Por Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/J/Y/pzPAexTWiGZa2rExFnFg/laurimar-leal.jpg)
Artista plástico santareno Laurimar Leal — Foto: Reprodução / Redes sociais
O santareno Laurimar dos Santos Leal, 84 anos, é um dos nomes mais lembrados no Estado do Pará, quando o assunto é artes plásticas. Dom que ele começou a manifestar ainda na infância. Mas também é conhecido e prestigiado fora do Brasil, por seu estilo surrealista amazônico.
Por sua importância no cenário cultural e histórico de Santarém e região, o artista plástico foi homenageado recentemente com a criação do Museu Virtual da Amazônia Laurimar Leal (MUVALL).
O MUVALL foi inaugurado em uma cerimônia para convidados e a imprensa local na noite do dia 21 de setembro de 2023, no Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS), em Santarém.
De acordo com Cristóvam Sena, diretor do ICBS, o MUVALL foi criado para divulgar o trabalho do artista, que perdura por décadas. O objetivo da iniciativa que partiu do professor Miguel Borghezan é que o mundo conheça Laurimar e seu legado.
"A ideia da criação do Museu Virtual da Amazônia Laurimar Leal partiu do professor Miguel Borghezan. Ele é o maior colecionador de peças do Laurimar. Tem mais de 150 peças. Ele conversou a Tamara Saré que é fotógrafa e com o Paulo Nascimento, que é artista plástico igual o Laurimar, e o Paulo Nascimento fez a limpeza das peças que ele possuía e a Tamara bateu fotografia, e a filha do Miguel é quem montou o esquema da construção do museu virtual. Eu considerei a ideia excelente, uma homenagem ao Laurimar Leal, esse artista mocorongo fabuloso, e muitas reuniões para construção do museu virtual foram realizadas no ICBS", contou Cristóvam Sena.

Miguel Borghezan, idealizador do MUVALL, destaca que além de perenizar as obras de Laurimar Leal numa expressão conjunta, um dos principais objetivos do museu é homenagear o artista em vida.
"Queremos dedicar-lhe pelo menos reconhecimento no âmbito do mundo virtual, para que todos conheçam um pouco da obra incansável, intensa, imensa e profunda do artista. Eu conheço o Laurimar Leal desde 1982 e ao longo desses 40 anos acompanhei um pouco da evolução das suas obras por meio da pintura. Ele é artista não só da pintura, é também escultor e produz outras obras, mas nós queremos destacar a pintura porque ele teve preocupação em retratar a cultura indígenas, notadamente da cultura indígena tapajônica", explicou Borghezan.
Qualquer pessoa pode ter acesso a todo o conteúdo do acervo do MUVALL adquirindo um ingresso virtual. O valor é acessível e ajuda a manter a plataforma no ar, além de valorizar o trabalho do artista.
Um pouco da história
Filho de Joaquim de Sousa Leal e Julieta Brígida dos Santos Leal, Laurimar que nasceu em 24 de julho de 1939, foi criado pelas tias Raquel e Judith de Sousa, que foram suas primeiras professoras.
De acordo com relatos da 3ª edição do livro Tupaiulândia, Edição Especial Ilustrada, de Paulo Rodrigues dos Santos, por volta dos 9 anos de idade, Laurimar começou a fazer artesanato de cerâmica, e seu primeiro trabalho artístico foi um presépio com os reis magos para a Prefeitura Municipal de Santarém.
Laurimar Leal conta sobre sua obra
- prossiga com a leitura clicando AQUI
Comentários: