Autoridades presentes no momento da assinatura do termo. Foto: Reprodução


Na manhã desta última terça-feira (05), em Brasília – DF aconteceu um evento de assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Mineração e os municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso. O acordo visa o controle e fiscalização das atividades garimpeiras nos municípios supracitados.

O vereador Wescley Tomaz – que juntamente com o deputado federal Joaquim Passarinho, trabalharam para alcançar essa cooperação técnica – esteve  presente no evento e destacou que o termo vai aproximar ainda mais as prefeituras e os garimpeiros com a ANM, no sentido de proporcionar para os garimpeiros segurança jurídica nas suas atividades.

Vereador Wescley Tomaz. Foto: Reprodução

Wescley afirmou que “trabalhar pela legalidade da mineração é o caminho para o desenvolvimento da região”. O vereador ainda concluiu que “o garimpo do tapajós é mais irregular do que ilegal e a parceria visa tornar o mais legal possível a mineração do Tapajós”.

Autoridades durante a assinatura do termo. Foto: Reprodução

O evento também contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente e Mineração, Bruno Rolim, o secretário destacou a importância do acordo entre a ANM e o município de Itaituba. Segundo ele, o vínculo firmado irá ajudar no aumento da arrecadação do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), além de possibilitar uma facilidade a mais para resolver os problemas na mineração da região, principalmente da legalização da atividade.

Secretário de Meio Ambiente e Mineração, Bruno Rolim. Foto: Reprodução

O diretor da Agência Nacional de Mineração Ronaldo Lima destacou a importância do acordo com o município: “A Agência Nacional de Mineração junto com o município onde tudo acontece isso vem trazer resultados positivos pra gestão de todo esse patrimônio dessa importante atividade econômica para a região”, disse o diretor.

Fonte: Plantão 24 Horas News