Operações iniciaram nesta quarta (02) no Km 04 da BR-230; As fiscalizações buscam reduzir os índices de acidentes e as irregularidades que tem ocorrido no município.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou na manhã desta quarta-feira (02), a partir de 9h, as operações de fiscalizações e operações conjuntas com os demais órgãos de segurança pública. Estiveram participando da ação ocorrida no km 04 da Rodovia Transamazônica (BR-230), em Itaituba (PA), o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e a Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itaituba (COMTRI). 

Segundo a Diretora Miranda, as ações de fiscalização são em decorrência do termo de transferência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que transferiu para a Prefeitura Municipal de Itaituba a função de fiscalizar esse trecho da BR-230.  

“Então nós estamos dando início a essas operações, justamente para coibir os índices de irregularidade, tanto de motoristas quanto dos veículos. E também o nosso objetivo maior da Coordenadoria Municipal de Trânsito, que tem encabeçado essas operações, é reduzir o índice de acidente ocorrido nesse trecho, baseado no relatório de estatísticas de acidentes de trânsito do Corpo de Bombeiros”, relata Miranda. 

Além de diminuir o número de acidentes, as fiscalizações também buscam reduzir a inadimplência de veículos atrasados, diminuir a quantidade de condutores não habilitados, e de documentos atrasados. Tendo em vista que não há mais prorrogação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para prazos de renovação tanto de habilitação, quanto de documentação. 

Atualmente, todos os serviços estão normalizados, então a PRF recomenda que todos os condutores e proprietários de veículos, procurem se regularizar perante os órgãos de fiscalização, porque já se deu início as operações e elas vão continuar, porque o objetivo da PRF é reduzir os índices de acidentes e as irregularidades que tem ocorrido no município. 

Fonte: Portal Giro (texto e fotos)