DESAPARECIDOS EM AÇÃO!
Walter Azevedo TertulinoFevereiro 06, 2010
Garimpo do Penedo, na calha do Tapajós
Itaituba - Um verdadeiro eldorado transformou-se Itaituba com a corrida do ouro no vale do Tapajós com seu ápice de produção ocorrendo na década de 80, onde o aeroporto de Itaituba, em virtude da muito produtiva região aurífera do Tapajós registrar uma média diária de 400 pousos e decolagens, representando um movimento anual de 80.000 pousos e decolagens/ano. Nessa época, o mesmo foi considerado o 3º aeródromo mais movimentado do mundo.Algumas curiosidades que se registra dentre tantas ocorreu em 1983 em que, devido ao intenso movimento e a ausência de uma Torre de controle de trafego aéreo um monomotor pousou em cima de outro.
Em 1.994 já no declínio da produção um Cessna 402 da Empresa de Taxi Aéreo Kovacs após ter decolado, perdeu o controle, colidindo em consequencia com a superfície de uma lagoa, distante cerca de uma milha da cabeceira da pista . A aeronave sofreu perda total e o co-piloto e dois passageiros faleceram no local, por afogamento, após abandonarem a aeronave.
Incontáveis acidentes ceifaram a vida de muitas pessoas entre esses os pilotos, que cruzavam a Amazônia e principalmente a região do Vale do Tapajós transportando, garimpeiros, víveres, bebidas, vendedores de medicamentos que eram tidos como doutores, macumbeiros que alguns iam buscar em Codó/Ma para mostrar através de charlatanismo onde o jazimento era mais favorável para a cata do ouro, prostitutas para as horas de lazer, cozinheiras, para a confecção da comida e que muitas vezes achavam seu dono e protetor nos braços e afagos de um balseiro bamburrado. Nesse cenário entravam nos garimpos aventureiros, que topavam qualquer parada, como vendedores de balas calibre 38, 765 e cartucho 20 e 12 para escopetas, matadores de aluguel que matavam por um punhado de ouro, ou até uma pepita que passasse de 80 gramas.Quando os opostos se atraiam como a formosura de uma mulher, o entorpecimento do uisque barato vendido caro, umas tragadas no tarugo de marijuana, e ainda um garimpeiro com um trezoitão à cintura, evacorado, escorneado, humilhado, sacaneado pela kenga, quase sempre a noitada produzia duelos, emboscadas, e muitas mortes na currutela. um, dois, três, quatro ou mais dançavam a dança macabra da velha do cutelo. Esses seres que exageravam em não dar valor à vida em busca do bamburro, extravasavam nas orgias e alegria nos cabarés ou puteiros, logo, passariam a repousar eternamente em uma cova rasa nos garimpos do Tapajós. alguns ficavam insepultos, jogados no ermo, outros que eram sepultados em rede, eram os que tinham amigos parentes, ou socios influentes nas redondezas.Os comandantes Clódison, Pedro Mucura, Pedrinho, Darcy, Dentinho, Pombo, Guara, Levindo, Augusto Cercassim, Joseval, e Eduardo Augusto, esse bem mais recente, dentre muitos outros aeronautas perderam suas vidas ousando em voos com mal tempo, panes mecânicas, manutenção precária, voos cegos haja vista a inexistencia no Brasil do GPS, ainda navegação complcada pelo excesso do tráfego aéreo, excesso de peso nos aviões o que caracterizava imprudencia, para se ganhar mais dinheiro. Várias famílias perderam parentes e amigos nessa árdua e dificil, quase mpossivel missão. Somente filhos a Dona Carmina Borges do Vale, que por seu caráter de mulher decidida um pouco brava, "Carinhosamente" chamada de Carmansa, perdeu o dois filhos, Clódison na década de 70 e William “Mamá” no pool da produção do ouro. Mamá que tinha um relacionamento fraternal forte comigo, morreu de forma trágica no garimpo do Porto Rico no baixão Francisco Gomes/Nova Brasilia, ocasião em que acompanhava no avião, seu socio tambem piloto “Cabeça” Aldecy Queiroz. O sinistro aconteceu momentos depois da decolagem para Santarém no momento em que levavam consigo de carona um garimpeiro acometido de malária. Para não deixarem o homem que agonizava em febre na beira da pista morrer à míngua, resolveram revelando sólida formação humanitária levá-lo ao menos para morrer com dignidade em um hospital de Santarém; quando decolaram o bimotor, subitamente o enfermo, acometido de alucinações muito provavelmente pela forte febre e debilidade mental provocada pela doença atacou os dois aeronautas que não conseguiriam impedir as agressões do homem enlouquecido ja que estavam em operação de subida/decolagem, e perdendo o controle, a aeronave precipitou-se ao solo., causando morte instantanea nos pilotos. As pessoas que transitavam pela pista assistindo a decolagem do avião, antes desse desaparecer no horizonte, presenciaram uma cena trágica, subitamente a aeronave perdendo altitude choca-se ao solo em meio a forte estrondo, nesse instante muitos pessoas em Jeeps do Garimpeiro Chico Aracati foram para onde deu-se o sinistro, e presumiram o que teria acontecido, pois os dois pilotos segundo se comenta não seguiram a recomendação de uma "Enfermeira de garimpo" que orientou levarem o doente amarrado ja que estaria delirando. O desespero das pessoas que presenciaram o desastre ao verem os corpos inertes dos pilotos destroçados; acometidos de revolta incontida, conforme registra depoimentos dos que assistiram a cena chocante, vendo o débil mental, ileso, sair dos escombros, julgando que fora o causador da tragédia executaram-no à bala.
William Borges do Vale
Alguns dias antes da tragédia que causou comoção no garimpo, Jacareacanga e Itaituba, me encontrei em Porto Rico, com meu amigo Mamá, quando tive que ir àquele garimpo comprar ouro para complementar uma quota que deveria ser levada para São Paulo para a Purimil e Zé Arara com urgência, e batendo um papo com aquela incrível figura humana que estava baseado no garimpo, pude ouvir de seu apurado humor na ocasião em que ao passavamos por um pequeno cemitério à beira da pista, ele olhando por toda a pequena extensão do Campo Santo que era cercado por arames farpado, gracejando como era sempre seu caráter de homem alegre e de bem com a vida disse-me apontando para o cercado, - sabe como esse negocio se chama? E respondeu: Curral de prender velhacos. Quem entra aí ta frito. Pouco dias depois William Borges do Vale o Mamá, aumentou a estatística das pessoas que sucumbiram nos garimpos da região atrás da projeção e compensação, tendo sido mais um desaparecido em ação.
Cmte Thiago, filho do Nôco
Os dias que antecederam sua morte, Mamá encontrava-se eufórico pois tinha comprado seu primeiro carro e importado (Miúra) e que naqueles dias iria em Belém para ver sua máquina.William Borges do Vale, Mamá, era filho de Carmina e Antão, e irmão dos pilotos, Clodison (Falecido) Clinger (ET) Bidú, Prego, Kilme, Nôco. Thiago, (Foto menor) filho caçula de Nôco já enceta seus primeiros vôos para prosseguir com o legado dos Borges do Vale.A maioria dos aeronautas que tiveram sorte em salvar suas vidas em desastres de avião na região ficaram com sérias sequelas, caso dos comandantes, Dimas Santiago, Wanderly Tertulino e outros que vieram do sul em busca de riqueza na amazônia.
Alguns comentários produzido com a postagem da matéria em Fevereiro 06, 2010
Lúcio Freire disse…Walter, parabéns pela matéria, realmente fantástica. Gostei, especialmente de ver a foto do William, amigo com quem estudei lado a lado, aprendendo a escrever as primeiras palavras em 1967. Realmente você deu um show. Muito obrigado.
J.Soares - Uberaba disse…domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 12:28:00 BRTSinceramente uma matéria feita com doçura, recheada de emoção, uma das melhores que vive editadas por Blog. Morei em Itaituba quando fui militar da ativa no 53º BIS, e ainda conseguir ver o movimento dos Garimpos. A Matéria em sí deveria ser repassada para os jornais escritos ou revistas, para que todos conhecessem melhor a emoção que foi a vida desses loucos pilotos e de todo um movimento em busca do ouro.Interessante as fotos, e incrivel e emotiva a narrativa.Parabes.
Ruth hugger disse…Fui às lagrimas e li e reli a postagem para matar a saudade que sinto de Itaituba e daquela confusão que era o movimento de aviões quando morei com minha familia naquela cidade. Hoje moro em Araçatuba e vendo imagens, nomes de pessoas queridas e que morreram me emocionei, e sinceramente deve ter emocionado muita gente que leu ou irá ler. Meu esposo tambem fez parte dessa legião de anjos que cruzaram os ares da amazônia. Tempos depois de voltarmos ocorreu minha separação, e ele sofreu um acidente de carro na dutra faleceu. Me lembro bem da Dona Carmina, Fátima do Peralta, e dos irmãos dela.
Kaetano disse… domingo, 7 de fevereiro de 2010 às 23:58:00 BRT Excelente matéria. Parabéns Tertulino Muito interessante essa matéria..Bom relembrar as histórias dos tempos áureos de nossa cidade..Que vc continue postando essas e outras histórias de nossa cidade no blogParabéns...
Anônimo disse…segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 às 11:01:00 Otima matéria. Assunto, narrativa identificação com a narrativa. Muito boa nota 10
Unknown disse…quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 Alguem Conhece um senhor chamado Antonio Cardoso Bezerra, conhecido como cabeludo! foi trabalhar em um garimpo em itaituba em 1971, ele é de sao paulo do potengi/rn e meu avô!que souber algo comunique pelo: iulle_b@hotmail.com Agradeço!
LAURO CERQUEIRA disse…domingo, 7 de março de 2010 às 00:16:00 Walter, um amigo que nas horas incertas acerta o alvo, essa homenagem me fez lembrar quando iamos a cabeceira do trapiche fazer seresta, e em outras ocasiões, como foi o caso do Clodison, que dias antes passou por nossa casa em Santarém, poxa meu amigo foi doloroso pra nós em especial para meus pais, os saudosos Lázaro e Consolo Cerqueira, que se chorou demais, assim também como foi o Mamá, poxa um cara que deixou muitas lembranças, e foram esses que marcou a vida de nossa familia pelo laços de amizades que tinhamos, mais valeu meus parabéns que Deus te abençoe e te ilumine nesse nossa caminhada, um abração e fica com Deus, do amigo
Darte Vasques disse…Prezado Walter Tertulino, É magnifica sua matéria. Sou editor-chefe do Jornal de Santarém e gostaria de entrar em contato com você. Atenciosamente Darte Vasques
BRT disse…Conheci pessoalmente mama piloto Cmte, pessoa de bem com a vida sempre alegre nunca vi mama ofender ninguém e otimista, minhas lembranças de mama e pra sempre abraço a todos seus queridos irmãos e amigos de mama.
Unknown disse…terça-feira, 25 de dezembro de 2018 às 17:34:00 BRT Conheci pessoalmente mama piloto Cmte, pessoa de bem com a vida sempre alegre nunca vi mama ofender ninguém e otimista,minhas lembranças de mama e pra sempre abraço a todos seus queridos irmãos e amigos de mama.terça-feira, 25 de dezembro de 2018 às 17:34:00 BRT
Obs. Depois da Morte de William (Mamá) Borges do Vale, antes faleceu seu irmão biológicos, Clódison (acidente de avião) depois da morte de Mamá, faleceram Kilme (causas naturais) Nôco (acidente de avião), Thiago filho do Nôco (Acidente de carro)
HOMENAGENS DE MINHA LAVRA AO MEU QUERIDO AMIGO E IRMÃO NÔCO E SOBRINHO THIAGO, OCASIÃO EM QUE FORAM EXALTADOS AO ETERNO.
“A DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA CERTA E A PALAVRA QUASE CERTA, É A DIFERENÇA ENTRE O RELAMPAGO E O VAGALUME"
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