OUTUBRO ROSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE JACAREACANGA REALIZOU DURANTE O MÊS DE OUTUBRO O FORTALECIMENTO DAS AÇÕES PARA A SAÚDE DA MULHER NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.

Uma doença que atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano passado, com o maior índice de mortes, mas com alta chance de cura quando descoberto precocemente. A partir deste 1º de outubro, o Ministério da Saúde reforça o alerta para prevenção ao câncer de mama. 

A campanha do Outubro Rosa, tradicional mês de conscientização sobre a doença, começou dia 01/10 com palestras, rodas de conversas, exames do autocuidado e encerramento dia 30/10 com caminhada nas ruas, promovendo a sensibilização sobre a importância do cuidado e busca de suporte junto as equipes de saúde do município de Jacareacanga.

O objetivo da campanha Outubro Rosa é sensibilizar as mulheres e seus familiares sobre a importância do autocuidado e de buscarem o acompanhamento médico especializado em saúde da mulher.

Durante o mês de outubro as Unidades Básicas de Saúde – UBS São Francisco e UBSI Alto Tapajós promoveram ações como autoexame em mulheres a partir de 35 anos de idade, palestras educativas e rodas de conversas com as comunidades durantes as visitas domiciliares nos bairros.

Houve também uma sessão solene em alusão ao outubro rosa na câmara municipal de vereadores, com ima palestra ministrada pelo secretário municipal de saúde Alan Simon, onde as autoridades: Os vereadores Giovani Kabá (presidente da Câmara Municipal, Rainere Quintino, Everton Araújo, Antonio Goiano, Isaias Kirixi e Rui Baima reafirmaram junto a população a importância do autoexame, que detectado precocemente tem chances de tratamentos.

O Secretário Municipal de Saúde esteve acompanhando os eventos de perto. “Esta secretaria também reafirma o compromisso com a população no acolhimento e incentivo ao autoexame contra o câncer de mana. As equipes de saúde estão realizando ações de atenção a esse cuidado com a saúde da mulher. O governo Valdo e Valmar Kabá tem nos apoiado nessas ações de grande relevância para a população de Jacareacanga.” afirma o Secretário de Saúde Alan Marcelo Simon.

A Secretaria de saúde com a SEMAS ainda fez a tradicional caminhada de encerramento do outubro rosa com uma palestra sobre o tema e sorteio de brindes aos participantes. As ações seguem durante todo o ano, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e veja como proceder com o autoexame e consultas médicas.

Para maiores informações acesse o portal da prefeitura municipal de Jacareacanga, atualizado diariamente em: https://jacareacanga.pa.gov.br/

ARQUIVO: Outubro/2021 – PMJ/SEMUS.

____

Comentário RP Doença desgraçada  que levou à morte minha querida irmã biologica Walde Tertulino

Título RP