Grande parte da população local de Itaituba e região comumente escuta falar de PLG, referindo-se à garimpos, mas você sabe o que é uma PLG?

Publicado em 04/08/2021 às 08:59
Atualizado em 

Mayke Barreto - Geólogo, na Minerar Consultoria

Mayke Barreto - Geólogo, na Minerar Consultoria (Foto: Reprodução)

Uma PLG – Permissão de Lavra Garimpeira, é um tipo de regime de extração mineral outorgado pela ANM – Agência Nacional de Mineração (antigo DNPM, Departamento Nacional de Produção Mineral). A Permissão de Lavra Garimpeira ou apenas PLG é um regime de extração de substâncias minerais com aproveitamento imediato do jazimento mineral, ou seja, substâncias que, por sua natureza, pequeno volume e distribuição irregular, não justificam investimentos com trabalhos de pesquisa mineral.

Com quais minerais posso trabalhar em uma PLG?

São considerados como minerais garimpáveis o ouro, diamante, cassiterita, columbita, tantalita e outros tipos de ocorrências, que vierem a ser identificadas à critério da Agência Nacional de Mineração – ANM.

Onde posso minerar?

Com a identificação dos minerais garimpáveis, o interessado deverá delimitar a área pretendida e com o auxílio de um profissional técnico (Geólogo ou Engenheiro de Minas), verificar se a área encontra-se livre, ou seja, sem incidência de outros processos minerais na área de interesse, verificando também, se a mesma não encontra-se situada em áreas de bloqueios, como Parque Nacionais, Sítios Arqueológicos e Terras Indígenas.

________

Remendo RP -  Mesmo a presente matéria sendo postada em 04/08/2021, no Site https://itaituba.portaldacidade.com/noticias/papo-de-especialista/voce-sabe-o-que-e-uma-plg-permissao-de-lavra-garimpeira-3221 concluímos como muito interessante fazer nova postagem já que o município está vivendo uma historia de resistência à desmobilização do Garimpo na região, e a postagem é tão somente para nortear instrução e procedimento aos interessados.