APESAR DO ANO POLÍTICO, DE FORMA SURPREENDENTE FORÇA TAREFA DE JACAREACANGA QUE BUSCA INVESTIMENTOS PARA O MUNICÍPIO FOI ACOLHIDA EM SUA PERIGRINAÇÃO  PELA CAPITAL DO ESTADO OBTENDO PLENO ÊXITO.


JACAREACANGA, (22.02.2022) - Independentes, sem a presença do Prefeito VALDO DO POSTO, sendo o municipio representado pelo Vice Prefeito VALMAR KABÁ MUNDURUKU, criou-se uma Força-Tarefa com o firme propósito de fazer buscas de investimentos em todas as áreas para o municipio, tão duramente atingido  e castigado recentemente por ações enérgicas da força de repressão contra atividades garimpeiras consideradas ilegais. Estão compondo a Força-Tarefa que ainda se encontra em Belém, politicos da Prefeitura  e Poder Legislativo, que como premissa  ou ponto convergente de ideias, em respeito aos munícipes, se esqueceram de cores partidárias ou siglas e estão se ombreando  em busca dos investimentos.

Cumprindo compromisso de trabalho, logo no primeiro dia  (21) a Força-Tarefa, ora composta pelo Vereador Gersinho do Republicanos, Vice-Prefeito Valmar Kabá, acompanhados pelo Coordenador da EMATER do município Raimundo Delival, Secretário Municipal de Agricultura, Engº Agrº Mayk Krixi, somados ainda aos Vereadores Antonio Goiano, e Rui Baima, foram recebidos pelo DIretor Geral da entidade de Extensão Rural  Jamir Júnior, discutindo sobre o rebanho bovino e sua sanidade e controle no municipio e região.

O encontro com  Coordenador  evoluiu para que a equipe fosse recebida pelo Presidente, Dr. Paulo Lobato, e o Diretor Técnico Rosival Possidônio ocasião em que foi solicitado empenho ao Gestor da EMATER, para que pudesse decididamente agir para o fortalecimento de seu Escritorio em territorio de Jacareacanga, como a Construção  de um imovel proprio para abrigar a parte administrativa e operacional da instituição, alem da aquisição  de mais meios de transportes para que os trabalhos de extensão rural percorram e atendam todos os aglomerados humanos produtivos do  municipio. A equipe informou a necessidade e requereu em termos de transportes, uma Caminhonete 4x4 que é apropriada para a região, devido situação de trafegabilidade da Rodovia sem pavimentação asfáltica, alem de uma Voadeira acoplada com motor 50 HP para percorrer mais de uma centena dos principais aldeamentos que se somam mais de 200 no municipio, tambem ao Presidente da EMATER foi solicitado incremento ao Projeto de desenvolvimento a fomento de produção às familias que detém a vocação agrícola compostas das duas etnias, Munduruku e não indigenas. Tudo isso para a valorização e fixação do ser humano como Homem do Campo que conduz seu trabalho e esforço para contribuir com a mesa farta da municipalidade e em sentido mais amplo,   para que possa produzir para sua sobrevivencia, e o excedente de sua produção praticar a comercialização para poder ter produtos industrializados  para seu conforto e sobrevivencia digna.

A equipe de Jacareacanga pela parte da tarde foi recebida no Boulevard Shopping, pelo Deputado Federal Vavá  Martins - Republicanos, onde o politico recebeu demanda composta  pela necessidade da aquisição de um Caminhão  e emendas parlamentares para apoio às atividades de produção dos Munduruku, ao que disse que todo esforço seria desprendido por seu gabinete para atender a solicitação em sua totalidade que se mostra necessaria e justa. Assegurou de imediato o parlamentar que irá providenciar em primeira oportunidade a descentralização de um Caminhão Basculante, e um incremento no valor de um milhão de reais para a promoção de saúde. Com certeza a representatividade única no municipio do  Vereador Gerson Manhuari Munduruku  do Republicanos  facilitou  e criou condições para a decisão do Parlamentar de Brasilia.

Fiz uma ligação telefonica para o Vereador Gersinho perguntando como estariam evoluindo as tratativas na Capital,  no qual respondeu que da melhor forma possivel, fez lembrar que se sentia satisfeito em compor a Força-Tarefa que na realidade estaria levando investimentos para o municipio e não somente promessas, e que para sua viagem destacava em agradecimentos ao prefeito Valdo e Vereador presidente do Poder Legislativo Geovani Kabá.

Secretário Estadual de Produção ladeado pelo Vice Valmar Kabá e Secretario MUnicipal de Agricultura Mayk Krixi

Recordando  que ainda na perigrinação da equipe de Jacareacanga  pela Capital do Estado fato que tambem se destaca foi o encontro  com o Secretário Estadual  de Produção  Geovani Queiróz que celebrou um Protocolo de Intenções com o municipio que visa atender Jacareacanga com

  • Uma caminhonete
  • Um trator agricola
  • Duas grades niveladoras
  • Duas grades aradoras
  • Duas roçadeiras hidráulicas
  • Duas carretas agrícolas
  • 200 Ton de Calcário
  • 24 ton de adubo NPK
  • Alem de valores específicos em recursos financeiros  para financiamentos de investimentos produtivos  com a finalidade em beneficiar aproximadamente 200 familias, inclusive com pagamento de horas trabalhadas de tratores para reforçar o espaço para plantio
Talvez esta viagem em equipe dentre todas que ja foram feitas pelos Vereadores e membros do Paço Municipal, é a que tenha obtido maior e expressivo êxito. Concluindo que a Força-Tarefa, ainda encontra-se na Capital fazendo contato com entes politicos e instituições, alem de, pela milhonésima vez, irem discutir a Segurança Pública no municipio e alto Tapajós como um todo.