JACAREACANGA(PA), 02SET'23 - É inegável que a expertise, que é a característica de quem conhece muito um assunto; tem competência ou sabedoria, não seja o forte do Prefeito Valdo do Posto, cuja, sua gestão no executivo transmite essa afirmação através de inúmeras barbeiragens, estranheza demonstrada ao cargo que ocupa e que foi-lhe confiado em uma eleição constitucional e incontestável, (apostaram no escuro) vez que por essa deficiência deixa-se influenciar por assessores e apoiadores que cada vez mais lhe empurram rumo ao abismo que o distancia da seriedade com a coisa pública, e o que aconteceu na tarde de ontem no Hospital Municipal, mostra de forma cristalina que o inicio do desabamento do imovel em sua parte frontal recentemente reformada suas estruturas deixam todos indignados, usuários assustados, próprios servidores do HMJ temerosos de perderem vidas sob escombros, se algo urgentíssimo não for adotado como inadiáveis providências para se prevenir uma catástrofe no local, que mostra uma obra nova, mal feita, e com prováveis utilização quem sabe de materiais inapropriados para uma obra que deveria ter sempre um acompanhamento de supervisão técnica. De tudo isso se depreende que evidentemente através de uma minuciosa investigação tecnica, de preferencia sob a tutela do Ministério Público do Estado tem que ser apurada responsabilidade e em um trabalho mais profundo, feito um levantamento minucioso em toda a parte estrutural básica do imóvel, ja que o desabamento ocorrido, conforme depõe imagens audiovisuais nas redes sociais, mostra que a parte estrutural básica encontra-se continuamente cedendo, para espanto de todos que assistiam a tenebrosa cena.
Há, de se ter o entendimento, quando se pensa na segurança dos servidores do HMJ e pessoas internadas enfermas, e usuários em geral para se prevenirem de acidentes que podem ter até vidas ceifadas se a parte estrutural basica não for reparada em toda sua extensão, ja que encontra-se cedendo, fazendo ruir a parte superior; como então podem encontrar-se as edificações superiores como cintas de ligas estruturais, e o telhamento?
Uma obra de engenharia para o serviço público precede-se de cuidados contidos no arcabouço do que normatiza a engenharia civil, evitando que uma obra seja edificada com improvisação ou gambiarra, utilizadas ao arrepio das normas ja ditas, e com materiais de duvidosa qualidade. No decorrer desta matéria somos forçados a questionamentos para que sejam respondidos ja que a edificação recebe sua construção com recursos do Tesouro municipal e erário público, perguntando-se se realmente não teria sido suficiente o montante de quase dezoito milhões de reais que o ex-prefeito Raimundo Santiago deixou em conta e como verba carimbada para a conclusão das obras de reforma do hospital municipal e ainda adicionado ao montante mais recursos da atual gestão.
Oferece-se o direito ao contraditório, ou de resposta desta matéria, conforme ensina o artigo 5º, em seu quinto inciso, afirmando que o direito de resposta é uma garantia constitucional que assegura defesa qualquer pessoa física ou jurídica que for ofendida por meio de matéria divulgada em um veículo de comunicação social ou comunicação em massa.
Mediante o exposto para que seja de forma lúcida, verdadeira desnudada, em defesa do povo, declarado o que realmente ocorreu ou poderá ocorrer por toda a extensão do imovel, com até quem sabe um resultado lamentavel, fatídico como um desastre que em um extremo de ascontecimentos possam culminar com mortes ou que privem a pessoa de sua mobilização normal.
Teria a redação do Blog a satisfação que fosse encaminhado respostas para publicação, que atestassem a isenção do prefeito sobre o desmoronamento que poderá até se alastrar por demais dependências do prédio e disso servidores da saúde até em redes sociais já demonstram temor.
PERGUNTAS:
1) Fase interna da obra: (Foi publicado no extrato do edital o que segue?)
- Memorial Descrritivo da obra
- Cronograma fisico-financeiro feito pela Administração
- Planilha de composição de custos unitários, elaborado pela administração
- Planilha de orçamento elaborado pela administração
- Projeto básico com especificações técnicas
- Edital do Instrrumento convocatório
2) Fase externa da 0bra
- Planilha de composição de custos unitarios do vencedor do certame licitatório
- Planilha de orçamento do licitante vencedor
- Cronograma fisico-financeiro do vencedor do certame
- Ata de sessão se abertura e julgamento das propostas
- Termo de homologação do licitante vencedor do certame
- Termo de adjudicação do licitante vencedor
- Quem ganhou o processo licitatório
- Quem seria o responsavel técnico da obra
- Pareceres jurídicos e de engenharia
- Fonte de recursos
- Comprovantes de pagamento de etapas concluidas
Causa incômodo sobremaneira a inócua e improvisada NOTA que não causa efeito algum, atribuida à Prefeitura, supostamente para se eximir de culpa e justificando o injustificável, dizendo que perpassaram anos e anos, gestões e gestões e o desabamento remetendo à justificativa da obra ter sua estrutura antiga... e perguntas vem à tona para serem respondidas:

Por a obra ser antiga, não seria imperioso e necessário precaver-se disso para averiguar se seria ou não necessário refazer-se tudo e condenar o trabalho antigo e mal feito?
A equipe de Engenharia civil, como medida basilar de um trabalho para revitalizar, ampliar, ou construir uma obra não teria primordialmente que verificar a segurana e construção da base da obra?
A equipe de fiscalização de contratos da Prefeitura, é constituida com improvisações funcionais ou nada entendem do riscado? ja que não fiscalizaram a evolução da obra com a orientração da equipe de engenharia da Prefeitura
A última: É fato, que muitos fornecedores de materiais e serviços cobram créditos junto à Prefeitura, e saltou de público nesta noite que um Mestre de Obras ou simplesmente um operário da construção civil ou seja pedreiro, que não é nutrido da proteção de habilitação ou chancela do CREAA, cobra créditos alegando que a PMJ lhe deve R$ 150.000,00. Será que pelo desaforo da cobrança e no afã do Poder Executivo se defender, concluindo que a melhor defesa é o ataque, não iria alegar para não pagar o pobre operário que ocorrera sabotagem?
Faz-se lembrar´até com certo gracejo que em Jacareacanga é cultural na vida cotidiana do povo e no anedotário corriqueiro, vendedor de chopinho alem de alguns bregueços ser referido como empresário; vendedor de medicamentos em garimpos e até na própria cidade querer ser um pouco mais que médico; ajudante de escrivão intitular-se Policial; Arrancador de dentes querer ser melhor que cirurgião dentista; Agente de trânsito não ter CNH, mas achar-se o cara; Pedreiro achar-se mestre de obras; e mestre de obras querer saber mais que um engenheiro civil.
NESTE INSTANTE, POR DONDE NAVEGAM SEMPRE EM MARES CALMOS AONDE ESTARÃO OU DIRÃO, OS REPRESENTANTES LEGAIS DO POBRE POVO, QUE MESMO SENDO ELEITOS COMO VEREADORES, POUCO OU NADA FAZEM COMO TAL?
SERÁ QUE AGORA ELES IRÃO AGIR?
Depois conto outra!
