JACAREACANGA(PA), 01.07.2022 - A Força Nacional dia 28 próximo passado, com aparato em transporte, homens, equipamentos em armamentos letais de de efeito moral tornaram a fazer investidas na Terra Munduruku para sufocar de vez a garimpagem tida e havida como ilegal, ocasião em que um vídeo e imagens fotográficas do local às proximidades da Aldeia Biribá do Rio Kabitutu um afluente do Rio Tapajós, exibe de forma clara e decidida a onda destrutiva que assolou o local com a pronta intervenção da Força Nacional reduzindo à cinzas e ferros retorcidos o que antes tratavam-se de maquinas e equipamentos para suporte à atividade garimpeira.
Depois de consumado a missão de desmobilização das atividades alguns integrantes repressores, justificavam o ato, atribuindo às Organizações Não Governamentais (ONGs) seus retornos à operação.
...né?! Os gringos estão lá cobrando o Brasil por tá todo destruído. Aumentou em mais de 300 as áreas de garimpos nas Terras Indígenas, nesse Governo...agora Ele quer que dê resultado. ...."trecho inaudível"... Tá bom senhores e senhoras? podemos? ... então... bora! ...."trecho inaudível"... aqui não tem acordo, nosso chefe mandou pra gente fazer a missão, Se a gente voltar aqui e ver que voces continuaram...
A atividade ora debelada e reduzida à escombros era exclusivamente de indígenas sem a participação de "brancos" e pertencia ao indígena Arlindo Kabá Munduruku que sairá de cena de uma atividade produtiva que dava sustentação e manutenção com dignidade à sua família, além de várias outras famílias indígenas que tinham seus mantenedores trabalhando e ganhando o pão no trabalho, para mendigar o pão junto aos políticos de plantão pra irem sobrevivendo. -Que dignidade!
Ate hoje nem o município criou um plano de alternativa econômica para submeter às autoridades federais sua atenção e financiamento com a suspensão da garimpagem, e nem o contestado Governador do Estado se mexe para aplacar ou minorar o sofrimento causado pelo enorme desastre social que a desmobilização da atividade provocou e estranhamente cala-se criminosamente devido sua omissão em nem reportar-se sobre o assunto, como nem adotar medidas mínimas de alternativas econômicas, sabendo que milhares de pessoas encontram-se à deriva sem poder assistir suas proles.
O Art 231 da Carta Magna da nação diz:
São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
0 Comentários