JACAREACANGA (16.92.2022) - Neste momento traumático de desestruturação dos garimpos da região Tapajônica com a devinculação de milhares de pessoas  do trabalho e força da mão de obra ativa que produz renda e emprego no municipio e região, concorrendo para que uma terrivel  e acentuada queda de receita na economia regional, coloque em polvorosa a região. Vivenciando o problema, atraves de redes sociais e Grupos Sociais   muito se fala  na letargia que  envolve os Vereadores do municipio por não se mostrarem para ser tentado resolver a situação caótica que afeta a  todos da região. Deveriam para tanto, apresentar um  plano de ação que visasse a  criação de  mecanismos para irem  à capítal Federal buscar apoio para inverter o problema que nos assola, como faz Valmir Climaco de Aguiar prefeito de Itaituba, que está "peitando" seus entes federalizados da Câmara dos Deputados a se mexerem para extinguir o fogo que jorra sobre as maquinas e viveres dos garimpos, chamuscando os garimpeiros famintos e necessitados.

Ao reportar-me sobre a aparente inércia dos Vereadores de Jacareacanga, até excluo dessa omissão no Paço Municipal o Senhor  Prefeito que é de dominio público  um ser estático  não se mexendo para nada a não ser inventar viagens para fugir da pressão da "pidança", nada faz!  principalmente no momento que tem que falar e se impor como autoridade. Que autoridade? Valdo do Posto que lhe foi dedicada tanta confiança em seu trabalho não tem brilho, ação ou vontade de se mexer.

Para não dizer que a letargia moveu a todos os Vereadores de Jacareacanga excetuo do rol de nobres e dignos edis  Rui Baima que mostra  na declaração do Deputado Joaquim Passarinho que  atraves de contatos telefonicos fez busca junto ao seu ente federado, para que fosse cessado os bombardeios sobre as maquinas de garimpos na região.

Nos grupos, evidencia-se  que o Vereador não tem como fazer sobre essa questão que tange ao âmbito federal ja que é  uma determinação  Ministerial, e depois que assisti o audio acima. ví que os Vereadores muitas vezes até injustamente criticados não tem muito  a fazer mesmo,  alem do que Rui Baima fez que foi sucessivas cobranças, pois até o Deputado Passarinho, com transito livre na Câmara ds Deputados e outros núcleos politicos de expressão nacional, empurrando a coisa com a barriga e falando com autoridade, proferiu o seguinte sandice: DENTRO DA SEMANA QUE VEM NOS REUNIREMOS  com instituições afins para abrirmos  espaço de conversa com o fito de resolver o problema que nos afeta. Esse Deputado   que ja tem enorme quilometragem nos corredores palacianos de Brasilia dizer isso é até hilário, e resolvo mandar um recado pra ele:

EXCELÊNCIA, PARA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO DE SE PARALIZAR A OPERAÇÃO, ABRINDO DISCUSSÃO SOMENTE À SEMANA QUE VEM PARA TRATAR O ASSUNTO... ATÉ LÁ, PASSARINHO DO VOO TRONCHO, OS PFs E FORÇA NACIONAL, NÃO DEIXARÃO PEDRA SOBRE PEDRA  NA REGIÃO GARIMPEIRA. 

É MUITO CARA DE PAU!