SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JACAREACANGA REALIZA INTENSIFICAÇÃO DE COMBATE A MALÁRIA COM APOIO DA SESPA E 9º CRS EM COMUNIDADES DE ABRANGÊNCIA DO MUNICÍPIO.

Em cumprimento ao Plano Estadual de Combate à Malária, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacareacanga está realizando ações pontuais de combate à Malária nas regiões das comunidades de São José e Porto Rico com a participação da Secretaria de Estado de Saúde do Pará - SESPA e Nono Centro Regional de Saúde – 9º CRS.

O objetivo da ação é realizar a atividade como: intensificação das coletas de materiais biológicos para realização de exame de plasmodium na população, distribuição de mosqueteiros impregnados de inseticidas de longa duração (MILD) nas residências e borrifação residual intradomiciliar (BRI) ou controle químico vetorial, de forma continua até a redução e controle dos casos de malária na região.

Outro objetivo importante é o “arrastão” que serão realizados pelas equipes de endemias até os “baixões” (denominadas áreas garimpeiras) com oferta de testagens para diagnostico da malária e tratamento precoce da doença, oferta de mosqueteiros e controle químico vetorial, além das atividades de educação em saúde para a população sobre as medidas de prevenção contra a doença.

Por ser considerada uma região endêmica, o secretário municipal de saúde Srº Alan Marcelo Simon tem tido um olhar diferenciado quando o assunto é malária. “A malária é uma doença potencialmente fatal, mais que pode ser prevenida e curada, e esta secretaria de saúde vem se empenhando em combater a doença na região.” Afirma o secretário.

A equipe de endemias do município de Jacareacanga está se programando para adentrar ao território indígena da região do Rio Kabitutu com apoio e participação da equipe de endemias do Distrito Sanitário Especial Indigna Rio Tapajós.

Hoje o Índice Parasitário Anual – IPA de Jacareacanga chega a 722 e do estado do Pará 1,8 que comparado Jacareacanga chega a apresentar 40.011 superior ao do estado do Pará.

A Secretaria Municipal de Saúde vem se empenhando em estratégias junto ao Estado, 9ª CRC e Dsei Rio Tapajós no combate à doença tanto nas comunidades ribeirinhas, áreas garimpeiras, como nas áreas indígenas da região. 

Para maiores informações acesse o portal da prefeitura municipal de Jacareacanga, atualizado diariamente em: https://jacareacanga.pa.gov.br/

ARQUIVO: Novembro/2021 – PMJ/SEMUS.

Título e ilutração RP