JACAREACANGA(PA), 06Ago'2024 às 20h04hs - Encerraram-se neste dia as manifestações democráticas levada a efeito pelo longo da semana, das agremiações partidárias e politicas do municipio realizarem suas convenções partidárias, elevando para cinco o número de concorrentes para a disputa da Prefeitura Municipal, decididos nas referidas convenções que apontaram João Alves, Eduardo Azevedo, Raimundo Santiago, Sebastião Aurivaldo (Valdo) e Giovani Kabá.
Por ordem de apresentação enumera-se e registra-se comentários que ecoam junto a populares, sobre os candidatos cujo nomes foram homologados nas respectivas convenções.
JOÃO ALVES (PSB) - Advogado / Uma candidatura em sangria desatada, em busca de eleitorado que não vem, resistindo em continuar no páreo tendo frágil visibilidade diante do eleitorado. O candidato foi o primeiro a apresentar sua pré-candidatura no entanto pelo que se mostra seu trabalho mesmo com muita vontade realizado e com contínuas incursões se interiorizando municipio a dentro, não decolou.
RAIMUNDO SANTIAGO (PODEMOS) / Ex-Prefeito - Com um elenco reduzido e pouco preparado para compor palanque, e luta corpo a corpo, Santiago desperta a confiança de muitos eleitores, que por fatores ja conhecidos e um deles de se isolar do contato com o público, amealha certa desconfiança que não alcançaria seu intento de vencer a batalha rumo a Prefeitura onde apesar de bem avaliado em sua Gestão, perdeu de forma fragorosa o ultimo pleito para Sebastião Aurivaldo em uma disputa que era julgado favorito, no entanto perdeu de forma esmagadora - Não é muito comum ver um Prefeito em pleno exercicio com enormes serviços prestados à sociedade municipal, perder uma corrida para reeleição e ainda de forma irrefutável, mesmo existindo â época um precedente em nome de Carlos Veiga.
Santiago resiste em manter sua candidatura referendada na convenção. Um dos elos de ligação política com o universo político em Belem e Brasiília, Senador Zequinha Marinho, subavaliado na região, economizou passadas para Jacareacanga prejudicando sensivelmente Santiago por falta de apoio decidido
EDUARDO AZEVEDO (AVANTE) Ex-Prefeito por duas ocasiões, administrando o município de 1997 a 2004, comprova a deficiência de suas gestões e trabalhos realizados que causa saudosismo em uma grande legião de seguidores e a lembrança inequívoca através da comunicação oral entre os munícipes mais jovens que o apoiam, reconhecendo que sob sua gestão construiu uma cidade sobre onde existia uma corrutela assistida precariamente por Itaituba. Com uma candidatura que se apresenta consolidada referendado em convenção bastante concorrida, com considerável participação popular, contando com numerosa assistência, entre esses o empresariado local que se fez presente e representar além de varias centenas de participantes que desde as primeiras horas do dia (Sábado) se amontoavam para apoiar o nome do politico à concorrer ao pleito
Como trunfo importante na convenção apresentaram-se o renomado Cirurgião Vascular EDIVALDO AZEVEDO, irmão de EDUARDO, além do festejado Deputado Wescley Tomaz candidato a prefeito de Itaituba, e Peninha, um dos Ícones mais importantes na luta pela emancipação de Jacareacanga.
SEBASTIÃO AURIVALDO (MDB) / Prefeito atual - Com uma base funcional, de servidores da Prefeitura que julga que encontra-se fidelizada no entorno de seu nome e ainda somada a um nicho de indigenas favorecidos por seu trabalho assistencialista, principalmente para alguns Capitães e ainda com apoio de empresários de Itaituba, Valdo sonha em reeleição e para tanto mesmo contrariado com a falta de apoio do Estado, já que nutria a garantia da vinda em sua Convenção do Governador do Estado entre outros CAPOS do MDB, apresentando-se somente o Deputado Federal Henderson Pinto figura desconhecida para a população que segundo correligionários de Aurivaldo, pouco acrescentou em reforço que pretendia receber do estado vez que pertence a sigla partidária do Governador.
Na verdade o Prefeito Valdo que almeja ser reeleito depõe contra sí enorme rejeição da população e isso deve pesar muito na avaliação do eleitorado.
GIOVANI KABÁ (UNIÃO BRASIL) / Vereador - Ex-aliado do Prefeito que não deixava ser apurado na Câmara as denúncias que faziam da gestão; Vaidoso, contrariando a humildade peculiar do seu povo, letrado, com formação superior mesmo contrariando o óbvio diante de uma sociedade em que é preciso votos dos brancos para alcançar os objetivos, reuniu em convenção praticamente um povo constituído em 90% de pessoas de sua etnia e entre esses muitas crianças que vieram dos aglomerados humanos do Rio Kabitutu, local originário de Giovani. Kabá. Hábil em interagir com a sociedade envolvente, sabe bem das dificuldades em enfrentar o pleito e tirar proveito. Seguidores do indígena politico, acreditam que o mesmo pode renunciar a sua pretensão e aderir a um candidato em melhor situação de chegada.
Comenta-se em via pública da cidade que Giovani Kabá gostaria de compor como vice em uma candidatura a prefeito de alguem que tivesse condição de ser eleito, ja que arriscaria muito tentar ser prefeito e ficar sem mandato, e vaidoso como é, deixar de ser assediado como autoridade politica jamais satisfaria seu ego. Se as coisas não darem certo o culpado tem nome e sobrenome CLEBE RODRIGUES, um misto de guru/cientista político que convenceu Kabá a arriscar, impondo-lhe seu projeto pessoal.
AS CARTAS ESTÃO NA MESA... VAI COMEÇAR O JOGO!
Redação WAT
Com revisão da Educadora Selma
Comentários: