ITAITUBA (01.11.2021) -  Prenunciando-se com forte ventania, depois estrondosos trovões, precipitou-se neste inicio de manhã precisamente desde as 03h50´ forte temporal sobre a Cidade Pepita e que neste horario de 05h40´ começa a cessar entretanto os trovões ainda assusta permanecem assustando.

Com certeza o vento com a precipitação da forte chuva  levou prejuizos  principalmente  para moradores da parte periférica da cidade. Não há ainda movimentação  de pessoas nas ruas a excessão de algumas  que saem cobertas olhando para suas casas para verem provaveis danos causados aos seus abrigos. Com a forte chuva com certeza a Defesa Civil do Municipio  ja deve estar se movimentando, para colocar sua equipe nas vias públicas para fazer reparação onde haja necessidade. A chuva foi forte.

A preocupação maior neste inicio de inverno amazônico é a estrada transamazonica trecho compreendido entre Itaituba a Jacareacanga  que poderá cortar  em pontos criticos sua malha rodoviaria e pontes cairem como ja está accontecendo.

Jacareacanga sobrevive basicamente da cidade-polo Itaituba, e combustiveis, alimentos, materiais de construção e bens de consumo são transportandos por via terrestre no trecho especificado. Comentários dão conta que a Empresa Equatorial que fornece energia eletrica para a sede do municipio e zona rural ja começa a enfrentar problemas para fazer chegar ao seu parque de geração de energia combustiveis.