Prefeito Valdo - Técnico do INCRA de Santarém -  Cícero Martins Barreto
nomeado Secretario de Administração, no Incra  em Santarém


Decreto de nomeação

JACAREACANGA, (26.01.20022) - Nas mudanças de titulares de Secretarias que o Prefeito Valdo está realizando na Prefeitura Municipal, algo de surpreendente surge, quanto a nomeação que seria improvável sobre todos os aspectos, do servidor Cicero Martins Barreto e irá ser justificada essa afirmativa no decorrer da presente postagem. Pois sim, sobre a nomeação   de Cicero  é sabido que o servidor é vinculado fraternalmente a um empresário de Itaituba que orientou o Prefeito a contratá-lo desde o início de sua gestão e que já teria trabalhado para a família do empresário em Itaituba, constituindo-se em uma pessoa leal às orientações de trabalho que recebe. 

Insinuações, comentários, coisas já de domínio público no município até entre funcionários, que enriquecem o anedotário popular da região, (o que trago ao leitor não é anedota) é que o Prefeito a exemplo do Presidente Bolsonaro tem um GURU, e nosso Prefeito não foge à regra... Segundo se propala o Prefeito somente autoriza a aquisição de serviços ou materiais depois como um bom consulente, consulta seu Guru, seguindo princípios da clarividência politica para honrar pelo que propagam compromissos ainda na gênese em que sonhou com o Paço Municipal, abandonando por um bom período o bico da bomba de combustível.

Alkimim - Cícero

Agora vem o outro lado do Porquê de ter sido considerada a nomeação de Cícero como improvável e surpreendente, substituindo a Secretária Suzy que encontra-se em Licença Maternidade. Todos em Jacareacanga sabem e entre esses os nobres Vereadores que o empresário-Guru do Valdo dita as regras na Gestão, e incansavelmente alguns aliados e Vereadores pedem que o Prefeito esqueça a relação de empregado/empregador que mantiveram por longo tempo e até pouco tempo e corte de uma vez por todas o cordão umbilical para o bem do municipio, que o torna geminado ao empresário, para poder com liberdade administrar o município, orientar e decidir por exonerações e nomeações de servidores e aquisição de bens e serviços. Uns dizem em provocações ao Prefeito, que votaram no Valdo para prefeito, pra outro mandar no municipio. 

O Prefeito ja teria comentado com alguns Vereadores em meados de outubro do ano passado e ainda confidenciou a alguns comerciantes da cidade, quando era cobrado para afastar-se de sua sombra,  que isso ocorreria no final do ano, ocasião em que faria mudanças no primeiro escalão e em diretoriais. Presentemente, e essa noticia vem de dentro da Prefeitura, esse rompimento já está programado. Aí surge algo que exige-se resposta e ninguém responde. -"Se o prefeito  quer mesmo azedar a relação para quem sempre diz Sisinhô, porque nomeia uma pessoa indicada por seu senhorio?" 

Pode ser até que o indicado para uma das pastas mais importante de todos os governos que é a Gestão Administrativa, conheça suficientemente como se comporta e se conduzem as nuances da gestão municipal, como contabilidade pública, gestão de pessoal, Patrimonio,  Lei 8.666 e seus complementos, (O Calcanhar de aquiles dos Prefeitos) entre outras complexas e de domínio  de pessoas que conheçam com suficiência. Pode ser até que o novo indicado tenha essas aptidões, mas, e aí como fica o rompimento, Valdo? ou como diria o finado Saluzinho, será que irá mijar na rabichola?

Superado as informações supramencionadas, o novo Secretário terá a ardua missão de receber os credores do Poder Executivo Municipal, e são muitos,  que cobram veementemente creditos de serviços prestados e  materiais fornecidos que segundo os próprios fornecedores dizem até agora que  pagamentos ficam somente no  enrolation.

Para se ter uma ideia do quadro funcional que o Prefeito tem à sua disposição, evidentemente há exceções, comentam que o Prefeito é o que menos manda na gestão, essas informações que ja são de dominio popular saem de proprios funcionarios da PMJ querendo uma solução para os desmandos praticados pela gestão. Para se ter uma ideia da complicação das coisas, recebi agora a tarde quase simultaneamente tres cópias da portaria  de nomeação do Cicero Martins Barreto encaminhadas por pessoas distintas, e ainda em comunicação com dois servidores, afirmam mesmo que o desafio do novo secretario será dificil pois a onda de credores que tem cobrado diariamente aumenta e citou que há enormes débitos com o proprietário do Mercado Coração de Mãe, fornecedoreas em trabalhos sonoros e   anúncios, combustiveis e fornecedores de serviços de construção em obras com licitações duvidosas.

Com certeza a servidora ora licenciada Suzy, que tem um grande desafio em ser a Secretaria de Administração, alem  da proteção de lei para sua Licença Maternidade unirá seus dias de repouso à natalidade com descanso de inumeras cobranças que chegam ao seu Gabinete e sem lastro financeiro disponivel na ocasião fica se justificndo e protelando os pagamentos.