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Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
TUPA’ÑA  RECOLHE PARA  AS SAVANAS CELESTIAIS O CACIQUE IZIDORO KIRIXI MUNDURUKU

Educação
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TUPA’ÑA RECOLHE PARA AS SAVANAS CELESTIAIS O CACIQUE IZIDORO KIRIXI MUNDURUKU

FAÇA SUA ÚLTIMA CAMINHADA GUERREIRO, SOB AS LÁGRIMAS DE SEU POVO

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JACAREACANGA(PA),  12.07.2023 – Morreu neste dia por causas naturais um dos maiores líderes indígenas da  história viva Munduruku e atualidade IZIDORO KIRIXI MUNDURUKU, guardião dos saberes milenares da cultura do Povo Munduruku, que contribuiu  com  a propagação além de seus saberes tradicionais da sua etnia, com a educação indígena e escolar, já que era um experimentado professor, lutando tambem junto à população envolvente por questão que se relacionavam aos direitos de seu povo. Mesmo  um pouco introvertido uma de suas caracteristicas, sempre teve uma voz forte para decidir em defesa de seu povo e de seus direitos.

O grande guerreiro ora pranteado,  constituiu-se em um elo forte de uma corrente de bravos indígenas, servidores da Funai, missionários Batista e Franciscanos, tanto para o progresso da Educação Escolar quanto para o desenvolvimento da promoção de saúde  e ainda em destaque, lutou bravamente pelo reconhecimento da Terra Indígena Munduruku e Sai Cinza. Com seu irmão Roberto Kirixi, no planejamento para a ampliação e delimitação da Terra Indigena Munduruku, contribuiu  significativamente com importantes plotações de localizações  originárias de fixação e perambulação de seu povo, nas florestas e savanas do Alto Tapajós, mostrando através de exigências  de investigações  antropológicas, sítios sagrados, artefatos de cerâmicas, aldeias abandonadas devido a pressão da expansão garimpeira desde o ano de 1.954 quando espremidos pela leva de garimpeiros  que se apoximavam da descoberta de jazimentos de ouro na calha do Rio das Tropas, obrigando os indígenas a abandonarem suas antigas moradas e sítios sagrados, se comprimindo entre os Rio das Tropas, Rios Kadiriri, Kabitutu, Cururu e seus tributários, e adentrando os campos (savanas) nunca dantes atingidos aonde outros elementos da fauna e flora também era abundantes como frutos e animais e entre esses a ema e aves das mais variadas especieis e de varias matizes que adornam ainda hoje,  os cocares dos guerreiros. Esse cenário traçado neste instante com saudosismo de uma época que não vivi, mais meu amigo Izidoro em nossas conversas me repassava com alegria e saudosismo tambem. Esse ser culturalmente diferente mas,  dotado de um coração extremamente fraterno, contribuiu muito com meu trabalho por 12 anos à frente da Funai. Em sua contribuição de redescobertas de pontos criticos para ampliar a demarcação das terras dos Munduruku, mostrava suas localizações, que contribuiram  para que através dessas informações e levantamentos puramente antropológicos, a ampliação requerida fosse feita, para preservar das atividades garimpeiras que avançavam, as nascentes dos principais cursos dáguas contidas no interior do vasto territorio pretendido para a  sobrevivência   de um bravo povo, que Izidoro o professor, o guerreiro, o  líder lutava sempre.

Os rios Teles Pires, Cururu, Waireri   apesar de ter sido alterada a sua coloração, e não recomendada para o consumo humano suas águas, foram singradas pelo guerreiro Izidoro enquanto tinha disposição física para  a fiscalização e proteção do territotio que ajudou a interditar, delimitar, ampliar e demarcar. Em se tratando de cuidado  com seu povo, o nome IZIDORO KIRIXI MUNDURUKU  será lembrado como um ícone de luta com incansável trajetória.

No pranto pelo morte do guerreiro  Izidoro, um indigena tambem guardião dos postulados culturais do Povo Munduruku os "Caçadores de Cabeças" registra sua tristeza através de uma declaração no idioma Munduruku, bem como em audio que pode ser conferido abaixo.

Wuye tradição be bit ip o'e itabut karey ayū oğupa'ūm dinheiro  buye i,ibukay cuğ ūmayū io'e ite ūma io jekawen jedaxik puk pe. Existem feiticeiros em nosso tribos,yaoka ibit yū ip o'e buye teğuku  abim ma ibusūsūn yū o'e imena yū,kuyje bit ip imena ayū ade dijãn ma ojoxikxikxik,ğasū ejuma ip kake o'e puğ puğ ewemubarēmap kake,através de evangelicom jewemubarēmrēm ip o'e ,imen pit napan ma iboap kuğ iayū,iba arēm ğu wuye taybit historiam i tradição ibima bit..kake pessoas falso ayū,embaixo de pano por traz falsidade muğeğem wuyjuyū iayū,por fora bit ovelha,mas por dentro lobo mal,invejoso,assassino,covarde,avarento,ambiçioso,ladrão,adultério,feiticeiro,ade dijã wuyjuju ibaroap ,jewedopa be bit wuybide way mas badi bit só ódio,invejo,ibo acã pessoas violência ağu eju.
Kuyje at puxim kuka wuyju jewemu consultatan wamõ ayū be ibima aco'i kuka ade dija ibukērē ayū o'jewa okaka ip,wuye taybit ğu ace ğasū  je acat aypan isusum apen iteyū   etabi iam,kuyje ayūm pit imen pit wuye taybit bit bit ma ,men ku teku iam. Aypapa tradicional ayū bit itaybit bikitkit cum ğasū je dak jay i jexe ibima itaybit e'em ce piscicologiam menat ku teku iat,ce jeito bewi ma itaybit e'em menan ku teku iam. Pariwat psicólogo yū buxim teku aypapayū bit kuyje sū ayū,itaybit ip wuye jeito bewi ma menat ku teku iap,atravez de educação tradicional ip itaybit puye... Waram pima juy audiom gravam oce iboap. Iboma
xipat soat peam kato'i itema 

FONTE/CRÉDITOS: Rastilho de Pólvora
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Walter Tertulino
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