Portal OESTADONET - 23/02/2022

Imagem meramente ilustrativa extraída da NET (RP)

A Prefeitura de Itaituba, no sudoeste do Pará, publicou esta semana, edital de abertura do processo licitatório, na modalidade de concorrência, do tipo ‘menor preço’ para a construção de uma maternidade municipal. Com capacidade para 27 leitos, a futura unidade será erguida na rua Manoel Mendes Castro, no centro da cidade. A obra está orçada em R$ 4.009.980,16 e será construída em uma área medindo 1.727.36 metros quadrados. O recurso é proveniente do Fundo Municipal de Saúde (FMS).

 

A maternidade municipal terá o dobro de leitos do Hospital Municipal de Itaituba, que atualmente realiza em média 200 partos por mês contando com apenas 12 leitos obstétricos. O HMI está com sua capacidade de atendimento de pacientes em trabalho de parto saturada.

 

Nos últimos anos, em decorrência da implantação de portos graneleiros no Distrito de Miritituba, que além de criar expectativa de desenvolvimento socioeconômico, motivou a migração de pessoas de outras regiões para o município, aumentando a demanda no serviço de saúde pública, em especial de mulheres em estado gestacional e em trabalho de parto, em busca de atendimento obstétrico. 

 

A construção da maternidade desvinculada do prédio do HMI é imprescindível para o município, pois além de assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto, ao puerpério, irá garantir à criança, o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e desenvolvimento saudáveis”, justifica a Prefeitura.

 

A abertura das propostas está marcada para o próximo dia 25 de março, às 10 horas, na rodovia Transamazônica com a 10ª Rua, anexo ao ginásio municipal.