![]() |
Trabalho de grande importância em defesa dos criadores feito pela Sec de Agricultura |
JACAREACANGA (PA), 13.06.2022 - Com nítido interesse em levar os serviços de biotecnologia ao produtor do município que já conta com considerável rebanho bovino, para o devido enriquecimento genético, o Médico-Veterinário Odelizan Paixão que após seu tempo de academia, recolhimento e estudo sempre teve em mente retornar ao seu município de origem para aplicar seus conhecimentos profissionais, concorrendo com seu intento, após sua graduação participar de especializações, encontros, simpósios em sua área de atuação e nesse intento considerando que o município não existia um programa para a execução de inseminação artificial, resolveu aperfeiçoar-se na matéria para cumprir seu objetivo em contribuir de uma melhor forma com as necessidades existenciais em que sua profissão pudesse adequar-se e colocar seus conhecimentos para investir através da biotecnologia era um desafio de prevenir doenças do trato reprodutivo dos animais, identificar gestação, garantir diagnostico de doenças; porém, levar esses serviços ao produtor que nunca tinha visto, era um tanto desanimador, pois muitos desses criadores já se confinavam em suas zonas de conforto pois o trato que davam ao rebanho de forma rudimentar, concluíam já ser suficiente. Ledo engano!
As dúvidas com a introdução do novo, e sair da zona de conforto do trato com a questão, dificultavam o convencimento do produtor à investir na biotecnologia - diz o Veterinário Odelizan.
![]() |
O Secretário Mike Kirixi com o Medico Veterinário Odelizan |
Para superar as dificuldades em mostrar a importância de uma das especializações que reunia, Odelizan ofereceu-se ao Secretário Municipal de Agricultura do município Mike Kirixi para apresentar seu projeto. Dizia que desejava encontrar-se com Mike por ter outra mentalidade sobre a questão do "novo" já que seria Engenheiro Agrônomo e tratando-se de uma pessoa estudiosa, seria mais fácil mostrar seu projeto de que para uma pessoa que não tivesse o mínimo de conhecimento, e no encontro o Secretário demonstrou interesse em apoiar o projeto em beneficio da municipalidade produtora de leite e carne.
À convite do Instituto de Biodiversidade em Florestas da UFOPA, Odelizan participou de capacitação e maiores treinamentos sobre novas técnicas em área especifica de Inseminação Artificial ministrado por Kedson Alesaandri cujo detém o titulo de Mestre em Reprodução Animal - Doutorado em Pecuária Sustentável, onde aperfeiçoou-se após treinamento avançados na área de inseminação com a técnica de usar-se hormônios para induzir o cio e ovulação de vacas em datas programadas o que torna facilitado o controle do produtor de seu rebanho.
![]() |
Equipamento de ultrassonografia |
A partir do treinamento houve por parte do veterinário a necessidade de fazer investimento na aquisição de um aparelho de ultrasonografia e ainda de 250 doses de semem de comprovada procedência, para iniciar seu trabalho na região de Jacareacanga. -Fala o Veterinário que:
O equipamento de imagens não somente contribuirá com o trabalho de inseminação como também com o diagnóstico precoce de doenças ou problemas do trato geniturinário do animal que deverá ter uma resposta imediata através da aplicação de medicamentos adequados.
![]() |
Equipe técnica da Secretaria de Agricultura/PMJ |
O demonstração de seu projeto ao Secretário Mike Kirixi e sua equipe de campo, foi facilitado por seu nível de entendimento, que para garantir seus trabalhos profissionais o convidou para participar de sua equipe técnica devidamente contratado ao quadro de servidores da Secretaria e de pronto o Médico-Veterinário colocou à disposição de seu trabalho os sêmens de sua propriedade para doação aos produtores com menor poder aquisitivo e ficando como contrapartida dos beneficiários providenciarem a aquisição de hormônios e vacinas reprodutivas.
![]() |
Veterinário examinando um animal |
Fato é, que o Veterinário Odelizan somará enormemente nos trabalhos da Secretaria de Agricultura que hoje conta com um técnico habilitado em inseminação artificial e ainda mais que isso com um equipamento de ultrassom para diagnostico de doenças do trato reprodutivo do animal, além de diagnóstico de prenhês de bovinos e outros animais de produção.
Nossa equipe está percorrendo e visitando alguns produtores, para identificar as “fazendas satélites” já que muitos deles não tem estrutura para esse serviço. O público alvo de nosso trabalho são pequenos e médios produtores com aptidão leiteira e de corte - nossa intenção, prossegue Odelizan - É que nossos trabalhos atinjam até o mês de agosto os aldeamentos indigenas.
![]() |
Equipe da Secretaria em trabalho de campo |
0 Comentários