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Domingo, 15 de Junho de 2025
DESAPARECIDOS EM AÇÃO - A TRAGÉDIA QUE MATOU CABEÇA E MAMÁ (WILLIAM BORGES DO VALE)

ACIDENTE
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DESAPARECIDOS EM AÇÃO - A TRAGÉDIA QUE MATOU CABEÇA E MAMÁ (WILLIAM BORGES DO VALE)

À pedidos repostamos a matéria sobre o acidente envolvendo o Cabeça e Mamá publicada em 6 de fevereiro de 2010

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DESAPARECIDOS EM AÇÃO!

Walter Azevedo TertulinoFevereiro 06, 2010

Garimpo do Penedo, na calha do Tapajós

Itaituba - Um verdadeiro eldorado transformou-se Itaituba com a corrida do ouro no vale do Tapajós com seu ápice de produção ocorrendo na década de 80, onde o aeroporto de Itaituba, em virtude  da muito produtiva  região aurífera do Tapajós  registrar uma média diária de 400 pousos e decolagens, representando um movimento anual de 80.000 pousos e decolagens/ano. Nessa época, o mesmo foi considerado o 3º aeródromo mais movimentado do mundo.Algumas curiosidades que se registra dentre tantas ocorreu em 1983 em que, devido ao intenso movimento e a ausência de uma Torre de controle de trafego aéreo um monomotor pousou em cima de outro.

Em 1.994 já no declínio da produção um Cessna 402 da Empresa de Taxi Aéreo Kovacs após ter decolado, perdeu o controle,  colidindo em consequencia com a superfície de uma lagoa, distante cerca de uma milha da cabeceira da pista . A aeronave sofreu perda total e o co-piloto e dois passageiros faleceram no local, por afogamento, após abandonarem a aeronave.

Incontáveis acidentes ceifaram a vida de muitas pessoas entre esses os pilotos, que cruzavam a Amazônia e principalmente a região   do Vale do Tapajós transportando, garimpeiros, víveres, bebidas, vendedores de medicamentos que eram tidos como doutores, macumbeiros que alguns iam buscar em Codó/Ma para mostrar através de charlatanismo onde o jazimento era mais favorável para a cata do ouro, prostitutas para as horas de lazer, cozinheiras, para a confecção da comida e que muitas vezes achavam seu dono  e protetor  nos braços e afagos de um balseiro bamburrado. Nesse cenário entravam nos garimpos aventureiros, que topavam qualquer parada, como vendedores de balas calibre 38, 765 e cartucho 20 e 12 para escopetas,  matadores de aluguel que matavam por um punhado de ouro, ou até uma pepita que passasse de 80 gramas.Quando os opostos se atraiam como a formosura de uma mulher, o entorpecimento do uisque barato vendido caro,  umas tragadas no tarugo de  marijuana,  e ainda um garimpeiro com um trezoitão à cintura, evacorado, escorneadohumilhado, sacaneado pela kenga,  quase sempre a noitada produzia duelos, emboscadas, e muitas mortes na currutela. um, dois, três, quatro ou mais dançavam a dança macabra da velha do cutelo. Esses seres que exageravam em não dar valor à vida em busca do bamburro, extravasavam nas orgias e alegria nos cabarés ou puteiros, logo, passariam a repousar eternamente em uma  cova rasa nos garimpos do Tapajós. alguns ficavam insepultos, jogados no ermo, outros que eram sepultados em rede, eram os que  tinham amigos parentes, ou socios influentes nas redondezas.Os comandantes Clódison, Pedro Mucura, Pedrinho, Darcy, Dentinho, Pombo, Guara, Levindo,  Augusto CercassimJoseval,  e Eduardo Augusto, esse bem mais recente, dentre muitos outros aeronautas perderam suas vidas ousando em voos com mal tempo, panes mecânicas, manutenção precária, voos cegos haja vista  a inexistencia no Brasil do GPS, ainda navegação complcada  pelo excesso do tráfego aéreo, excesso de peso nos aviões o que caracterizava imprudencia, para se ganhar mais dinheiro. Várias  famílias perderam parentes e amigos nessa árdua e dificil, quase mpossivel missão. Somente filhos a Dona Carmina Borges do Vale, que por seu caráter de mulher decidida um pouco brava, "Carinhosamente" chamada de Carmansa,  perdeu o dois filhos, Clódison na década de 70 e William “Mamá” no pool da produção do ouro.  Mamá que tinha um relacionamento fraternal forte comigo, morreu de forma trágica no garimpo do Porto Rico no baixão Francisco Gomes/Nova Brasilia, ocasião em que  acompanhava no avião, seu socio  tambem piloto  “Cabeça” Aldecy Queiroz. O sinistro  aconteceu momentos depois da decolagem para Santarém no momento em que levavam consigo de carona um garimpeiro acometido de malária. Para não deixarem o homem que agonizava em febre na beira da pista morrer à míngua, resolveram revelando sólida formação humanitária levá-lo ao menos para morrer com dignidade em um hospital de  Santarém; quando decolaram o bimotor,  subitamente o enfermo, acometido de alucinações muito provavelmente pela forte febre e debilidade mental provocada pela doença atacou os dois aeronautas que não conseguiriam impedir as agressões do homem enlouquecido ja que estavam em operação de subida/decolagem, e perdendo o controle, a aeronave precipitou-se  ao  solo., causando morte  instantanea nos pilotos. As pessoas que transitavam pela pista  assistindo a decolagem  do avião, antes desse  desaparecer no horizonte, presenciaram uma cena trágica, subitamente a aeronave perdendo altitude  choca-se ao solo em meio a forte estrondo, nesse instante muitos pessoas em  Jeeps do Garimpeiro Chico Aracati foram para onde deu-se o sinistro, e presumiram o que teria acontecido, pois os dois pilotos segundo se comenta não seguiram a recomendação de uma "Enfermeira de garimpo" que orientou levarem o doente amarrado ja que estaria delirando. O desespero das pessoas que presenciaram o desastre ao verem os corpos inertes dos pilotos destroçados; acometidos de revolta incontida, conforme registra  depoimentos dos que assistiram a cena chocante, vendo o débil mental, ileso, sair dos escombros, julgando que fora o causador da tragédia  executaram-no à bala.

William Borges do Vale

Alguns dias antes da tragédia que causou comoção no garimpo, Jacareacanga e Itaituba, me encontrei em Porto Rico, com meu amigo Mamá, quando tive que ir àquele garimpo comprar ouro para complementar uma quota que deveria ser levada para São Paulo para  a Purimil e  Zé Arara com urgência, e batendo um papo com aquela incrível figura humana que estava baseado no garimpo, pude ouvir de  seu  apurado humor na ocasião em que ao passavamos por um pequeno cemitério à beira da pista, ele olhando por toda a pequena extensão do Campo Santo que era cercado por arames farpado, gracejando como era sempre seu caráter de homem alegre e de bem com a vida disse-me apontando para o cercado, - sabe como esse negocio se chama? E respondeu: Curral de prender velhacos. Quem entra aí ta fritoPouco dias depois William Borges do Vale o Mamá, aumentou a estatística das pessoas que sucumbiram nos garimpos da região atrás da projeção e compensação, tendo sido  mais um desaparecido em ação.

Cmte Thiago, filho do Nôco

Os dias que antecederam sua morte, Mamá encontrava-se eufórico pois tinha comprado seu primeiro carro e  importado (Miúra) e que naqueles dias iria em Belém para ver sua máquina.William Borges do Vale, Mamá,  era filho de Carmina e Antão, e irmão dos pilotos, Clodison (Falecido) Clinger (ET) BidúPregoKilmeNôcoThiago(Foto menor)   filho caçula de Nôco  já enceta seus primeiros vôos para prosseguir com o legado dos Borges do Vale.A maioria dos aeronautas que tiveram sorte em salvar suas vidas em desastres  de avião na região ficaram com sérias sequelas, caso dos comandantes, Dimas Santiago, Wanderly Tertulino e outros que vieram do sul em busca de riqueza na amazônia.

Alguns comentários produzido com a postagem da matéria  em Fevereiro 06, 2010

Lúcio Freire disse…Walter, parabéns pela matéria, realmente fantástica. Gostei, especialmente de ver a foto do William, amigo com quem estudei lado a lado, aprendendo a escrever as primeiras palavras em 1967. Realmente você deu um show. Muito obrigado.

 J.Soares - Uberaba disse…domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 12:28:00 BRTSinceramente uma matéria feita com doçura, recheada de emoção, uma das melhores que vive editadas por Blog. Morei em Itaituba quando fui militar da ativa no 53º BIS, e ainda conseguir ver o movimento dos Garimpos. A Matéria em sí deveria ser repassada para os jornais escritos ou revistas, para que todos conhecessem melhor a emoção que foi a vida desses loucos pilotos e de todo um movimento em busca do ouro.Interessante as fotos, e incrivel e emotiva a narrativa.Parabes.

Ruth hugger disse…Fui às lagrimas e li e reli a postagem para matar a saudade que sinto de Itaituba e daquela confusão que era o movimento de aviões quando morei com minha familia naquela cidade. Hoje moro em Araçatuba e vendo imagens, nomes de pessoas queridas e que morreram me emocionei, e sinceramente deve ter emocionado muita gente que leu ou irá ler. Meu esposo tambem fez parte dessa legião de anjos que cruzaram os ares da amazônia. Tempos depois de voltarmos ocorreu minha separação, e ele sofreu um acidente de carro na dutra faleceu. Me lembro bem da Dona Carmina, Fátima do Peralta, e dos irmãos dela.

Kaetano disse… domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 23:58:00 BRT Excelente matéria. Parabéns Tertulino Muito interessante essa matéria..Bom relembrar as histórias dos tempos áureos de nossa cidade..Que vc continue postando essas e outras histórias de nossa cidade no blogParabéns...

Anônimo disse…segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 às 11:01:00 Otima matéria. Assunto, narrativa identificação com a narrativa. Muito boa nota 10

Unknown disse…quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 Alguem Conhece um senhor chamado Antonio Cardoso Bezerra, conhecido como cabeludo! foi trabalhar em um garimpo em itaituba em 1971, ele é de sao paulo do potengi/rn e meu avô!que souber algo comunique pelo: iulle_b@hotmail.com Agradeço!

LAURO CERQUEIRA disse…domingo, 7 de março de 2010 às 00:16:00 Walter, um amigo que nas horas incertas acerta o alvo, essa homenagem me fez lembrar quando iamos a cabeceira do trapiche fazer seresta, e em outras ocasiões, como foi o caso do Clodison, que dias antes passou por nossa casa em Santarém, poxa meu amigo foi doloroso pra nós em especial para meus pais, os saudosos Lázaro e Consolo Cerqueira, que se chorou demais, assim também como foi o Mamá, poxa um cara que deixou muitas lembranças, e foram esses que marcou a vida de nossa familia pelo laços de amizades que tinhamos, mais valeu meus parabéns que Deus te abençoe e te ilumine nesse nossa caminhada, um abração e fica com Deus, do amigo

Darte Vasques disse…Prezado Walter Tertulino, É magnifica sua matéria. Sou editor-chefe do Jornal de Santarém e gostaria de entrar em contato com você. Atenciosamente Darte Vasques  

BRT  disse…Conheci pessoalmente mama piloto Cmte, pessoa de bem com a vida sempre alegre nunca vi mama ofender ninguém e otimista, minhas lembranças de mama e pra sempre abraço a todos seus queridos irmãos e amigos de mama.

Unknown disse…terça-feira, 25 de dezembro de 2018 às 17:34:00 BRT Conheci pessoalmente mama piloto Cmte, pessoa de bem com a vida sempre alegre nunca vi mama ofender ninguém e otimista,minhas lembranças de mama e pra sempre abraço a todos seus queridos irmãos e amigos de mama.terça-feira, 25 de dezembro de 2018 às 17:34:00 BRT 

Obs. Depois da Morte de William (Mamá) Borges do Vale, antes  faleceu seu irmão biológicos, Clódison (acidente de avião) depois  da morte de Mamá, faleceram Kilme (causas  naturais)   Nôco (acidente de avião), Thiago filho do Nôco (Acidente de carro)

 

HOMENAGENS DE MINHA LAVRA   AO MEU QUERIDO AMIGO E IRMÃO NÔCO  E SOBRINHO THIAGO, OCASIÃO EM QUE FORAM EXALTADOS AO ETERNO.

AO ETERNO COMANDANTE 
 
O FUNERAL...
A familia desolada
A viúva inconsolada
Os amigos se perguntando,
porque isso aconteceu?
A sogra sofrendo como uma mãe
que perde seu filho querido
O sogro que perde o filho guerreiro
...e eu bem alí decifrando a vida perdida.
 
NO FUNERAL...
O vento sopra mais forte
O semblante de todos está pesado
Com o coração amargurado
O ambiente é de morte sofrida
...e eu bem ali com a alma comovida.
 
O SEPULTAMENTO...
Afloraram emoções
quando esquadrilha de aviões
homenageiam o Comandante morto
em voos rasantes...
nada mais é como  antes
homenagem mais que justa
...e eu estava alí chorando lagrimas sentidas
 
O ULTIMO VOO...
Em sofrimento novo
faça ao ceu, Comandante Noco
seu mais belo, longo e derradeiro voo
...e eu estava alí onde ninguem vi sorrir
Só choravam,
só sofriam.
...e eu bem ali... fartas lágrimas nos olhos
só chorava, muito sofria.
___________
(*) - A presente poesia está publicada no Blog Rastilho de Polvora
 
 
 
SALVE THIAGO!!!
 
Voce se foi
Oh meu querido combatente de toda prova
Ao te chamarem de Macuxi
Eu me danava divertidamente a sorrir
Ate que parecia...
Te tirava, gozava e insistia a rir...
De Porva te chamarem, nem sei o por quê
Aceitava pois esse codinome devias fazer por merecer...
...em quase tudo concordava com você,
que era um bom menino rebelde
Mas rebelde, da senda do bem e da lei
Por isso a Arte Real te recebeu na qualidade de Demoley
 
Só que resisto em aceitar o epilogo de tua vida
Já que sem querer talvez
Provocaste em todos nós profunda ferida
Cicatriz que não sara,
Ferida no coração com profunda chaga
E abandonaste nosso jornada... por nada! Nada?
 
Vem em sonhos nos contar
Nosso grande comandante aviador
Ficamos sempre introspectos a cismar
Curtindo profunda saudade com dor
Aqui na terra o nosso elo se rompeu
E alguns em devaneios dizem que foi o Noco que te chamou...
 
Fala com Deus ai por nos
Pois sei que aqui vivemos ao leu
Mas preferimos dessa forma mesmo
Pra perpetuar tuas ideias em baixo do ceu
Roga por nós meu sobrinho pela paz, saúde e progresso
Nesse momento e nesta hora  da minha poesia inexata
O Wandelmo ainda sofre muito
Defende ele pra Deus... faz ai uma capa!
 
"Verba volant; scripta manent"
“A DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA CERTA E A PALAVRA QUASE CERTA, É A DIFERENÇA ENTRE O RELAMPAGO E O VAGALUME"
FONTE/CRÉDITOS: wat/rp
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): wat/rp
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