
Operação Boina para formação de policiais
ITAITUBA(PA), 01/AGO/2023 - Em homenagem do Rastilho de Pólvora ao Glorioso Batalhão Transamazônica ou 15º Batalhão de Policia Militar de Itaituba pelo transcurso de seu trigésimo ano de fundação no municipio, com inestimáveis serviços de promoção de segurança pública oferecido em defesa da municipalidade de Itaituba e municípios adjacentes, rememora o inicio da formação de soldados (CFSD) da "3ª Turma" formada no seio do Batalhão Transamazônica.
Na presente data (01) decorrem 29 anos do inicio da incorporação e capacitação/formação de valores policiais da 3ª Turma decorrendo a formação da primeira na implantação da instituição militar em solo Itaitubense e subsequente a formação de outra turma mais numerosa, compostas de reservistas do Exército que foi dividida em duas turmas, para aproveitamento mais célere de futuros militares PMs egressos do Exército que ja teriam uma formação básica militar e com capacitações suplementares sobre segurança pública seus aproveitamentos seriam mais agil para reforçarem o efetivo militar em Itaituba, cidades vizinhas bem como em regiões garimpeiras. Fato importante para a celeridade de aumentar o efetivo policial daquela época é que os novos soldados em formação egressos do 53º BIS seus tempos de formação seria apenas de 90 dias enquanto o elenco que não sewria de reservistas delongaria mais tempo e em torno de 7 meses.
Reportamo-nos no momento especificamente sobre a formação da 3ª Turma, que dividiu-se para compor a segunda com reservistas do Exército Brasileiro e decorrido algum tempo formou-se nova turmna de policiais e que hoje parte de seus integrantes completam 29 anos de efetivo exercicio promovendo a segurança pública nas ruas, logradouros da cidade de Itaituba e cidades circunvizinhas, inclusive regiões garimpeiras que pertencem ao Comando Regional -X (CPR-X).

Na formação da 3ª Turma que teve uma duração em de aproximada de sete meses (agosto a fevereiro de 1.995) , comandava o Batalhão Transamazônica o Major Magno, e coordenava o Curso de formação de soldados o Tenente Mauro César.
Hoje, com as acomodações naturais da vida alguns militares formados na 3ª Turma já deixaram o plano terrestre, por causas naturais, também covid, e acidentes de trânsito, enquanto outros tiveram evidentemente assunção aos graus hierárquicos peculiares do serviço militar, registrando-se os que ainda estão na ativa, já em caminho de buscarem a reserva remunerada distribuem-se entre as patentes de Sargentos, Subtenentes e Tenentes.
Parabéns a todos Policiais da 3ª Turma de 1º de Agosto 1994 que estão completando hoje 29 anos de efetivo serviço na Polícia Militar do Pará. Parabéns e felicitações por prolongado trabalho em servir à municipalidade mesmo colocando sempre em risco suas vidas para preservar as nossas.
Não somente uma polícia urbana e sim preparada para contenção na selva se preciso
Feitosa, Barbosa, Maciel, Adnamar, *Viana, Ivens, Machado, Braz, Coelho, Ezequias, Ronald, Assis, André, Siqueira, Araujo, Odenilson, Sergio, Rogerio, Adalto, Rilton, Ivan, Verenildo, Fernando, Josué, Claudio, Cicero, Lucenilson, Elisvaldo, D.Silva, Jorge, Salatiel, Edilson, Braga, Josevaldo, Otacy, Edenê, José, Emival, Walber, Almeida, Nunes, Luciano, Figueira, Damião, Lucivaldo, Corrêa, Miranda, Genilson, Gelzon, Renubio, Sobrinho, Ferreira, Ivo, Cajado e Filho.
(*) Esses foram promovidos ao seio de Abraão
__________
Com colaboração fornecendo imagens do Subtenente FEtoisa
