
Imagens da presente matéria meramente ilustrativas, extraída da web
ITAITUBA (PA) 12Mar'2025 às 17h28' - Uma junção interessante entre o estado representado pelo Secretário de Administração Pentenciária do Patá (SEAP) MARCOS SIROTHEAU, o Secretário de Governo Estadual para o Sudoeste do Estado HILTON AGUIAR e o Prefeito Municipal NICODEMOS AGUIAR, conduzida por informações do confrade Nonton Sussuarana, e através da ASCOM/PMI convencionaram a discussão sobre a construção de um complexo penitenciário em Itaituba. Como contrapartida o Prefeito responsabilizou-se pela concessão de uma área do patrimonio municipal para a edificação da obra muito importante para a região.
Nos entendimentos o Prefeito e o Secretário de Governo do Estado, NICODEMOS e HILTON uniram seus discursos, pela necessidade urgente da implantação de um sistema adequado às necessidades da região, modernizado para receber os detentos com uma demanda reprimida crescente; tambem se oferecemdo estrutura e adequação digna à Policia Penal e funcionalismo, visando abrigar os apenados originários de toda a região em um espaço digno e com estruturas para atividades educativas, sociais, espirituais e de formação profissional para o trabalho de ressocialização conforme dispõe a Constituição Federal assegurando que a ressoalização é um objetivo fundamental da pena, que visa reintegrar o preso à sociedade após evidentemente o cumprimento da pena.
Superado esse quesito, fazemos enquanto comunicador lembrar que na época da construção do Presidio em Itaituba, inegável seria imaginar na expansão urbana da cidade, e nossa realidade hoje é constatar o quão é incômodo sua localização, devido encontrar-se em uma via estreita que desemboca a duzentos metros na Transmazônica no perimetro central da cidade, e devido o estreitamento da rua, há um inevitavel congestionamento de carros considerando a presença contínua de viaturas da Polícia Penal, alem de outros veiculos que atendem ao fornecimento de refeições aos detentos, que atravessam seus veiculos na rua atravancando o fluxo de transportes no local, recordando que a rua do Presidio é uma via de mobilização contínua dos munícipes, dos populosos bairros da Liberdade e FLoresta para atingirem a Rodovia Transamazônica e de lá seguirem direcionados para o centro comercial, redes bancárias, hospitais e clinicas da cidade.
Não se encerra ainda nesse contexto os problemas que causam incômodos à população, já que a via trasnversal a rua do Presidio que direciona-se para a Lagoa do Pai Velho, não consegue ter assegurada uma boa pavimentação asfáltica devido a umidade do subsolo alem de um mau cheiro, da veiculação de águas servidas e dejetos que escoam daquele estabelcimento prisional.
Entre tantos incômodos para a população, fechamos nossa matéria registrando mais um preocupação, a hora dos apenados despertarem de seus repousos noturnos, às seis horas, em que são despertados por disparos de artefatos explosivos que treme muitas casas ao redor do presídio, culminando com as tonitruantes vozes de comando ao amanhecer e com a reação submissa de quase 500 homens que deve ser na medida dos decibéis do comando retornada. Ninguem aguenta! Morar proximo ao Presidio é uma tortura! De ponto positivo somente as crianças que moram nas cercanias de nossa atual Casa Penal que aprendem com facilidade cantar o hino nacional com desenvoltura, devido toda manhã a tarde e no recolhimento dos presos às celas, 500 homens cantarem nosso hino pátrio. (Outra tortura!)
Que nossas autoridades, vejam uma área fora até do perímetro suburbano do municipio para construir o novo presidio, lembrando que quando foi construido o Presidio de Santarém na Comunidade de Cucurunã foi fora da sede do municipio, em uma Comunidade proximo de São Braz no caminho para Alter do Chão, distante, e hoje encontrando-se na área de influência e expansão suburbana da cidade.
Hoje há conexão na Zona Rural de eletricidade e comunicação com a internet e esse trabalho em retirar da área urbana de Itaituba encontra-se facilitado.
Quer uma dica de Local?
-Nossa capenga fábrica de cimento CAIMA agonizando economicamente a muito tempo poderia negociar uma área urbanizada antes da entrada da fábrica com estruturas de casas para atender a demanda da parte administrativa e no local ser construido a edificação predial do novo Presidio.
Parabéns ao Gestor Municipal NICODEMOS e o Secretário de Estado para o Sudoeste do Pará HILTON AGUIAR, pela lucidez e vontade de tratarem o assunto, que não deve sofrer intercorrências.
Comentários: