Uesley Durães Do UOL, em São Paulo
21/01/2025 05h30
Dois irmãos adolescentes foram mortos após tirarem uma foto fazendo sinais com as mãos
Imagem: Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Civil da Bahia está investigando uma série de mortes que, supostamente, estariam ligadas ao uso de símbolos adotados por facções criminosas que atuam no estado. Essas ações podem ser reflexo da mudança no perfil das lideranças, com chefes mais jovens ditando comportamentos, que incluem o uso de símbolos, em um "código de conduta" dos grupos.
O que aconteceu
Facções criminosas adotaram gestos e sinais como uma forma de identifi
Não há confirmação oficial de que pessoas tenham morrido por terem feito sinais que desagradaram os grupos criminosos, mas, historicamente, organizações em todo o mundo adotam bandeiras visando se diferenciar dos seus rivais em conflitos territoriais. Isso acontece com os cartéis que operam na América do Norte, nas máfias da Europa e entre grupos rebeldes no Oriente Médio.
Existem várias ramificações, mas quem tenta controlar o território são esses dois. O CV tem características que buscam a manutenção do território, a criação de ideologia de enfrentamento, cultura de empoderamento dos facionados nas comunidades e busca até envolver a própria comunidade nas práticas delituosas - apontando o que pode e o que não pode fazer, promovendo eventos e etc. - Douglas Pithon, Polícial Civil da Bahia
LEIA MAIS CLICANDO AQUI!
Comentários: