Vereador usou a tribuna da Câmara para fazer a denúncia


O vereador Peninha usou a Tribuna da Câmara Municipal para denunciar a superlotação no Presídio de Itaituba. Segundo o parlamentar itaitubense, o Presídio (Centro de Recuperação de Itaituba) foi construído há mais de 25 anos para atender 190 presos, porém, hoje, o Centro está com sua capacidade superlotada, com aproximadamente 400 presos. 

Peninha lembrou que o Centro de Recuperação de Itaituba atende os municípios de Jacareacanga, Novo Progresso, Trairão, Itaituba, Aveiro e Rurópolis. “Todos os presos à disposição da Justiça nestes municípios são recambiados para o Centro em Itaituba, com isso há uma superlotação”, informo.

O parlamentar destacou que além da superlotação, o Presídio fica localizado em área nobre da cidade. “Há 100 metros do Presídio existe uma creche que atende cerca de 350 crianças e que se acontecer uma fuga em massa estas crianças correm o risco de serem usadas como escudo humano pelos presos”, advertiu Peninha. 

Já ocorreram rebeliões, onde os fugitivos se esconderam nas casas dos moradores nas proximidades do Presídio. Este Presídio é uma ameaça para a população”, afirmou Peninha. 


Também o Edil disse que “outro grave problema que ocorre ali é as fossas sanitárias do Presídio, que de vez em quando enchem e transbordam para os esgotos da rua, espalhando mal cheiro, odor. Isto inclusive já denunciamos a direção do Presidio”. 

Quando o Governador do Pará era Simão Jatene, estive pessoalmente levando esta demanda para ele. Foi prometida a construção de um novo Presídio em Itaituba, porém, a área conseguida não ofereceu condições”, disse o Vereador. 

Agora, Peninha pediu para a Câmara Municipal de Itaituba encaminhar documento ao Governador Helder barbalho; ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Ualame Fialho Machado; e ao Secretário de Estado de Administração Penitenciária - SEAP, Dr. Jarbas Vasconcelos do Carmo, para ser construído em caráter de urgência, urgentíssimo um novo Presídio em Itaituba. 

Fonte: Portal Santarém 

___________

Ver. Peninha
Remendo RP - Parabéns ao Vereador Peninha por sua lucidez e trabalho em legislar em defesa do povo de Itaituba acionando o Poder Legislativo para oficializar documentação ao Governador do Estado e cúpula da Segurança Pública para a construção de uma nova casa prisional no municipio cuja abrigará a demanda dos municipios circunvizinhos. Alerto ao Vereador requerer junto ao CONTRIM ou Engenharia de trafego da Prefeitura que coloque na arteria que liga a Rodovia Transamazonica ao interior do Bairro da Liberdade (Rua do Presídio, uma unica mão de direção pois a artéria sempre está congestionada de tráfego intenso devido a movimentação da Administração do Presidio, dias de visitas, contatos de advogados e familiares e ainda ao movimento intenso da creche municipal.