Portal de Notícias Rastilho de Pólvora

Sexta-feira, 28 de Marco de 2025

JUSTIÇA
239 Acessos

"PEDI APOIO E FUI REBAIXADA" - DIZ MULHER A QUEM PROMOTOR SUGERIU QUE AQUIETASSE O FACHO E VOLTASSE COM EX

Promotor Luiz Antônio de Souza Silva foi denunciado pelo Programa de Pesquisa e Extensão Fordan, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por violência institucional ao Con

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

Alessandra Souza Silva disse que se sentiu humilhada com fala de promotor durante audiência no Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Alessandra Souza Silva disse que se sentiu humilhada com fala de promotor durante audiência no Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A esteticista de 41 anos, que ouviu durante uma audiência que ela precisava "aquietar o facho" e ficar o resto da vida com o companheiro, disse que se sentiu humilhada com a fala do promotor Luiz Antônio de Souza Silva, proferida durante sessão em que ela solicitava pensão alimentícia para os filhos. O promotor foi denunciado pelo Programa de Pesquisa e Extensão Fordan, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por violência institucional.

O caso aconteceu em uma audiência presencial na Vara de Família de Vitória no dia 20 de março deste ano. Alessandra Souza Silva contou que passou constrangimento com a postura do promotor.

"Ele falou bem assim: 'você tem um monte de filho, sossega o facho'. Porque sossegar o facho eu sou obrigada a ficar com uma pessoa que eu já larguei. Eu quero uma paz na minha vida. Me senti pra baixo, humilhada. Pra ouvir de uma pessoa dessas. A gente vai pra pedir apoio e ser rebaixada, aí não tem como, constrangimento demais", disse a vítima, Alessandra de Souza Silva.

Segundo a denúncia, um áudio gravado durante a audiência, o qual o g1 teve acesso, mostra o promotor fazendo comentários sobre a quantidade de filhos que Alessandra tem.

'A mãe tem quantos? Tem cinco com ele', disse o promotor.
'Tenho uma mais velha, de 22 anos, e um nenezinho agora', disse a mulher.
'O mais velho é com ele é? Gente, agora eu vou falar assim, vocês com cinco filhos juntos, hein doutora? Cinco filhos juntos. Vocês deveriam aquietar o facho e ficar o resto da vida juntos, né?', falou o promotor
'Deus me livre, deus não deixou, o que tinha que dar já deu', comentou a mulher.

A advogada do programa da Ufes, Layla dos Santos Freitas, explicou que existe um protocolo adequado a ser seguido na audiência, mas que ele não foi cumprido.

"Existe um protocolo, que é o protocolo de perspectiva de gênero que foi estabelecido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Desde o ano passado, era uma recomendação e agora trata-se de um obrigatoriedade. O que isso significa? Significa que todas as Varas que tiverem um viés de violência contra a mulher ou de gênero precisa estabelecer limites, entender a mulher, não traumatizá-la novamente e conduzir a audiência de uma forma que isso não aconteça", pontuou a advogada.

A denúncia

A mulher morou com o ex-marido durante 20 anos e contou que foi agredida diversas vezes e que tinha medidas protetivas contra ele. Alessandra tem sete filhos, sendo 5 com o ex-companheiro.

Prédio da vara de família em Vitória, Espírito Santo — Foto: Divulgação/TJES

Prédio da vara de família em Vitória, Espírito Santo — Foto: Divulgação/TJES

A esteticista disse que estranhou o tom a audiência desde o início.

"Parecia uma graça, uma piada. Eu falei: 'eu vim aqui pra resolver um negócio e tê resolvendo outro. Vim pra resolver negócio da pensão e ele quer falar de quantos filhos que eu tenho, do passado meu'. Ele riu, o meu ex-marido também ficou rindo, achando graça. Meu ex-marido falou bem assim: 'mas ela engravidou porque não se previne'. Ele se achou superior, me colocou mais pra baixo ainda, ficar rindo da minha cara", contou Alessandra

-Remendo RP

É fato que principalmente em comarcas do interior o Promotor que é pra fazer prosperar a justiça, quer ter autoridade mais que o advogado, e o próprio juiz e impõe medo na sociedade por sua conduta de inatingivel e dono da verdade. Muitas vezes ele  pode imaginar  que poderia ser tambem o carrasco para penanalizar o acusado, e se fossemos um pais que tivessemos a pena de morte, talvez quisesse até  institlar a injeção letal, fazer funcionar o cadafalso da forca, ou acionar o gatilho do fuzil. Talvez esse profissiobnal que a CF/88 lhe deu a responsabilidade de fazer prosperar a JUSTIÇA que o caso requer, confunda propriamente a JUSTIÇA na acepção da palavra com Sua Justiça exibicionista. 

-Veja a atitude comportamental  do promotor contido na matéria que com palavras chulas, que ja é um crime, aumenta seu potencial se intevenção querendo ou ja  interferindo na vida particular do casal. 

FONTE/CRÉDITOS: g1 ES
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): g1 ES
Comentários:

/Dê sua opinião

QUEM VOCE NÃO GOSTARIA DE VER COMO SECRETÁRIO(A) DA GESTÃO DO PREFEITO VALDO ANO 2025

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Portal de Notícias no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

ENVIE SUA MENSAGEM, estaremos respondendo assim que possível ; )