JACAREACANGA / 19.10.2021 - Ao contrário do que foi propalado ontem no municipio em redes sociais sobre um programa do Govero Estadual; o PROGRAMA SUA CASA, não contempla todas as pessoas em risco de vulnerabilidade social, ja que existem requisitos a serem cumpridos e critérios estabelecidos para que a pessoa seja contemplada. O programa que é iniciativa do Governo Estadual tende a contemplar pessoas de todos os municipios do estado, e substitue o Cheque Moradia que serviu mais para se fazer politica que propriamente para cumprir a finalidade social proposta. O novo Programa foi criado para que sejam contempladas familias que obedeçam certos criterios, para o financiamento de recursos com destinação exclusiva à construção, melhoria ou adaptação de unidade residenciais
A Companhia de Habitação do Estado do Pará - COHAB fará a inscrição, cadastro e a avaliação de cunho socio-econômico. A seguir segue os critérios estabelecidos para o cadastro do possivel beneficiário.
- Comprovação de renda familiar de até tres salários minimo
- Não possuir outro imóvel
- Ser maior de 18 anos
- Ter familia constituida
- Não ter sido beneficiado em outro programa de habitação
- Comprovar que detém a propriedade ou posse mansa e pacífica do imovel ha mais de cinco anos
O Pragrama disponbilizará aos beneficiarios o valor de R$16.600,00 para custeio de materiais e pagamento de mão de obra.
Como o Programa tem limitação orçamentaria, haverá evidentemente limitação de pessoas inscritas, aquele que conseguir fazer sua inscrição a COHAB selecionará gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa. Desnecessario dizer que a COHAB comandará uma avaliação para verificação in-loco da situação socio-economica de cada pessoa inscrita, atraves do seu Setor Assitencia Social, momento em que os tecnicos avaliarão a real necessidade e condição social dos candidatos.
Em um recente passado ja ocorreu a mão amiga do Estado estender esse tipo de apoio em Jacareacanga, e considerando exigencias em demasia para o comerciante-vendedor de materiais de construção, outra dificuldade a inexistencia de uma agencia bancaria no municipio, hoje ja temos o Banpará que dever´ser o banco financiador.
Outra coisa, em Itaituba o Programa beneficiaria apenas 200 pessoas e por gestão do Prefeito Valmir Climaco no estado esse montante subiu para 365. Ainda... o beneficiário terá a sua disposição mais de vinte lojas de Materiais de Construção para fazer a aquisição dos materiais, me indago se em Jacareacanga haverá essa farta oferta dos materiais que necessitam?
O POVO TEM QUE CONHECER O PROGRAMA, TEM QUE SER BEM INFORMADO!
1 Comentários