Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
BANDIDOS QUE ATERRORIZAVAM EM  JACAREACANGA,  EM FUGA  FORAM PRESOS E UM MORTO POR AFOGAMENTO
Polícia

BANDIDOS QUE ATERRORIZAVAM EM JACAREACANGA, EM FUGA FORAM PRESOS E UM MORTO POR AFOGAMENTO

Quadrilha desbaratada com um morto e tres presos

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

INFORMAÇÃO POSTADA ONTEM DIA (7) EM ATUALIZAÇÃO.

ITAITUBA(PA) 08Mar'2024 -  Com informações  da Assessoria de Comunicação Social do CPR-X/15º BTL/PM  noticia-se a prisão de suspeitos de varios assaltos, roubos, em Jacareacanga que estariam em fuga daquela cidade e que  por volta das duas horas da tarde de ontem (7) o Comando da Policia do Grupamento de Jacareacanga atraves do seu comandante  Tenente JIANCARLO,  nutriu o Serviço de Inteligência da Instituição Militar,  que comunitários da Vila de São Luiz/Pimental ja proximo a cidade de Itaituba,  haviam encontrado o corpo de um homem submerso às margens do Rio Tapajós  e que suspeitavam ser um dos acusados de roubos em Jacareacanga  do qual foi vitima o cidadão, empresário local VALMIR RODRIGUES DOS SANTOS, e que a policia em perseguição,  fez os bandidos em número de cinco, empreenderam fuga rumo a  Itaituba, embarcados em uma voadeira tipo bajara  e ao colidirem no trecho encachoeirado com pedras, naufragaram perdendo pertences e armas   e que dois individuos  desaparecem sob as águas e tres foram resgatados por comunitários ribeirinhos, e que em  ato seguido  com informações do Tenente Jiancarlo  montou-se com o efetivo militar do Distrito de Miritituba  um cerco policial  para conter e prender os meliantes  o que ocorreu ja com os os elementos  prosseguindo a fuga  em um taxi sendo interceptados, presos e prontamente identificados como:

Publicidade

JOSÉ ALESSANDRO MARCELO 

MARCELINO BOTELHO  vulgo LOURÃO

JUNIEL DA CRUZ CARVALHO

RAILANE ALVEZ ALMEIDA DO NASCIMENTO

SAMARA RAELY MACIEL SANTOS

Os malfeitores,  confessaram serem faccionados do Comando Vermelho de Belém Pará  e que estiveram realizando assaltos em Jacareacanga e que a vitima fatal por afogamento  seria o chefe do bando, conhecido por YURI que estava desaparecido por ocasião do naufrágio. Ato seguido os meliantes foram apresentados à Policia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis.

Com o ocorrido, considerando o alto grau de periculosidade dos elementos presos, originários de Belém,  há de se ter o entendimento que a policia muitas vezes é como uma criança, que perto incomoda mas longe faz falta, e apesar de serem preparados fisica e psicologicamente  para enfrentarem a morte defendendo a população, muitas vezes são exageradamente criticados, principalmente por pessoas  que não compreendem que tambem são seres humanos, que são dotados de sentimentos, choram, alegram-se sofrem, promovem a segurança pública e o bem estar coletivo, e  principalmente em uma tribuna da Câmara Municipal são massacrados, como em Jacareacanga, principalmente pelo ente politico que não tendo muita coisa a oferecer em defesa de seus eleitores mas que precisa  marcar terrotório impressionando-os mesmo que não tenham nada a somar, o mais confortavel é arrebentar com quem cuida de suas vidas e da nossa tambem. Não fosse a posição decidida do Tenente JIANCARLO e Sub-Oficial ODESILSON com seus pares decidirem enfrentar com o perigo de suas vidas os terriveis bandidos, os mesmos estariam continuando o terror em Jacareacanga.

Ja fui Vereador e sei muito bem como age-se no cargo representando o povo quando acontecem problemas causados por familiares de vereadores ou amigos, que na hora ao serem  apelados pelos familiares para  que pagassem o voto confiado a sua eleição e tomarem providencias  visando libertar  seus entes queridos (Que não estavam fazendo nada demais...sic...) mas que contrariaram normas estabelecidas  desenvolvendo algo como uma ação delituosa,  e  que a Policia exagerou e conduziu preso o filho do amigo, seu parente ou parente de seu eleitor. Alguns nobres vereadores confundem e pensam que ser uma autoridade do Poder Legislativo, garante-lhes  o direito de mandar na Polícia, e nesses casos quando a policia não facilita,  a porrada cai sobre o policial ou grupamento, a pancada é tamanha que as vezes a policia para minorar a crise de relacionament se obriga que a pessoa na contramão da lei  se livre das amarras da Policia.

Creio ser um absurdo, legislando em causa propria um vereador denunciar um policial com invencionices para satisfazer seu ego e sua "otoridade", ja que encobre os malfeitos de seu amigo ou familiar faltoso e deixa sem cobertura a população ávida de proteção em que seu representante legal conspira por suas intromissões deixando nivelado  por baixo a promoção de segurança pública que fica sob risco.

Estive recentemente conversando com um oficial policial militar, que mostrou-me a dificuldade de se escalar policiais para Jacareacanga, devido todo o recurso humano empregado na guarnição de Jacareacanga  não agradar ou satisfazer  principalmente uma parte dos vereadores, mesmo sendo um ou dois, - disse a autoridade militar.

Oxalá não chegue o momento de não se ter policiais para compor a guarnição daquela cidade, - disse o militar, acrescentando:

NOSSO CONTINGENTE POLICIAL NÃO TEM PROBLEMA NENHUM COM A SOCIEDADE A QUEM PROTEGEMOS E SERVIMOS, SOMOS PREPARADOS PARA SABERMOS DILIGENCIAR PROVIDENCIAS COM OS INDÍGENAS QUE TEM OUTRA CULTURA, NO ENTANTO INDÍGENA NENHUM CAUSA-NOS PROBLEMAS E  SE RELACIONAM MUITO BEM COM OS POLICIAIS, O PROBLEMA SÃO AS DENÚNCIAS QUE FAZEM SEM FUNDAMJENTO SEM O DIREITO DE NOS GARANTIR O CONTRADITÓRIO QUE É UMA GARANTIA CONSTITUCIONAL DO CIDADÃO.  

Destacaram-se tambem  na operação realizada as Guarnições além de Jacareacanga, a de Miritituba  o serviço de inteligência do  CPR-X e 15º BPM e o sempre necessário policiamento especializado GTO - TÁTICO.

Pelo que se sabe ainda sobre a malta de bandidos, os mesmos por ocasião do naufrágio perderam dentro de um saco armamento de guerra, sendo três fuzis, dos quais um sendo o terrivel e letal Ak-47 e incontavel quantidade de munição  além de armamento de porte.

Hoje é dia de se comemorar, a bravura de todos os policiais envolvidos e seus comandantes, por não ser  facil enfrentar a sanha selvagem e louca de bandidos que vivem de matar, roubar, e que não temem a morte. Pressupõe-se por conseguinte que o policial em outro extremo, ele está preparado para matar se preciso for para defender a sociedade no entanto não está, como não estamos preparados para morrer.

Como tenho certa proximidade com alguns militares como os comandantes do CPR-X e 15º BPM além de outros militares, compreendo a vida e o temor que eles sentem de um confronto com bandidos, pois como me exercito fisicamente na área esportiva diariamente  do BPM, presencio quando em grupos se organizam para o policiamento ostensivo diário, e vejo que eles tem sentimentos, e o medo da morte é um deles, ja que entram em oração antes de saírem suplicando a DEUS por proteção em  suas integridades morais e fisicas. 

 NÃO É FÁCIL SER POLÍCIA, MAIS FÁCIL É SER VEREADOR, QUE, DE UMA TRIBUNA FALA O QUE QUER ATÉ  FAZENDO DENÚNCIAS VAZIAS, O QUE CONCORRE PARA PENALIZAR A POPULAÇÃO DE CERTA FORMA. 

 

"Verba volant; scripta manent"
“A DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA CERTA E A PALAVRA QUASE CERTA, É A DIFERENÇA ENTRE O RELAMPAGO E O VAGALUME"
 

FONTE/CRÉDITOS: wat/rp
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): wat/rp

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rastilho de Pólvora
ENVIE SUA MENSAGEM, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR