Foto: Divulgação

Jornalista Tom Phillips e indigenista Bruno Pereira já estão desaparecidos há dez dias

Um homem identificado como Oseney da Costa de Oliveira, 41 anos, mais conhecido como “Dos Santos” foi preso na tarde desta terça-feira, em mais uma ação da Polícia Federal, na investigação sobre o desaparecimento do jornalista inglês Tom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira.


“Dos Santos” é o segundo a ser preso depois do outro homem identificado como Amarildo da Costa de Oliveira, o “Pelado”, que continua sendo apontado como um dos envolvidos no desaparecimento do jornalista e do indigenista, quando ambos percorriam a Região do Vale do Javari no município de Atalaia do Norte, no último dia 5 de junho.


A Polícia Federal confirmou no começo da noite de hoje que “Dos Santos” e “Pelado” são irmãos e existem indícios sendo investigados, de que eles teriam atuado juntos nesse crime que continua tendo repercussão nacional e internacional em que existe uma força-tarefa envolvendo não apenas a Polícia Federal, mas também a Marinha, Exército e Aeronáutica.

 

O Governo do Amazonas também participa das investigações e buscas com equipes especiais da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, nestes 14 dias de força-tarefa na região do Vale do Javari, onde o jornalista Tom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, visitavam comunidades indígenas e foram vistos pela última vez.


Está confirmado que durante a prisão de “Dos Santos” os policiais federais apreenderam munições que no caso são cartuchos de espingarda de caça e um remo, objeto este que pode pertencer à embarcação em que Tom Phillips e Bruno Pereira utilizavam para viajar pelas comunidades da região do Vale do Javari para entrevistas e documentários.


Após a prisão de Oseney da Costa de Oliveira, o “Pelado”, segundo suspeito capturado durante a investigação desse caso, o Comitê de Crise que é coordenado pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas (SRPF/AM) e realiza a “Operação Javari”, emitiu uma nota com o seguinte teor:

 

PORTAL DO ZACARIAS 



Fotos: Divulgação