Portal de Notícias Rastilho de Pólvora

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025
REALIZADO EM PORTO VELHO/RO, O II ENCONTRO DE GRÃO-MESTRES DO NORTE/NORDESTE DO BRASIL

CIDADANIA
192 Acessos

REALIZADO EM PORTO VELHO/RO, O II ENCONTRO DE GRÃO-MESTRES DO NORTE/NORDESTE DO BRASIL

GOB-PA marca presença no II Encontro de Grão-Mestres das Regiões Norte e Nordeste, em Rondônia

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

GOB-PA marca presença no II Encontro de Grão-Mestres das Regiões Norte e Nordeste, em Rondônia

Evento reuniu lideranças maçônicas de 16 estados e contou com a presença destacada do Grão-Mestre Estadual do Pará, Luiz Schwirch

Porto Velho (RO) – Entre os dias 2 e 4 de maio, a cidade de Porto Velho sediou o II Encontro de Grão-Mestres das Regiões Norte e Nordeste do Grande Oriente do Brasil (GOB), reunindo autoridades maçônicas de 16 estados brasileiros. O evento, promovido pelo Poder Central do Grande Oriente do Brasil sediado em Brasilia/DF, teve como objetivo fortalecer a atuação institucional da Maçonaria no cenário nacional, com destaque para a participação do Eminente Grão-Mestre Estadual Luiz Schwirch, representante do Grande Oriente do Brasil – Pará (GOB-PA).

A solenidade de abertura foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO), durante uma Sessão Solene marcada pela entrega de títulos honoríficos e medalhas de mérito legislativo. O evento contou com a presença de representantes dos Grandes Orientes das regiões Norte e Nordeste, além de autoridades civis, militares e políticas. Os trabalhos foram presididos pelo Soberano Grão-Mestre Geral do GOB, Ademir Cândido da Silva, tendo como anfitrião o Eminente Grão-Mestre do GOB-Rondônia, Claudenilson Alves.

Com programação em formato híbrido, o encontro permitiu a participação remota de Grão-Mestres e convidados por meio da plataforma Google Meet. No entanto, a presença física do Grão-Mestre Estadual do GOB-PA, Luiz Schwirch, foi especialmente significativa. Sua atuação destacou o comprometimento da Maçonaria paraense com o diálogo federativo e a construção de estratégias conjuntas para o fortalecimento da Ordem em todo o país.

Durante o evento, temas de relevância filosófica, social e administrativa foram debatidos, reafirmando os valores da legalidade, fraternidade e compromisso institucional que norteiam a Maçonaria brasileira. O II Encontro consolida-se, assim, como um espaço de construção coletiva, onde a integração entre os Grandes Orientes regionais impulsiona ações em benefício da sociedade.

A presença ativa do GOB-PA, por meio do Eminente Luiz Schwirch, reforça o protagonismo do Pará no cenário maçônico nacional e evidencia seu papel na promoção de valores éticos, cívicos e de responsabilidade social.

REMENDO RP

O Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil do Pará, federado ao Grande Oriente do Brasil sediado em Brasília constitui-se no exercicio regular de seu mandato como o líder inconteste  da Potência Maçônica Grande Oriente do Brasil no Pará com admiravel trabalho de visitações e apoio à fraternidade Maçônica por todos os recantos do imenso Pará, nas Lojas Maçônicas esparsas por toda a extensão do estado, e onde havendo um núcleo humano com uma representatividade maçônica instalada e constituida legalmente, la tambem chega a presença do ilustre Obreiro da Paz LUIZ SCHWIRCH tido e havido entre a membresia maçônica como "O Peregrino da Arte Real."

Antes,  as Lojas jurisdicionadas   ao Grande Oriente  do Brasil (Pará) sofriam de dificuldades relativas de comunicação com a sede  em Belém, e hoje com a informatização do sistema de comunicação, e a presença constante do Grão-Mestre e seu staff peregrinando pelas Lojas Maçônicas vinculadas ao GOB(PA), as distâncias foram encurtadas e as resoluções, comunicações se expressam de maneira que verdadeiramente integram as Lojas espalhadas pelo "interland" paraense.

Os Maçons Paraenses rejubilam-se  por terem encontrado em LUIZ SCHWIRCH um lider maçônico que une e  cria Lojas Maçônicas nos mais longínquos municípios do estado  e formando novos irmãos-Maçons para o crescimento em quantidade e qualidade  da fraternidade em busca do aperfeiçoamento moral, intelectual, e econômico da humanidade.  

 

FONTE/CRÉDITOS: ASCOM GOB(PA) e Walter Azevedo Tertulino
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): ASCOM GOB(PA) e Walter Azevedo Tertulino
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

ENVIE SUA MENSAGEM, estaremos respondendo assim que possível ; )