CIDADE QUE ACOLHE E REJEITA
ACOLHE, POR SEU POVO HOSPITALEIRO
REJEITA, POR SUA GESTÃO TELEGUIADA E DECLINIO TOTAL NA ECONOMIA

JACAREACANGA (PA), 21.07.2022 - Recentemente em visita a Jacareacanga, tive a alegria em rever familiares e amigos das mais variadas matizes desde indígenas, a  empreendedores, profissionais liberais, servidores públicos,  comerciantes, comerciários,  políticos com e sem mandatoS e entre tantos,  alguns dos quais que  abundam na cidade, querendo passar de pato à ganso em projeção política entre esses tem aqueles que como Narciso, acham feio o que não é espelho, e se promovem nas redes sociais que avançam para o outdoor adversing.

Na curta mas, proveitosa visita, cuja permanência estendeu-se por uma semana, pude constatar sem sofisma, equivoco  ou reserva mental que o município encontra-se colocando seu povo na penúria  padecendo com a contestada Gestão  Valdo do Posto, e a indiferença,  impassividade, insensibilidade, negligência  da Câmara de Vereadores que estranhamente nada apura sobre denúncias que se acumulam no MP, como outras denúncias que já foram encaminhadas pelo SINTEPP diretamente ao Poder Legislativo, de pronta arquivadas e direcionadas para apuração  em outras instancias de controle externo  além de  denúncias feitas da Tribuna pelos Vereadores Xavier e Giovani Kabá contra o Prefeito Municipal Valdo do Posto,  que declararam do alto da Tribuna de Honra do Poder Legislativo,   e essas denúncias devem constar em desgravações  costumeiramente feitas, ja que ganharam o mundo através da web, degravações tais  nas sessões camerais, cujas afirmam que  determinado empresário de Itaituba "guia"  ou "conduz" o Prefeito em gestão paralela e que  Sua Excelência não pagava o abono salarial dos professores devido  pagar Notas Fiscais Frias, e para agravar a situação de prováveis desvios de recursos e de finalidades concorre para o empobrecimento miserável do município, agravado pelo bombardeio literal na economia  devido a desmobilização dos garimpos  criando condições para  reduzir o município à miséria; obrigando muitas famílias retornarem aos seus locais originários, devido o desvinculo de trabalho e a falta de produção de rendas para a manutenção digna de suas respectivas famílias. De uma economia efervescente e pujante, o município queda-se   em eminente risco  de entrar em colapso econômico total, e para tornar-se mais grave a situação, o provedor de 80% da economia local hoje em dia, inerte,  omissa e descompromissada que é a Prefeitura Municipal  não faz busca de investimentos para uma alternativa econômica,  e poderia conseguir neste ano de eleições em que  políticos vendem até a alma para  conseguir  capital politico, e mesmo assim nada parece ser apresentado às esferas Estadual e Federal  para substituir a economia da produção de ouro reduzida à cinzas, ao menos para minorar o sofrimento do povo mais carente de nossa cidade.

O VALDO É UM HOMEM BOM, TEM VONTADE DE REALIZAR MELHORIAS NA CIDADE, MAS NÃO TEM PULSO, É COMANDADO POR INTERESSES QUE SE CONFRONTAM COMO O PROGRESSO DA MUNICIPALIDADE

É fácil pressupor as razões e circunstâncias que fazem a sede do município sofrer com crônico problema de abastecimento de águas, em todos os seus bairros; como é fácil verificar   que mesmo com quase 18 milhões que o antecessor do Prefeito Valdo deixou nos cofres públicos que serviriam para o asfaltamento de algumas artérias da cidade e conclusão da construção do Hospital Municipal, pouca coisa aconteceu, pois somente uns 300 metros lineares de asfaltamento foi feito na Rua denominada Dos Alagados e sem a contenção e proteção de meios-fios e o Hospital Municipal encontra-se com suas obras inconclusas. Cadê a grana?

Vamos mostrar mais imagens que comentários, ja que uma imagem vale por mil palavras.

Imagem extraída da web

Muito justo dizer que o  Prefeito Valdo é bem intencionado e disso já cuidou o Vereador Xavier ao rogar da tribuna que determinado cidadão empresário de Itaituba estaria de forma negativa e oportunista interferindo na gestão municipal do Prefeito, rogando na ocasião o nobre edil, para "sumir" de perto do Prefeito (?)

Saia de perto do Prefeito Valdo, para que ele possa trabalhar por sua iniciativa e interesses em contribuir com o município, ja que é um homem bem intencionado. - Sic Ver. Xavier

Não bastasse a aniquilação e desmobilização dos garimpos da região que deixa o povo sem vínculo de trabalho, às portas da extrema pobreza, inúmeras situações de malversação de recursos na gestão redundam em graves denúncias que estão em apuração junto   ao MPPA e outras instâncias. Somente do administrador do RP, abaixo informa-se apenas algumas em apuração junto ao MPPA:

PROTOCOLO SIMP 000214-044/2022 – SOBRE PAGAMENTO DE NOTAS FISCAIS FRIAS PELO PREFEITO. FATO DENUNCIADO PELO PROPRIO PRESIDENTE DA CÂMARA QUE ESTRANHAMENTE NÃO DETERMINOU APURAÇÃO. MEDO, CONIVÊNCIA OU CALA-BOCA?

PROTOCOLO SIM 000142-044/2022 -SOBRE ABERTURA DE UMA VICINAL NO ESTADO DO AMAZONAS COM INOBSERVÂNCIA ÀS LEGISLAÇÕES QUE REGEM A MATÉRIA E SEM CAUTELAS ADMINISTRATIVAS PELA PREFEITURA.

PROTOCOLO SIMP 000168-044/2022 – SOBRE DENÚNCIA DO VEREADOR XAVIER DE INTROMISSÃO NA GESTÃO MUNICIPAL CITANDO NOMINALMENTE EMPRESÁRIO

PROTOCOLO SIMP 00163-044/2022 – SOBRE   PRECÁRIO TRANSPORTE DE PROFESSORES E INDIGFENAS JUNTO COM COMBUSTÍVEIS COLOCANDO EM RISCO DE ACIDENTE E MORTES PROFESSORES, E INDIGENAS, ENTRE ESSES CRIANÇAS E IDOSOS. ATÉ HOJE A QUESTÃO APESAR DE SER DE DOMINIO PÚBLICO A PERIGOSA IRREGULARIDADE, TUDO CONTINUA COMO ANTES.

PROTOCOLO SIMP 000182-044/2022 – SOBRE RECUPERAÇÃO DE UM TRATOR AGRICOLA – PAGO OS TRABALHOS PARA RECUPERAÇÃO E SERVIÇO NÃO REALIZADO.

PROTOCOLO SIM 000129-044/2022 – SOBRE  SUBSTITUIÇÃO LEGAL DO PREFEITO AUSENTE DO MUNICIPIO QUE ESTANDO FORA DOS LIMITES TERRITORIAIS DO MUNICIPIO A PREFEITURA NÃO TEVE LEGALMENTE CONSTITUIDO UM SUBSTITUTO VEZ QUE TANTO O VICE E PRESIDENTE DO PODER LEGISLATIVO ESTAVAM AUSENTES, IMPEDINDO QUE O POVO TIVESSE ACESSO A UMA AUTORIDADE CONSTITUIDA NA PREFEITURA.

PROTOCOLO SIM 000336-044/2022 - SOBRE ILEGALIDADE CONSTITUCIONAL DE SE PAGAR OS PROFESSORES ABAIXO DO ÍNDICE DETERMINADO PELO GOVERNO FEDERAL

Avante na matéria em manter informado o amigo leitor, parabéns ao Prefeito, por tornar mais bonita a fachada do Paço Municipal que parecia a entrada de um presídio e foi revitalizada; verdade se registre  que apesar da periferia se encontrar com monturos de sujeiras, a parte do bairro central encontra-se atualmente experimentando certo cuidado, muito embora sem determinada colaboração da população, já que para se pintar um cenário sempre desolador joga seus lixos no meio das vias públicas, se justificando que é devido não haver coleta regular de lixos, que ocorre em dias irregulares ao calendário.

Diante das mazelas que se apresentam em consequência da gestão da PMJ comprometida por ações distorcidas de suas  obrigações constitucionais  e legais, em que severas denúncias são feitas inclusive junto ao Poder Legislativo, a pancada vem sobre o povo senão vejamos:

SISTEMA VIÁRIO COMPROMETIDO

Com locais de fluxo de veículos e pessoas que em certos trechos dificultam a passagem de carros e pedestres devido monturos de lixos, carcaças de carros, sobras de materiais de construções e calçadas para transeuntes ocupadas na zona comercial por  exposição de materiais para venda fazendo o povo andar em perigo no meio das ruas, ao que parece o código de postura do município foi perdido.

Pouco mais de 300 metros de via pública asfaltada  sem margem de proteção como
sarjetas para se escoar águas servidas e de chuvas

RUAS SEM PAVIMENTAÇÃO E ESBURACADAS

Esburacadas , alagadas com as chuvas ou um inferno de poeira na estiagem. Assim encontram-se as ruas  onde  a IRA (INFECÇÃO RESPIRATÓRIA AGUDA) com IRA, com perdão da redundância, ataca a população principalmente infantil e adolescente. Até carros-pipas que amenizavam os problemas em  ocasiões de intensa poeira, estão sendo economizados seus deslocamentos para a ação de aguar as vias públicas, talvez por necessidade de abastecimento, já que o que se diz nas ruas, vielas e becos, que  questão relacionada a combustíveis só se atende com ordem expressa do comando de Itaituba. Égua já!!!

PRAÇA DE ESPORTES DE ENTRETENIMENTO E LAZER - VIVA A DELINQUÊNCIA!

Principal cartão postal de Jacareacanga - Praça de Esportes


A Praça de Esportes de Jacareacanga, composta de vasta área de lazer e passeio, com  quadras de esportes, anfiteatro e campo para a pratica de exercício físicos e futebol além de outras atividades esportivas, circundada por uma  pista para caminhantes em exercícios físicos destinada ao lazer e entretenimento, local de encontro da família Jacareacanguense, antes com grande número de crianças e adolescentes em atividades físicas dos educandários de ensino da cidade em que   se divertiam por toda a extensão do principal logradouro público da cidade destinado à concentração de pessoas em momentos de ócio e lazer, celebrando a fraternidade, hoje cedeu espaço para ponto de encontro de acerto de contas, com incontáveis assassinatos, assaltos, roubos, disseminação de entorpecentes e prática de vias de fatos entre a população adulta marginal, que proliferam no local tirando o direito de ir e vir  das pessoas de bem.

A cada dia que passa a Praça de Esportes continuamente é invadida por um público diferente daquele que dia e  inicio da noite tomava conta do local. Saíram os jovens esportistas que passam boa parte do dia e da noite praticando futebol de campo,  salão e caminhadas,  para ceder lugar a bebedores, viciados, criminosos desde o inicio da noite, nos bares e similares que circundam a Praça de Esportes. Onde ja se viu e é um contrassenso um local para o entretenimento e repouso da família, que congrega crianças adolescentes adultos e idosos, se misturarem com espaços destinados unicamente a servir bebidas, jogos de azar e que flagrantemente proliferam escórias da sociedade?

Imagem contraditória - Um brinquedo para diversão para a criançada sendo
 armado em frente de uma casa que comercializa bebidas alcoólicas 

MEU AMIGO, TENHO FILHOS ADSOLESCENTES E UMA CRIANÇA, MAS JAMAIS LEVO OS MESMOS PARA PASSEAR NA PRAÇA...AQUILO É UM PERIGO! - Reporta-se uma dona de casa Roberta Madysa

Mal cuidada, pouco policiada, com sua estrutura de conforto e lazer comprometida por aparelhos de exercícios físicos na Academia de Saúde carcomidos, enferrujados, e danificados totalmente inservíveis sua utilização, e com o espaço administrativo e sanitários sem manutenção e uso assim compõe um cenário assustador a ACADEMIA DE SAÚDE ao lado do Campo de Futebol,  que apesar do intenso inverno do qual saímos à pouco o estado do gramado impede uma regular pratica da modalidade esportiva.




Academia de Saúde


Campo inadequado para a prática de um bom futebol que sempre
caracterizou os atletas de Jacareacanga

Partes integrantes do Cartão Postal principal da cidade

Passeando pelo vasto logradouro público que é o cartão de visitas  das pessoas que chegam à sede do município, pode-se contemplar a falta de cuidado na única praça que se tem na cidade, com quiosques sem manutenção, pichados, em destruição contínua, com passeios quebrados com lixos esparsos que mostram de forma  decidida a falta  de coragem e de recursos financeiros para recuperar o principal logradouro público da cidade. Dinheiro existe, muito embora a destinação para aplicação do Prefeito que é o principal Ordenador de Despesas do município, para que possa ordenar a despesa de recuperação tem que pedir e receber autorização de seu ungido para as brenhas de Itaituba.

Ao lado da Praça, monumento ao abandono

Nossa Academia de Saúde  cuidado com o tétano!



Calçamento e quiosque sem recuperação

Eis a forma de situar a real situação da única Praça de Esportes e lazer do município que tem ao redor de seu grande espaço totalmente circundada por casas noturnas para vendas de bebidas alcoólicas e  jogatina de bilhar

JACAREACANGA, CIDADE ONDE O SAGRADO E O PROFANO SE MISTURAM - É A PELEJA DO DIABO COM O DONO DO CÉU - O BEM VENCERÁ!

Proximidade da praça com a Igreja Cristã - pouco menos de 10 metros

Ainda sobre a praça, Cartão Postal da cidade, considerando  que a farta disseminação de bebidas alcoólicas é proibida para menores como também jogatina, seria fácil um atuante Vereador do município elaborar  EM DEFESA DA POPULAÇÃO um projeto de Lei que proibisse terminantemente a Prefeitura fazer concessão de Alvará de funcionamento para o comercio  e disseminação de bebidas alcoólicas e jogos de bilhar nas cercanias da Praça de Esportes. 

Pouca distância, mas na área de influência da praça  cerca de 20  a 30 metros, cercadas de ambientes de diversão noturna foram erigidas originalmente em espaço adequado, dois Templos Evangélicos, Igreja Cristã do Brasil e Igreja Quadrangular    que desenvolvem ações de inclusão social fazendo conversão ao Cristianismo, cujos seus membros suportam em seus costumeiros cultos a zoada de sons de bregas acima de decibéis recomendados por organismos ambientais. Já ocorreram diversos assédios de beberrões em fiéis principalmente da Igreja Quadrangular quando do retorno dos cultos que faz-se necessário passar pela Praça de Esportes  Cristina Ribeiro.  Como disse, somente em Jacareacanga o Sagrado e o profano caminham parelhos. -Que contraste! Bares próximo de Igrejas!

Também no inicio da Praça de Esportes temos uma das principais vias  que fica por trás do Poder Judiciário, e em sua extensão a Câmara de Vereadores, o  Colégio Estadual, Secretaria de Ação Social, a Casa do Prefeito, onde situava-se também o Ministério Público do Estado em Jacareacanga, na Rua Joana da Costa Barroso, que na verdade poucos sabem o nome da via pública, sendo a mesma vulgarmente conhecida como Rua dos Cabarés  devido  à concentração de lupanares na sobredita avenida, densamente habitada por numerosas famílias, como Puxa-Faca, Bar da Helena, Agarradinho... alguns ja mudaram de nome e proprietário, mas vivem em função do comercio de bebidas nessa antiga e e atual zona do baixo meretrício.  Existindo outros bares e similares um pouco mais discretos.

É fácil se justificar seus funcionamentos em meio a  importantes  instituições que servem para solidificar o Estado Democrático de Direito, no local. Todos tem concessão de Alvará para funcionamento. Surge o fio da meada que mostra mais um desserviço da Gestão Valdo em desfavor da municipalidade.

O IMPONENTE GINÁSIO POLIESPORTIVO MUNICIPAL RAIMUNDO QUEIRÓZ, ÀS BARATAS

Falar o que mesmo, se imagens falam mais que palavras?
Estão fazendo lembrar através de mensagens telefônicas  para incluir na postagem a situação precária em que se encontra a quadra aberta da Praça que está em ruínas...


TODO MUNDO ODEIA O CRIS

OBERVAÇÃO

Em matéria oportuna nos reportaremos sobre as acomodações políticas para se fazer o próximo presidente do Poder Legislativo que já começa a ser tecida a rede de intrigas em um fogo-amigo que vai sair tiro para todo  lado...

Também estamos coletando de um informante, com os queixos duros,  material probatório para falar um pouco de um espaço (edícula) alugado para uma noite de orgia por políticos de Jacareacanga em Itaituba, comemorando o que mesmo não se sabe!