A indignação é pelo fato da indígena Alessandra Korap se autodenominar “Liderança do Povo Munduruku”, mesmo não tendo autorização para falar pelo povo.
Alessandra Korap. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (19), data em que se comemora o Dia Nacional do Índio, o Representante da Etnia Munduruku e Presidente da Associação Indígena Pussuru, Francinildo Cosme Kaba Munduruku, emitiu uma Nota de Repúdio contra a indígena Alessandra Korap.

Segundo a nota, Alessandra Korap vem se apresentando como representante da etnia, mesmo não tendo autorização dos caciques para se autodenominar representante do povo Munduruku e nem falar por eles. De acordo com os Mundurukus, a indígena, que é ligada a ONGs internacionais, participou do programa "Encontro com Fátima Bernardes" nesta terça, e em rede nacional passou informações que, segundo a nota, não condizem com a verdade.

Foto: Reprodução
Leia a nota na íntegra:
 

Nós, indígenas da Etnia Mundurukus, representados legitimamente pelo Presidente da Associação Indígena Pussuru, FRANCINILDO COSME KABA MUNDURUKU, viemos através desta nota, manifestar nosso repúdio e desagravo contra a parente ALESSANDRA KORAP que se autodenomina de "Liderança do Povo Munduruku".

Alessandra não tem legitimidade para falar pelo Povo Munduruku, portanto as lideranças de nosso povo escolheu democraticamente este guerreiro para ser o representante para discutir os interesses de nosso povo.

A legitimidade de nosso nome será novamente revista em Assembleia Geral que acontecerá entre os dias 15 a 18 de maio, na Aldeia Katô, no município de Jacareacanga, no estado do Pará, momento em que participará todas as lideranças do Povo Munduruku, e é somente com autorização expressa por Assembleia Geral é que qualquer integrante da etnia pode se manifestar sobre assuntos que impactam os interesses de todo nosso povo.

Desta forma, na mesma assembleia geral a ALESSANDRA KORAP será ouvida e julgada pelos seus comportamentos inadequados perante seu povo.

Atenciosamente,
Jacareacanga/PA, 19 de abril de 2022.

FRANCINILDO COSME KABA MUNDURUKU
Presidente da Associação Indígena Pussuru

Fonte: Portal Giro