ITAITUBA(PA) 30Set'2024 às 22h40' - Faleceu no alvorecer deste dia, no Hospital Regional do município, vítima de males da idade, o renomado profissional da construção civil, JESSÉ NOGUEIRA, alcunhado por Bigode devido seu estilo em usar um longo bigode, preservando pelo longo tempo de sua vida.
JESSÉ acometido de Acidente Vascular Cerebral, padecia entubado já com comprometimento renal conforme atestam familiares e com descompasso em seu coração, Aos 83 anos com plena lucidez sempre transitava por minha residência para sorver seu café vespertino.
Esposo da Senhora Maria Pinto, o pranteado amigo deixa órfão filhos e filhas (Sandra, Jessé Filho, Juca, Adaissa, Olguilar, Maria. Hozana e Betezú) e poucos amigos por suas convicções próprias sobre o que pensava, e que causavam incômodo em alguns prováveis relacionamentos fraternos que poderia granjear.
Contestava com veemência a descida do homem na lua, dizendo ser invenção de Americanos somente porque os Russos já tinham ido a Saturno.
Manifestava crença em Deus sendo evangélico da Igreja Quadrangular, e sempre aos domingos se dirigia aos cultos para participar.
Minha amizade com Jessé remonta algumas décadas e minha casa era a extensão da sua por identificar-se muito com minha esposa e meus filhos.
"Toda tarde ouvia baques no portão de minha casa; era meu amigo de mais 40 anos de amizade que chegava em minha casa. A Samar já tinha preparado o café forte por exigência dele. Tomávamos o café juntos e ele atacando reclamando da Empresa Equatorial, alem de quase todos os médicos que através de exames laboratoriais comprovaram que ele seria diabético, dizia que era mentira dos médicos pois urinava no quintal de sua casa e não dava formigas no local, já que urina de diabético seria doce e se fosse doce as formigas atacariam.
Nessas tardes anunciava e marcava sempre novo dia para ir a São Paulo onde conhecia em suas várias viagens que fez à Capital Paulista grande parte da área central. Falava incansavelmente que já estaria agendada consulta com oftalmo para retirar a carne crescida de seus olhos, devido a limitação crescente de sua visão, mesmo sabendo que seu problema na vista seria irreversível conforme consultas anteriores anunciadas. Reportava-se também sobre o recebimento de grande soma de dinheiro que estaria depositada na CEF BDC e BB que depositara na década de 60 e estimava que estivesse guardado na rede bancária alguns milhões de reais. Fazia planos em comprar um ônibus leito para colocar sua familia com a finalidade de conhecerem o Brasil. Após tomar seu café e jogar pedras na Equatorial que por algumas vezes cortou sua energia elétrica e por preços de tarifas abusivos tinha uma frase de até amanhã ao se despedir.
"DEIXA EU MIJÁ AÍ PARA NÃO MIJAR AQUI. FIQUEM TODOS COM DEUS E QUE ELE ABENÇÕE ESSA FAMILIA"
- Nunca mais verei em vida meu amigo!
Nunca mais ouvirei ele batendo com força no portão!
Nunca mais teremos nosso amigo em nossa casa reclamando que o café estava fraco ou forte demais!
Nunca mais ele falará em segredo para a Samar ter cuidado comigo pois eu era garanhão! - Nunca mais ele colocará gato no jogo de dominó.
Saudades de você meu amigo JESSÉ... pra sempre!
Vi a última vez meu amigo aqui em casa, chegou no meio de um louvor com algumas irmãs de minha Congregação.... Entrou deu boa tarde foi tomar seu café e retornou pediu uma cadeira ficando junto a nós no louvor e cantou com a gente vários hinos da Harpa Cristã.
Estava programando antes de ser internado a ir votar em EDUARDO AZEVEDO em Jacareacanga de quem dizia ser muito amigo. Jessé serviu ao Governo de Eduardo fazendo escolas nas aldeias indigenas.
Faça sua ultima viagem meu amigo Jessé rumo ao céu. Você irá encontrar além do Rio Azul, maravilhas, pois além do Rio Azul, as ruas são de ouro e de cristal, alí tudo é vida, alí tudo e paz, morte e choro nunca mais... tristeza e dor nunca mais!
Texto Walter Tertulino Revisão Educadora Selma Almeida
Comentários: