JACAREACANGA(PA), 19Dez'2023 - Nosso imenso Brasil com dimensão continental conta com uma superfície de 8.514.876 Km² e uma população de 219.524 912, nossa organização administrativa conta com 5.568 municipios, e em nosso país como somos regidos pela garantia do Estado Democrático de Direito, contamos nos Poderes Legislativos municipais, com 57.839 representantes eleitos pelo povo para defenderem os direitos e interesses coletivo do povo. Na verdade há em todos os recantos deste imenso Brasil reclames dos mais variados sobre a atuação de Suas Excelencias os vereadores, que via de regra são criticados quando os direitos do povo, seus direitos não são contemplados pelos Poderes Executivo municipal, Estadual e Federal.
Com absoluta convicção muito pela situação econômica que envolve nosso País, os cortes através do Governo Federal no orçamento ou outras situações privativas da Gestão administrativa do país, atravancam todo o planejamento que se idealiza para as respectivas politicas de desenvolvimento de uma cidade, além do mais a má gestão do Poder Executivo torna reféns de criticas os Vereadores que foram constituidos representantes do povo, para contribuirem no planejamento das ações das politicas de desenvolvimento e prioritariamente para fiscalizarem as ações e aplicações de recursos de transferencias constitucionais ou arrecadações diversas municipais.
Além dos jogos pouco republicanos de vereadores entre as siglas partidarias com o intúito do vereador ser escada para erguer e reerguer seu ente politico do estado ou federação, existe crônico no país e de domínio publico o cala-boca que ao invés de contribuir com a municipalidade, contribue mais com o faz de conta expondo a fragiilidade de um sistema que se rende ou se vende.
O vídeo acima exposto não retrata o que penso sobre os politicos de nossa região, e sim tão somente uma forma de dizer que nosso brado aqui de casa é um brado retumbante que ressoa em todo nosso Brasil, fazendo eco até prás brenhas do sul do Pais.
Voltando um pouco para o municipio de Jacareacanga, que tem vários problemas que aviltam os moradores, com péssima e escassa distribuição de água, problema de transporte e escassez de merenda escolar na educação, indice alarmante de pessoas sem produzir renda para o sustento de suas familias, devido a prefeitura nunca ter apresentado sequer um ensaio de um planejamento sobre alternativa econômica com a desarticulação da garimpagem na região.
Neste momento em que começa-se a montar a presente matéria, apelos do bairro união suplicam por providências de abastecerem com carro-pipa o bairro que encontra-se sem água em mais de uma semana
Ouça o Pé de Bode entre duas senhoras sem papas nas línguas e água em casa:
Como um vereador de Jacareacanga irá desenvolver suas atividades parlamentares percorrendo o vasto municipio se a Câmara Municipal não tem recursos para custear essas despesas? -Para um vereador atingir em média distância um aglomerado humano em Terras Indigenas o custeio com combustivel, transporte e alimentação excede 5, 6 mil reais e como fará para conseguir esse apoio. Facil imaginar a solução em Jacareacanga:
SE ENTREGAR DE CORPO E ALMA AO PREFEITO MUNICIPAL, E TODOS SABEM DISSO, E NESSA ENTREGA QUE NÃO É GRATUITA, ESVAI-SE SUA RESPONSABILIDADE DE UM REPRESENTANTE DO POVO LEGALMENTE CONSTITUIDO EM FISCALIZAR, O PREFEITO MUNICIPAL, EM CONTRAPARTIDA O GESTOR FICA IMUNE ÀS INVESTIDAS DE FISCALIZAÇÃO RECEBENDO EM CONSEQUENCIA SALVO CONDUTO PARA AGIR À VONTADE.
Vejam o porquê do Presidente do Poder Legislativo ter acusado o Prefeito de pagar Notas Fiscais frias, e mesmo assim não determinar a devida apuração, faltando assim com sua honradez e responsabilidade constitucional.
É por tudo isso que atravancam os trabalhos dos vereadores como verdadeiros e genuinos representantes do povo, uma doença incurável que ocorre na maioria absoluta dos municipios brasileiros, concorrendo para os Vereadores que pretendem a reeeleição serem sempre subavaliados e em consequencia engrossarem se numero de novos pretendentes elegerem-se vereadores para tentarem fazer alguma coisa.
Jacareacanga não fugindo a regra já se proclamam como candidatos muitos cidadãos que juram que jamais contribuiriam para reeleger os vereadores atuais, e nesse numero elevado de pretendentes, os nomes abaixo seguiram para o RP colocá-los em enquete, salientando que estão excluidos da enquete o nome dos vereadores em mandato.
CLENILSON
EDILEUZA
EMBAIXADOR
ELIAS FREIRE
ERIVALDO
EVERTON (Tom) SALES
FABIO SANTOS
GRAÇA BRAGA
GEANE DO HOSPITAL
GRANDE DO HOSPITAL
IRMÃO VILMAR
IVÂNIA
JACINTO JAIRO KURAP
JERSON MOURÃO
JOÃOZINHO
NALDINHO DA PESCA
PACO-PACO MANOEL JUNIOR NILTON SANTOS
WAGUINHO
WANDELMO
OBS. Todos em jacareacanga ja conhecem um pouco da trajetoria de três pessoas que ja ocuparam cargos de Vereadores no municipio, tratando-se de Ivânia Tosin, Silvinho do Paco-Paco e Edileuza Viana, que se constituiram em pedras de tropeço e incomodaram em vastas fiscalizações as ações do prefeito Raimundo Santiago durante todo o curso de seu mandato, e pelo que se sabe o TRIO TERNURA vem aí para concorrer a cadeiras na Câmara Municipal, e como os três devem ter capital politico para terem êxito na corrida, se seus trabalhos já reslizados forem levados em conta, o próximo prefeito deve ficar alerta e cuidar dos números e suas consequentes aplicações em defesa do povo, se repetir erros e "acertos" do gestor atual, terá brevissima passagem pelo Paço Municipal.
"Verba volant; scripta manent"
“A DIFERENÇA ENTRE A PALAVRA CERTA E A PALAVRA QUASE CERTA, É A DIFERENÇA ENTRE O RELAMPAGO E O VAGALUME"
Comentários: