Portal de Notícias Rastilho de Pólvora

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025
OPERAÇÃO PARA RETIRAR GARIMPEIROS DA TERRA INDIGENA MUNDURUKU COMEÇA AMANHÃ (SÁBADO)

MEIO AMBIENTE
518 Acessos

OPERAÇÃO PARA RETIRAR GARIMPEIROS DA TERRA INDIGENA MUNDURUKU COMEÇA AMANHÃ (SÁBADO)

Vinte órgãos federais participarão de operação para retirar garimpeiros de terras indígenas em Itaituba e Jacareacanga

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Governo Federal dará início, neste sábado (9), a operação de desintrusão da Terra Indígena Munduruku (TIMU), localizada nos municípios de Jacareacanga e Itaituba, no estado do Pará.

A ação visa remover garimpeiros que realizam extração ilegal de ouro e garantir que o território permaneça exclusivamente com os 9.257 indígenas dos povos Munduruku, Isolados do Alto Tapajós e Apiaká. Nos últimos anos, a área sofreu grandes danos devido ao garimpo ilegal. A TIMU foi priorizada para desintrusão por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709.

Coordenada pela Casa Civil, a operação envolve 20 órgãos federais, demonstrando o amplo esforço do Governo Federal para proteger os direitos indígenas e o meio ambiente. Entre os órgãos participantes estão: Casa Civil, Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Comunicação Social (Secom), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Ministério do Trabalho e Emprego, Estado-Maior das Forças Armadas, Funai, Ibama, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Também haverá a participação de agências reguladoras federais que vão atuar na fiscalização.
O objetivo da operação é garantir que os direitos da população indígena ao seu território sejam respeitados, preservando seus costumes, línguas, crenças e tradições. Além disso, a operação visa proteger as riquezas naturais da região, como fauna, flora, rios e minérios, fundamentais para a vida e cultura dos povos indígenas.

A força-tarefa atuará para garantir que a lei seja cumprida, retirando garimpeiros e ocupações ilegais da Terra Munduruku, homologada em 25 de fevereiro de 2004. Essa ação reflete o compromisso do Governo Federal em proteger a Amazônia e os direitos dos povos originários.

Fonte: Gov.br
_____________
REMENDO RP - Infelizmente muitas vezes é publicado informações  que não condizem com a realidade e que propaga-se por tratar-se de informações oficiais e nesse contexto apresentado na presente  matéria algumas  informações fogem à realidade  da Terra indígena Munduruku:
 
1ª Os Munduruku  da T.I. Munduruku somarem somente 9.257 pessoas  surge uma pergunta  que urge por resposta. Aonde colocaram o resto do povo  que tem uma população de mais de  15 mil seres humanos? Foram abduzidos?
 
2ª Tratar os Munduruku como índios isolados é absoluta falta de conhecimento do Governo Federal sobre a questão indigenista no Brasil. Os Munduruku foram contactados a mais de  200 anos, vivem harmoniosamente em contato com a população envolvente,  estão inseridos na política, e tem nos principais aglomerados humanos (Aldeias) internet para se conectarem com o mundo. Centenas de Munduruku detém  títulos acadêmicos e contribuem com a saúde e educação de seus aldeamentos. 
 
3ª Pergunta-se o porquê desse gigantesco aparato repressivo e policialesco  para retirar ninguém da T. I. Munduruku se nas ultimas operações por lá não restaram pedras sobre pedras.
 
4ª  A Terra não encontra-se intrusada e sim somente algo incomoda o Povo Indígena, que é  a fome  que campeia na Terra dos Munduruku, se estendendo à Terra  Indígena  Sai Cinza do mesmo povo, devido os grandes projetos hidrelétricos feitos por obra e anuência do Governo Federal, cujas, com o impacto ambiental sofrido na região e com inundação  de grande parte de áreas inclusive sítios sagrados do Povo Indígena, e em outros lugares desvio dos cursos d'água, tornando lugares antes piscosos, secos,  o pescado desapareceu, e  as parcas e porcas cestas básicas de alimentação antes encaminhadas escassearam até sumirem de vez. - Se forem encontrados garimpeiros perambulando por essas lonjuras, socorram-nos são zumbis que foram os esquecidos que a força não encontrou!  
 
Conclusão:
O gigantesco aparato que posam para essa imagem,  mostra de forma inequívoca que atirar  com a pólvora dos outros  ninguém está medindo distância. - Helicópteros, aviões, carros, diárias, combustíveis, bombas,  e exibições fotográficas, são realmente ingredientes para ser exibido na COP 29 e para satisfação do parlamento europeu, afinal tem que se prestar contas dos recursos para dominar-se a AMAZÔNIA.
FONTE/CRÉDITOS: Fonte: Gov.br VIA Portal Giro
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Fonte: Gov.br VIA Portal Giro - IMAGEM DE CAPA RP
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

ENVIE SUA MENSAGEM, estaremos respondendo assim que possível ; )