Portal de Notícias Rastilho de Pólvora

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
STF retomará julgamento que pode tirar 3 deputados do PA da Câmara.

Política
598 Acessos

STF retomará julgamento que pode tirar 3 deputados do PA da Câmara.

Sairiam os deputados Henderson Pinto (MDB), Delegado Caveira (PL) e Raimundo Santos (PSD). Entrariam os deputados Cássio Andrade (PSB), Lena Pinto (PSDB) e Paulo Bengtson (PTB).

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Por João Salame

Publicado em 28/08/2023 por em JustiçaParáPolítica

STF retomará julgamento que pode tirar 3 deputados do PA da Câmara. Por João Salame
Caveira, Henderson e Raimundo Santos podem perder o mandato por decisão do STF. Foto montagem: JC

No STF (Supremo Tribunal Federal), continua a expectativa para o julgamento da ação que questiona a aplicação das chamadas “sobras” na definição dos deputados eleitos em todo o país.

A votação já está em 2 a 1 a favor de permitir a ampliação da participação dos partidos na divisão das vagas. Caso seja aprovada, a ação redefine a banca de deputados federais do Pará.

Sairiam os deputados Henderson Pinto (MDB), Delegado Caveira (PL) e Raimundo Santos (PSD). Entrariam os deputados Cássio Andrade (PSB), Lena Pinto (PSDB) e Paulo Bengtson (PTB).

A decisão deve sair até o dia 1º de setembro, caso não ocorra nenhum pedido de vistas.

Outra decisão que interessa diretamente aos políticos paraenses diz respeito ao tamanho das bancadas de deputados de cada estado.

O STF já formou maioria para determinar que a Câmara dos Deputados execute a redistribuição das atuais cadeiras no Brasil, de acordo com o Censo de 2022. É que segundo a Constituição Federal, o número de parlamentares deve ser de acordo com o tamanho da população.

Como de 1988 para cá vários estados diminuíram de população e outros tiveram aumento, a distribuição passou a contrariar o que determina a lei. A ação foi protocolada pelo Governo do Pará em 2017.

O Supremo determinou que a Câmara terá até o dia 30 de junho de 2025 para efetuar a redistribuição das vagas.

Caso o parlamento não cumpra a decisão até essa data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será encarregado de determinar o número de deputados federais por estado até o dia 1º de outubro de 2025, para que a nova regra seja aplicada já nas eleições de 2026.

No caso do Pará, a expectativa é de um aumento de 4 deputados federais na sua atual bancada, que é de 17 parlamentares. O mesmo deve ocorrer na Assembleia Legislativa do Pará, com o aumento de mais 4 vagas de deputados estaduais.

Republicanos

Um forte partido. Assim deve ficar o Republicanos no Pará se for adiante a ideia da entrada na legenda do grupo do ex-deputado e pastor Josué Bengtson.

Duas poderosas máquinas estarão por trás do partido. A Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular. As negociações estão acontecendo. O Republicanos sempre foi visto como ligado a Universal. Mas a ideia agora é ampliar seu espectro político, dentro do segmento conservador. A conferir.

FONTE/CRÉDITOS: Jeso Carneiro
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Jeso Carneiro
Comentários:

/Dê sua opinião

MEU VOTO PARA REELEIÇÃO DE VEREADOR EM JACAREACANGA

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Portal de Notícias no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

ENVIE SUA MENSAGEM, estaremos respondendo assim que possível ; )