GLEBA SÃO BENEDITO/JACAREACANGA(PA), 10.07.2023 – Completamente abandonados, assim se sentem os moradores que fixam propriedades e residências por toda extensão da Gleba São Benedito, que é parte integrante em sua integralidade da superfície territorial do município de Jacareacanga e deveriam ser assistidos pelas políticas de desenvolvimento do Governo municipal, e pelo que se vislumbra o desenvolvimento estagnou nas promessas, que nunca foram cumpridas pelo Prefeito que é tido pelos moradores daquela região produtora como mentiroso, e em consequência esbravejam os moradores, que pouca ou coisa alguma foi feita para beneficiar o longínquo aglomerado humano que encontra-se em confluência com o município de Paranaita/MT.
A redação do Blog RP tentou contato com o Presidente da organização associativa ao cooperativismo da Gleba, AGRODITO popularmente conhecido por TUKA no entanto não obtivemos êxito e depois de várias tentativas, uma pessoa que preferiu não se identificar demonstrando indignação pelo abandono sofrido, fez declarações acintosas contra a Gestão do Executivo Municipal, que reforça o estado de abandono que vive aquele povo, e que fala que desenvolvimento aplicado da Gestão do contestado VALDO DO POSTO e VALMAR é tão somente para tributar os produtores no que tange intervenção da Secretaria de meio ambiente no local, a qual cobra tributos e não reinveste na região. Qualquer intervenção é 2, 3 mil que o povo obriga-se a pagar.
Vejam algumas das pérolas à titulo de indignação que com robustas razões uma pessoa da comunidade afirma, justificando que não era membro-diretor da Gleba, no entanto antes de tudo ele seria um munícipe abandonado do município de Jacareacanga e que nada faziam pela Gleba, e ao saber que o prefeito anunciou uma visita na Gleba, vociferou:
Falem pra ele (Valdo) que não precisa gastar dinheiro pra vim aqui, e que com o recurso das despesas de seu deslocamento, compre pelo menos pneus para a “patrola”, pois quando chega alguém de Jacareacanga é com um papelzinho da SEMMA. Porra já temos IBAMA em nosso pé, a IDEFLOR também enche o saco, e inda esses policinhas querendo morder o povo aqui em volta...O prefeito ajudar mesmo não consegue, mas atrapalhar isso é certo que faz colocando essa mulher da SEMMA para sair notificando a gente isso é feito... pra fuderem a gente eles são bons, nunca fizeram porra nenhuma aqui e quando vem aqui é somente para colher, para colher e nada fica aqui... o que nós temos aqui não é que Jacareacanga deu pra nós, nós arrancamos na marra! Ah o território é de vocês? Então assumam essa bosta aí cara! ... ninguém aqui vai mais implorar pra esse povo! A conversa que eles tem aqui é somente pra falar de SEMMA e essa SEMMA não resolve bosta nenhuma
O TUKA me contou uma vez (prossegue o marador do local em sua curta narrativa) que quando o VALDO veio aqui para se desviar de cobranças de necessidades que sempre tivemos, mostrava em fotos que iria construir 24 escolas não sei mais o que, e o TUKA disse que não quis polemizar mas que deu vontade dele dizer, como você vai fazer 24 escolas já que você não consegue nem por merenda nas escolas que tem...
O QUE É AGRODITO
Agrodito - Associação dos Proprietários e Produtores da Gleba São Benedito
A Agrodito - Associação dos Proprietários e Produtores da Gleba São Benedito está há alguns anos no mercado. Ésta Associação que defende o interesse dos moradores da Gleba de São Benedito, situada no município de Jacareacanga em confluência com Paranaít/MT. Sua data de fundação foi em 18/12/2018 sendo uma das mais antigas do ramo de Atividades associativas não especificadas anteriormente.
(*)SE JACAREACANGA É DE VOCES, ENTÃO ASSUMAM ESSA BOSTA!
A frase demonstra não um menosprezo ao povo de Jacareacanga, e sim a indignação pelo abandono que sofre o povo daquele aglomerado humano tão distante e que faz parte do municipio de Jacareacanga. De outro ângulo denota a frase que é simplesmente um protesto que leva em seu bojo o entendimento que se os politicos de Jacareacanga tratassem o municipio e sua população como deveria ser tratado cuidando como deveria ser, não seria tratado por força de expressão recomendndo assumir essa B... Apoio o protesto revestido de desespero pelo abandono que sofre o povo da Gleba São Benedito.
