Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 18 de Junho 2026
GARIMPEIROS SÃO RENDIDOS POR INDÍGENAS E ENTREGUES PARA AGENTES DA FORÇA NACIONAL
Indigenismo

GARIMPEIROS SÃO RENDIDOS POR INDÍGENAS E ENTREGUES PARA AGENTES DA FORÇA NACIONAL

Invasores foram rendidos na região de Homoxi, uma das mais atingidas pelo garimpo ilegal. Eles serão levados para a sede da PF em Boa Vista nesta quarta-feira (24), segundo Minis

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Garimpeiros são rendidos por indígenas e entregues para agentes da Força  Nacional na Terra Yanomami; VÍDEO | Roraima | G1

Um grupo de 12 garimpeiros foi capturados por indígenas, nesta terça-feira (23), na Terra Yanomami, segundo a Urihi Associação Yanomami (UAY). Os indígenas entregaram os invasores para agentes da Força Nacional que estão no território (veja o vídeo acima).

Os garimpeiros foram rendidos em uma área conhecia como "Malária", na região de Homoxi, uma das mais atingidas pelo garimpo no território, que fica entre Roraima e o Amazonas.

Publicidade

No vídeo é possível ver o grupo de invasores, 10 homens e duas mulheres, chegando a pé ao local onde havia uma equipe da Força Nacional. Em seguida, os indígenas aparecem com flechas e espingardas.

Área destruída pelo garimpo ilegal na região do Rio Catrimani, na Terra Yanomami. — Foto: Ailton Alves/Rede Amazônica

Área destruída pelo garimpo ilegal na região do Rio Catrimani, na Terra Yanomami. — Foto: Ailton Alves/Rede Amazônica

Em março deste ano, 600 indígenas, entre pacientes e acompanhantes, estavam vivendo na Casa de Saúde Indígena Yanomami (Casai), na capital Boa Vista. O local recebe os indígenas que estão com doenças mais graves e precisam receber atendimento de saúde dos hospitais na capital.

No dia 4 de abril, o Instituto Socioambiental em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um estudo que mostra que indígenas de nove comunidades da Terra Indígena Yanomami têm alto nível de contaminação por mercúrio. A pesquisa aponta que 94% dos indígenas que participaram da pesquisa estão contaminados pelo metal pesado.

Para combater a permanência dos invasores no território, as forças de segurança do governo federal deflagraram a operação Catrimani II. A nova fase de retirada de garimpeiros ocorre após a instalação da Casa de Governo em Roraima, que tem o objetivo de monitorar e enfrentar a crise Yanomami.

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

FONTE/CRÉDITOS: G1 Roraima
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): G1 Roraima

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rastilho de Pólvora
ENVIE SUA MENSAGEM, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR