Aguarde, carregando...

Terça-feira, 16 de Junho 2026
PREFEITO NICODEMOS AGUIAR DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ITAITUBA  DEVIDO  AS CHUVAS INTENSAS E ALAGAMENTOS
Cidades

PREFEITO NICODEMOS AGUIAR DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ITAITUBA DEVIDO AS CHUVAS INTENSAS E ALAGAMENTOS

O decreto municipal reconhece os danos causados por alagamentos e vendavais

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
PORTAL OESTADONET - 10/02/2025

O prefeito de Itaituba, no sudoeste do Pará, Nicodemos Alves de Aguiar, decretou situação de emergência no município devido aas fortes chuvas que atingiram a região nos primeiros dias de janeiro. O decreto municipal reconhece os danos causados por alagamentos e vendavais, e mobiliza a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) para atuar nas ações de resposta e reabilitação do município.

A decisão se baseia na intensificação das chuvas na região, que se estenderão até junho, e nos prejuízos já registrados tanto para a população quanto para a economia local, incluindo comércios atingidos pelos alagamentos. Relatórios emitidos pela COMDEC apontam que os eventos climáticos nos dias 1º, 2, 4 e 5 de janeiro resultaram em danos materiais significativos, afetando centenas de famílias e comprometendo a infraestrutura urbana.

Dentre as medidas emergenciais estabelecidas pelo decreto, está a autorização para mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob coordenação da COMDEC, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

O decreto também permite que agentes da Defesa Civil entrem nas residências para prestar socorro ou ordenar evacuação em situações de risco iminente. Em casos de perigo público, fica autorizada a utilização de propriedades particulares para as ações emergenciais, garantindo indenização ao proprietário em caso de danos.

Publicidade

Com validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado por até 180 dias, o decreto visa agilizar medidas de assistência à população e minimizar os impactos dos desastres climáticos na região. A prefeitura de Itaituba reforça o pedido para que moradores em áreas de risco sigam as orientações da Defesa Civil e informa que está em contato com o governo estadual e federal para viabilizar recursos adicionais para a reconstrução da infraestrutura afetada.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): PORTAL OESTADONET

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Rastilho de Pólvora
ENVIE SUA MENSAGEM, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR