
JACAREACANGA(PA), 11Jan2026 às 19hs14'- O Prefeito Valdo do Posto atraves do Decreto nº 84/2025-PMJ/GP oficializou a situação de emergência nas áreas urbana e rural de Jacareacanga, seguindo as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Regional. O ponto de maior criticidade localiza-se no quilômetro 302 da BR-230, onde a erosão interrompeu totalmente o tráfego. O bloqueio compromete severamente o abastecimento de alimentos, combustíveis, medicamentos e insumos essenciais para a subsistência da população.
Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) indicam que o desastre já impactou diretamente 4.328 pessoas. Entre os afetados, 1.668 estão desalojados e buscaram abrigo em residências de familiares, enquanto 2.660 sofreram perdas financeiras significativas. No total, 1.082 famílias dependem agora de auxílio financeiro complementar para suprir necessidades básicas.
O cenário é agravado pelas particularidades demográficas da região: cerca de 70% dos habitantes de Jacareacanga são indígenas residentes em áreas rurais e ribeirinhas. Com a intensificação do "inverno amazônico", as estradas vicinais tornaram-se intransitáveis, isolando comunidades, destruindo pontes e inviabilizando o escoamento da produção da agricultura familiar, da pecuária e do manejo florestal.

Embora a Prefeitura tenha mobilizado recursos próprios em ações emergenciais, as medidas foram insuficientes para restabelecer a normalidade. Diante disso, o decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação. Em situações de risco iminente, as autoridades estão respaldadas legalmente para entrar em imóveis para resgate e utilizar temporariamente propriedades particulares.
A norma também permite o início de processos de desapropriação em áreas de alto risco e autoriza o Executivo Municipal a pleitear o reconhecimento de emergência junto aos governos estadual e federal. O objetivo é assegurar o aporte de recursos e apoio logístico necessários para a recuperação da BR-230, reabilitação das estradas vicinais e normalização do abastecimento local. A Defesa Civil mantém o monitoramento contínuo para mitigar os impactos do desastre sobre a população.
