidor público municipal, trabalhando no serviço de identificação  por longo periodo entre outras atividades como  apoio ao trabalho de inclusão social, barbeiro como "bico", e escritor/compositor nas horas de ócio - Residente no municipio por mais de 3 décadas dos quais por consideravel periodo nas comunidades garimpeiras - Demonstra sempre incontidos reclames  pela evolução das ações politicas nefastas que assolam o país no trato com as politicas de desenvolvimento existentes e corroídas pelas ondas de corrupção.