ITAITUBA(PA), 14JUN'2025 ás 04hs42' - Quem imaginou que Valmir Climaco, após dois mandatos consecutivos como prefeito de Itaituba, se afastaria da política da região, enganou-se redondamente. De um gestor público admirável e competente, que, com seu trabalho, proporcionou ao município um ganho considerável em obras estruturantes, aproximando a cidade e sua área de abrangência do progresso, Climaco se destacou como o prefeito mais produtivo entre seus antecessores.
Sua gestão transformou diversos logradouros públicos com estruturas permanentes para usufruto da municipalidade, incluindo:
- Modernas estruturas escolares
- Obras de proteção à saúde e bem-estar social
- Instalações desportivas e culturais
- Sistema viário humanizado, sinalizado
Ele também criou condições para uma mobilização humanizada no trânsito, com a edificação de um terminal rodoviário, revitalização dos terminais aeroportuário e fluvial, e a construção de um Centro Administrativo com arquitetura rica e funcionalidade, concentrando todos os setores do executivo municipal em um só lugar. Isso encurtou distâncias e melhorou a acessibilidade para os munícipes que buscavam atendimento.
Foi na gestão Climaco que diversos empreendimentos habitacionais encontraram, em Itaituba, a possibilidade de serem construídos com modernos investimentos de arquitetura e engenharia. Atualmente, essas unidades já estão todas negociadas, financiadas e ocupadas, diminuindo o déficit habitacional na sede do município. Valmir também não se esqueceu da demanda reprimida por casas populares, buscando investimentos no Programa Federal Minha Casa Minha Vida.
A Conciliação entre a Política e os Negócios (Made in Climaco)
Mesmo praticamente imerso na gestão executiva da Prefeitura, Valmir Climaco, como empresário e político, soube nutrir suas empresas com pessoal de confiança e gestão moderna. Ele teve o equilíbrio de conciliar seu trabalho político — com muitas viagens em busca de investimentos no estado e na federação em defesa de seu município — com o progresso de seus negócios.
De volta ao convívio diário de sua família e com mais tempo para cuidar de seus ramos empresariais, Valmir não abandonou a política. É comum vê-lo em diálogo franco com figuras políticas locais durante o café da manhã e no fim da tarde, estendendo-se pela noite. Agora, ele tem recebido visitas e acenos não só de políticos de Itaituba, mas de municípios vizinhos, como Santarém, e até da cúpula estadual do MDB, ligada ao Governador, para concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições para a Assembleia Legislativa ou até a Câmara Federal, em Brasília.
Valmir Climaco desconversa sobre o assunto, não confirma nem desmente. No entanto, por sua trajetória vitoriosa no campo profissional, um forte grupo de apoio já se forma ao seu redor em Santarém, visando firmar seu nome para Deputado Estadual ou Federal. Há, inclusive, conjecturas nesses grupos sobre um possível apoio para concorrer à prefeitura em 2028. O homem disfarça, mas não consegue esconder o interesse que Itaituba, a "Pérola do Tapajós", e outros municípios demonstram em sua candidatura, o que se confirma pelas inúmeras visitas que recebe.
O Confronto de Lideranças em Itaituba: Valmir Climaco x Wescley Tomaz (na verdade uma luta desigual)
Será que Wescley Tomaz e Valmir Climaco se encontrarão em uma disputa caso Valmir se interesse em concorrer a Deputado Estadual? Nosso atual Deputado Estadual seria páreo para confrontar o poderio de capital político de Valmir Climaco?
Não é fácil julgar a atuação de quem exerce um mandato sem contrariar amigos, familiares e simpatizantes. No entanto, sinto-me à vontade para ser honesto na impressão que tenho a respeito de nossos políticos de maior expressão em nosso município e região: Valmir Climaco e Wescley Tomaz.
Enquanto Valmir se consolidou como um político de sucesso, com sinais de apoio vindos de Santarém para qualquer cargo nas próximas eleições, nosso atual Deputado Tomaz "deu o pulo do gato" ao se aliar a quem esbofeteava até dias atrás — o Governador do Estado Helder Barbalho — e abandonando a barca política de nosso respeitoso, mas insosso, Zequinha Marinho. Fica o alerta ao nobre Deputado Tomaz: nos "pulos de gato", muitos caem do telhado.
Extraído de redes sociais
O Embate Pretérito em Itaituba (A derrota de Wescley)
Wescley Tomaz vivia acordado, sonhando com a Prefeitura de Itaituba. Festejou quando a base de Valmir Climaco anunciou Nicodemos Aguiar, vice-prefeito de Valmir, como indicado pelo MDB e ungido pelo Governador do Estado. Enganou-se redondamente, pois o poderio, capital político, desprendimento e luta diária de Valmir, somados à vontade férrea de Nicodemos em ser o Prefeito, impulsionou o povo a transformar o sonho do Deputado Wescley em pesadelo.
Deu no que deu: hoje, o Prefeito eleito Nicodemos desenvolve suas responsabilidades com o DNA "Valmirista", vivendo mais próximo do povo, ouvindo as vozes das ruas e, consequentemente, sendo bem avaliado. Enquanto isso, com a desmobilização da garimpagem e o massacre sobre os garimpeiros, unido à quebra da economia local, nosso Deputado Wescley, que fortalecia sua verborragia em proteção da classe garimpeira e pela regulamentação da atividade, perdeu seu discurso e seus argumentos, que se norteavam somente pela produção mineral e nunca procuraram fomentar, pelo menos de forma embrionária, uma alternativa econômica para a região.
Não é difícil comparar as atividades de um representante da Assembleia Legislativa do Estado em contato com o povo e na atração de investimentos para os municípios. Isso me leva à comparação entre Hilton Aguiar e o Deputado Wescley. Enquanto Hilton Aguiar misturava-se com o povo, até em aniversários e sepultamentos, e com isso fazia visitações políticas em quase todos os municípios do estado, carreando recursos para Itaituba e vátios outros municipios, nosso deputado atual é mais seletivo: distancia-se do povo, faz visitações protocolares em aniversários e "esquece" de sepultamentos, talvez concluindo que sua carreira política está sendo sepultada gradativamente na preferência do povo.
Nesse ínterim, Valmir Climaco de Aguiar segue tornando mais sólido o "Valmirismo" e, independentemente de onde possa se projetar, sorri para uma vida de sucesso empresarial e política.
Comentários: