SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JACAREACANGA POR MEIO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA AÇÕES DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO NO SETOR DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS.

No decorrer do mês de setembro de 2021, a Secretaria Municipal de Jacareacanga por meio da Vigilância Sanitária do município realizou ações de orientação e fiscalização do setor de gêneros alimentícios da cidade, as ações fazem parte do plano de governo Valdo e Valmar Kabá, em consonância com o planejamento anual da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará – SESPA.

O objetivo da visita dos técnicos da Vigilância Sanitária é alinhar de forma preventiva e orientativa as atividades do comercio local, considerando que é um passo fundamental e importante na organização dos trabalhos do segmento do comercio local. 



A intenção da visita técnica é orientar sobre os cuidados e riscos das doenças veiculadas por meio de contaminação cruzada, estoques e armazenamentos gêneros alimentícios.

Considerando que a atuação da Vigilância Sanitária é essencialmente preventiva, com a principal função de eliminar ou minimizar o risco sanitário envolvido na produção, circulação e consumo de determinados produtos, processos e serviços oferecidos à população, os serviços serão de forma continua. Outro objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é ofertar orientações sobre noções básicas das normas da vigilância sanitária, procedimentos operacionais padrões – POP, riscos sanitários, entre outras temáticas relevantes conforme os setores que ofertas serviços de saúde e alimentação para a população de Jacareacanga.

O Secretário Municipal de Saúde de Jacareacanga, Srº Alan Marcelo, está realizando o cumprimento do plano de trabalho do Governo Valdo do Posto e Vice Valmar Kabá. “Trabalhar na prevenção de riscos e agravos é de suma importância quando se fala em saúde pública. E a nossa intenção é manter sempre o diálogo com o comercio local, fortalecendo cada vez mais essas atividades, preparando e apoiando do pequeno ao grande estabelecimento, seja ele o açougue ou o supermercado local”. Relata o Secretário Alan Simon

SOBRE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

A Vigilância Sanitária pode atuar em

  1.     Locais de produção, transporte e comercialização de alimentos;
  2.     Locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde;
  3.     Locais de serviços de saúde;
  4.     Meio ambiente;
  5.     Ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador;
  6.     Pós-comercialização;
  7.     Projetos de arquitetura;
  8.     Locais públicos.